Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Diferença entre porcelana e cerâmica: saiba a melhor opção para o seu hotel

| , ,

Diferença entre porcelana e cerâmica: saiba a melhor opção para o seu hotel

Diferença entre porcelana e cerâmica

Você conhece a diferença entre porcelana e cerâmica? E melamina? Vamos explicar tudo sobre esses materiais e te ajudar a decidir em qual deles investir em seu hotel

Hotéis precisam investir em cada detalhe para agradar e fidelizar seus hóspedes. Trabalhando com o conceito de requinte e sofisticação, as louças fazem parte desse investimento e aqui surge a dúvida: porcelana, cerâmica ou melamina?

Primeiro, vamos esclarecer que louça é o termo usado para se referir a todos os itens produzidos por materiais como a porcelana e cerâmica – todos feitos a partir da argila ou barro e queimados em fornos de alta temperatura.

Escolher qual será o melhor serviço para utilizar em seu hotel não é tarefa fácil, mas estamos aqui para te ajudar nessa missão.

Porcelanas e cerâmicas, geralmente, se destacam no ramo hoteleiro justamente por demonstrar atenção e capricho ao servir, mas algumas variáveis entram nessa conta: preço, resistência e design. A melamina também é uma boa pedida para travessas e bowls, por exemplo. 

Atualmente, o mercado de louças é extenso, mas são essas duas matérias-primas que confundem a cabeça. Aqui, você vai encontrar tudo sobre:

Porcelana 

A porcelana surgiu na China entre os séculos 6 e 7 por um “erro de fabricação”. Vamos explicar: a peça de cerâmica acabou ficando mais tempo que o normal no forno e, então, resultou em um material duro e translúcido.

Por não apresentar porosidade, tem um aspecto refinado e delicado. Essa característica faz com que a porcelana não absorva água e nem resíduos de alimentos. Ela também tem aparência transparente e vítrea.

Veja também:  Processador de Alimentos PA7 Skymsen: sobre o produto, comparação e avaliação

O processo de fabricação da porcelana resulta em produtos mais finos e delicados, mas ainda assim bem resistente (principalmente por conter alto percentual de quartzo em sua composição).

Ela recebe duas queimas, uma em 980ºC e outra em 1350ºC. Depois disso, ela pode receber algum tipo de pintura – e então vai para uma terceira queima.

Vantagens de itens de porcelana

Cerâmica

Esse é o material mais antigo produzido pelo homem e provém da mistura da argila com água – que passa por um cozimento com a temperatura entre 900ºC e 1000ºC. Assim, apresenta também baixa resistência e alta absorção.

A cerâmica passa por apenas uma queima e, depois de finalizada, pode ser pintada com esmaltes ou óxidos. Naturalmente, ela se apresenta na cor creme e tem aspecto também vitrificado.

O seu uso é bastante popular justamente pela capacidade dela se misturar com a água e, então, poder ser moldada em diversos formatos.

Vantagens de itens de cerâmica

Quais as diferenças entre porcelana e cerâmica?

Geralmente, a cerâmica é mais pesada e apresenta maior porosidade que a porcelana – que apesar de mais resistente, é também mais delicada. Vamos aos tópicos:

Porcelana

  • Alta resistência
  • Vitrificada
  • Baixa absorção (inferior a 0,5%)
  • Branca
  • 2 queimas a 980° C  e a 1350 °C

Cerâmica

  • Baixa resistência
  • Vitrificada
  • Alta absorção (entre 6 e 15%)
  • Cor creme
  • 1 queima a 1150° C

Outra opção: melamina

A melamina é um composto químico que, esteticamente, se assemelha bastante a cerâmica e porcelana.

Com ela, é possível fabricar de tudo, de automóveis à bowls para servir salada. Na cozinha, ela se torna uma excelente opção por ser super resistente e leve, facilitando o manuseio.

Por ser químico, a sua produção é feita em larga escala, diminuindo o custo e aumentando a durabilidade.

Como a melamina é  um composto químico, ela não deve ser submetida a temperaturas muito altas.

Idealmente, a melamina pode ser utilizada para servir a uma temperatura entre 80°C e -22°C. Então, o material é uma boa pedida em travessas, tigelas e bowls – como complemento à mesa posta.

Vantagens de itens de melamina

Conclusão: porcelana, cerâmica ou melamina, qual escolher?

Depois de perceber quais são as diferenças entre os dois materiais, percebemos que a porcelana é uma variedade da cerâmica, branca e translúcida.

Veja também:  Ideias de programa de fidelidade para pequenas pousadas

Geralmente, hotéis tem preferência por louças brancas, principalmente pela facilidade na reposição de peças – então aqui a porcelana sai na frente.

Na maioria das vezes, a porcelana tem maior custo, mas se trata de um produto superior em relação à qualidade, acabamento e padrão – sendo o melhor investimento para os artigos da mesa, como os pratos.

Já a melamina é uma ótima opção para os complementos, como travessas, tigelas e bowls.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir também nosso guia sobre como montar uma mesa de restaurante e nosso artigo com 21 tipos de copos existente e em quais você deve investir.

Você também pode visualizar todos os itens de melamina ou de porcelana e cerâmica que a Di Pratos Multinox oferece.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes