Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Tipos de pratos para restaurante: materiais, modelos e características de cada opção 

| ,

Tipos de pratos para restaurante: materiais, modelos e características de cada opção 

Pratos para restaurantes

Um item que faz toda a diferença na mesa posta e na apresentação da culinária de um restaurante são os pratos. Por isso, dar atenção especial na hora de escolher a louça é essencial para que o estabelecimento mantenha a elegância e etiqueta. 

Seja de cerâmica ou porcelana, tons claros ou coloridos, os pratos devem ornar com a identidade visual que o restaurante também apresenta. Por exemplo, se for um clássico de comida italiana, melhor apostar em pratos de porcelana de tons neutros. Já se for de comida brasileira, os pratos coloridos podem combinar com a culinária! 

A seguir, iremos te mostrar alguns modelos de pratos que você precisa ter em seu restaurante e explicar sobre os melhores materiais para apostar!

Veja também: Como montar uma mesa de restaurante: 6 itens que não podem faltar

Qual o melhor modelo de pratos para restaurante?

Prato fundo, raso, de pão, sobremesa… Existem variados tipos de pratos e cada um possui uma função diferente na hora de servir a comida – e também montar a mesa. Confira alguns modelos de pratos para o seu restaurante!

Prato fundo

O prato fundo é utilizado para servir sopas, caldos ou opções que acompanham algum molho, como macarrão. Sua borda funda preserva a temperatura do alimento por mais tempo e facilita na hora de servir estas refeições que apresentam líquidos, sem precisar se preocupar em derramar o alimento.

Por mais que servir esses tipos de alimentos listados acima seja o mais comum, o prato fundo também pode ser usado para servir salada e até mesmo algumas sobremesas.

Prato raso

O prato raso é o mais tradicional e usado para as refeições principais, pois apresenta um tamanho ideal. Pode ser usado para servir desde o clássico feijão e arroz, até as receitas mais elaboradas. Alguns pratos rasos têm a borda mais alta que outros, fazendo com que o alimento não escorregue na hora do corte da carne, por exemplo.

Veja também:  Como montar um bar para festas e eventos: passo a passo e checklist
Pratos para Restaurante

Prato de pão

Como o próprio nome sugere, o prato de pão é utilizado para colocar os pães e torradas quando o menu é composto por sopas e outras receitas que contenham molho. Esse modelo costuma ser um pouco menor que o utilizado para sobremesa e um pouco maior que o pires de chá.

Prato para sobremesa

O prato para sobremesa é um modelo um pouco menor que o raso. Ele não precisa ser usado apenas para a sobremesa, também pode ser útil durante um café da manhã ou em um chá da tarde, servindo sanduíches e bolos. Pode também ser utilizado para servir uma salada de entrada, antes da refeição principal.

Principais materiais de prato para restaurante

Agora que você já conhece sobre os diferentes e melhores modelos de pratos para restaurante, selecionamos mais quatro dicas dos principais materiais de pratos para você apostar na hora que for comprar seus utensílios. 

Vidro

A transparência do vidro traz uma ousadia à mesa posta do restaurante, principalmente se sua borda apresentar algum detalhe diferente. Pratos de vidros apresentam benefícios na hora da limpeza, sendo possível enxergar se foi muito bem lavado, por exemplo. Porém existe uma desvantagem: podem exibir arranhões e quebrar com mais facilidade.

Cerâmica

O prato de cerâmica tem um ótimo custo benefício e oferece praticidade, por isso é considerada a melhor opção para restaurantes. A cerâmica quebra menos e é mais resistente ao atrito dos talheres, porém é importante ressaltar que esse modelo é um pouco mais pesado que a opção de porcelana.

Veja também: Diferença entre porcelana e cerâmica: saiba a melhor opção para o seu hotel

Vantagens de itens de cerâmica

Porcelana

O prato de porcelana é o melhor e mais utilizado pelos restaurantes. Ele apresenta mais resistência à altas temperaturas da lavadora de louças e sua higienização é fácil, já que o material é totalmente impermeável. A porcelana deixa qualquer mesa posta super elegante!

Veja também:  Como a Di Pratos pode lhe ajudar com utensílios para o segmento Food Service
Vantagens de itens de porcelana

Melamina

A melamina – bem semelhante a cerâmica e porcelana – é uma excelente opção para pratos de restaurante por ser super resistente e leve, facilitando o manuseio. Como a melamina é um composto químico, ela não deve ser submetida a temperaturas muito altas.

Idealmente, o prato de melamina pode ser utilizado para servir a uma temperatura entre 80°C e -22°C. É uma boa pedida em travessas, tigelas e bowls – como complemento à mesa posta.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre a Melamina Food Grade

Vantagens de itens de melamina

Conclusão

Agora que você já conhece os modelos de pratos e opções de materiais, escolha o que melhor combina com o seu restaurante! Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir como montar uma mesa de restaurante e nosso artigo sobre a diferença entre porcelana e cerâmica.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes