Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Qual o retorno do investimento na máquina de lavar louça industrial? 

Qual o retorno do investimento na máquina de lavar louça industrial? 

Máquina de lavar louça industrial

Com a pandemia, o olhar para higiene dos ambientes, alimentos e utensílios foi reforçado dentro das casas – também em bares e restaurantes. A limpeza passou a ser a protagonista em qualquer negócio, afinal, não adianta servir uma boa comida se os pratos não estiverem muito bem lavados e higienizados. 

Assim, para uma execução de alta performance, a opção que muitos donos de estabelecimentos gastronômicos encontraram foi investir em uma máquina de lavar louças industrial que, além de certificar que pratos, copos e talheres sejam muito bem higienizados, diminui o custo e tempo dedicados à essa função – o que, para muitos, é uma vantagem, uma vez que há uma redução significativa nos gastos com insumos e mão de obra. 

Porém, o retorno do investimento na máquina de lavar louça industrial é o principal questionamento da maioria dos clientes antes de realizar a compra. Será que existe uma fórmula para essa conta? “Quando a gente fala de tempo, em quanto tempo a máquina vai ser paga, por exemplo, a resposta depende de uma série de fatores, e isso muda de um estabelecimento para outro”, diz Veruza, da Netter, empresa que fabrica esse tipo de máquina. 

Entre os fatores que podem interferir na conta estão: dias e horários de funcionamento, quantidade de refeições, o número de pessoas que frequentam, entre outros fatores. “São todas essas variáveis que vão ditar em quanto tempo será possível obter o retorno financeiro da máquina”, complementa Veruza.

Veja também:  Estudo de Caso: Steakhouse 67
Economia de água com máquina de lavar louça industrial

Economias que uma máquina de lavar louça industrial proporciona

O retorno do valor investido no utensílio pode não ser do dia pra noite, mas rapidamente é possível observar certos cortes de gastos, como a quantidade de esponja de lavar louça, detergente, pano de prato, mão de obra e, principalmente, tempo. 

Na máquina de lavar louça industrial, os utensílios já saem lavados, higienizados e em processo de secagem, e tudo isso em um ciclo de limpeza de 150 segundos. Isto é, em 2 minutos e meio você terá uma higienização completa (e eficiente) de um grande número de louças – manualmente esse tempo seria o dobro, no mínimo.

Além disso, ela garante a mesma quantidade de detergente e secante em todos os ciclos. Já na lavagem manual, a dosagem não pode ser controlada e somente no final do mês é possível se ter uma noção dos gastos contabilizados com produtos de limpeza. 

Usando um exemplo real de um estabelecimento que optou por investir em uma máquina de lavar louça industrial, temos, a seguir, esse comparativo: 

Lavagem Manual Lavagem Máquina
Custo mensal (incluindo material, água e funcionário)R$ 6.148,00R$ 249,27 

“Testes de lavagem realizados a média de consumo na lavagem manual é de 1 litro de água por prato, nosso modelo mais vendido lava e higieniza 18 pratos com apenas 2 litros de água”, mostra Veruza.

Benefícios que uma máquina de lavar louça industrial proporciona

A redução deste custo traz qualidade não só para os utensílios utilizados, mas também para o alimento nele servido. Essa é uma mudança visível internamente, dentro da cozinha e, também, fora dela, pelos clientes, afinal, sentir que o estabelecimento se preocupa com a higiene do local é positivo para todos! 

Veja também:  Despolpador de tomate: o que é e como pode otimizar os processos de uma cozinha industrial

Na lavadora, os itens passam por uma desinfecção segura que elimina até 99% dos microorganismos – fato que nem sempre uma lavagem manual proporciona.

Conclusão

Assim, é dessa maneira que o retorno do investimento na máquina de lavar louças industriais começa a aparecer: nas significativas reduções de gastos mensais, na diminuição do tempo para executar essa atividade e, principalmente, no feedback dos clientes.

Como já falamos acima, cada estabelecimento é único, e a rapidez ou não do retorno do investimento na máquina depende de diversos fatores, mas uma coisa é certa: não dá para negar a quantidade de vantagens e benefícios que uma máquina de lavar louças pode trazer para seu negócio!

Veja também: 6 benefícios e vantagens para restaurantes e bares de uma máquina de lavar louça industrial.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes