Como montar uma mesa de restaurante
Como montar uma mesa de restaurante: 6 itens que não podem faltar

Como montar uma mesa de restaurante: 6 itens que não podem faltar

| ,

Como montar uma mesa de restaurante: 6 itens que não podem faltar

Como montar uma mesa de restaurante

Um guia para você aprender como montar uma mesa de restaurante com todos os itens fundamentais e sem esquecer nenhum detalhe

Você já deu o primeiro passo e abriu seu próprio restaurante? Empreender não é tarefa fácil, mas as oportunidades no ramo da alimentação são inúmeras – e propícias a serem bem sucedidas.

Se você já tirou o plano do papel, agora é hora de pensar nos detalhes finais como, por exemplo, como montar uma mesa de restaurante.

A mesa de um restaurante tem de ser montada de forma pensada e caprichosa. É nela que o seu cliente precisa se sentir bem e com todos os itens que irá utilizar durante a refeição em mãos.

Neste artigo, vamos explicar como montar uma mesa de restaurante e ainda listar 6 itens que não podem faltar.

Aqui, você vai encontrar:

  1. A importância de uma mesa de restaurante
  2. Toalha ou jogo americano
  3. Pratos
  4. Talheres
  5. Taças e copos
  6. Guardanapo de tecido ou papel
  7. Decoração da mesa

Veja também: quanto custa montar uma mesa de restaurante?

A importância de uma mesa de restaurante

Seja para um almoço rápido em uma lanchonete fast food ou para um jantar especial, o seu cliente precisa sentir aconchego na mesa do seu restaurante. É ela quem vai transmitir a essência do seu negócio e fazer com que o público lembre-se dos detalhes depois – ou não.

A organização da mesa é ponto fundamental nesse preparo. Ela precisa estar bem-posta e com os itens necessários para a refeição que a pessoa irá fazer. Esquecer uma faca ou um guardanapo em uma mesa para quatro lugares é uma distração que não pode acontecer.

E se engana quem acha que o capricho fica apenas na decoração do restaurante. Uma mesa bem montada faz parte da experiência do cliente e merece tanta atenção quanto.

Deixe todos os utensílios bem organizados e alinhados. A disposição deles deve mostrar praticidade e capricho ao servir – e isso independe do quão formal é ou não o seu restaurante.

Por fim, mantenha sempre todos os itens atualizados. Se você utiliza velas na decoração da mesa, por exemplo, observe o quão gasta elas estão.

Quando os talheres estiverem  riscados já deve ser a hora de trocá-los. A manutenção também é fundamental na hora de montar uma mesa.

Itens que não podem faltar na hora de montar uma mesa de restaurante

Toalha ou jogo americano

Aqui pode surgir a dúvida: qual dos dois usar? A resposta não é uma ou outra. Tudo depende do ambiente que você quer criar no seu restaurante.

Mesa de Restaurante com Jogo Americano

A toalha de mesa, geralmente, é mais apropriada para refeições noturnas. Quando somada à velas e flores, o local se torna muito mais elegante e sofisticado. Mas, lembre-se, isso não quer dizer que você não pode usar toalha de mesa durante o dia – ela também é uma opção para esse serviço.

Vale atentar-se apenas se a toalha de mesa combina com os talheres, louças e outros itens de decoração.

Veja também:  Como escolher o modelo perfeito de liquidificador para o seu negócio?

Já o jogo americano é mais versátil e dispensa o uso da toalha. Sua praticidade pode facilitar a troca de mesa e dinamizar o serviço, já que não será preciso ser trocado a cada novo cliente (como acontece com a toalha de mesa). Outra vantagem do jogo americano é a economia, já que a cada toalha trocada, será necessário uma lavagem e isso tem um gasto.

Muitos restaurantes optam por um jogo americano de papel. A peça é descartável, econômica, prática e higiênica. Sousplats também cumprem muito bem a função, além de dar um charme especial à mesa.

Independente do material ou modelo escolhido, cobrir a mesa e ter uma base de apoio para a louça e talheres é fundamental.

Pratos

Obviamente o prato é indispensável em uma mesa de restaurante, mas a escolha da louça merece atenção especial. Geralmente, pratos brancos e lisos são os mais comuns – mas nada impede de investir em um formato oval ou quadrado, por exemplo.

Peças com pequenas texturas e relevos também podem ser uma pedida interessante para afirmar o charme do seu local.

O segredo é encontrar o equilíbrio na montagem da mesa como um todo. Se você escolher um prato colorido e com formato diferente, o restante da decoração da mesa deverá ser neutra para que tudo converse.

No quesito disposição, os pratos devem estar centralizados para o cliente – independente se estejam em cima de um jogo americano, sousplat ou toalha. O indicado é deixar um espaço de 15cm entre o prato e a borda da mesa.

Pratos para Restaurante

Veja aqui todos os pratos para restaurante que a Di Pratos Multinox oferece.

Talheres

Geralmente, o material escolhido nos restaurantes para os talheres é o aço inox, que possui boa durabilidade e maior facilidade para limpeza.

Mas, outros modelos como com cabo de bambu, madeira ou até mesmo acrílico também são utilizados. Defina a proposta do seu restaurante antes de investir no talher.

Na montagem, o garfo fica à esquerda e a faca à direita do prato. Essa disposição é praxe na hora de montar uma mesa de restaurante.

O seu negócio é formal? Então, outros detalhes precisam ser levados em consideração. Geralmente os talheres de sobremesa ficam acima do prato.

Colher e faca ficam com os cabos virados para a direita, enquanto o garfo fica voltado para a esquerda.

De acordo com a etiqueta, essas formalidades variam conforme a refeição que será oferecida. Como por exemplo: haverá pão como entrada? Será servido mais de um prato?

Vale considerar tudo isso na hora da montagem e aprofundar o estudo.

Mesa de Restaurante com Talheres

Veja aqui todos as opões de facas e garfos de mesa para restaurante que a Di Pratos Multinox oferece.

Taças e copos

Não existe uma regra fixa, mas geralmente cada bebida se utiliza de um tipo de copo – afinal o formato e tamanho podem interferir diretamente no sabor. Para não errar, confira nosso artigo 21 tipos de copos que seu restaurante deve ter: da água ao vinho.

É claro que alguns modelos são indispensáveis. Geralmente os copos mais utilizados são o long drink, copo para cerveja, shot, taça para água e o modelo on the rocks.

Para dispor os copos na mesa, a ordem sempre é a mesma: à direita e na diagonal fica a taça de água e depois dela as taças de vinho.

Para um serviço menos formal, invista em um copo mais alto para a água e outro, no lugar das taças, para um suco ou refrigerante.

Veja também:  Lojas na Rua Paula Sousa: guia da rua temática de cozinha industrial em São Paulo

Guardanapo de tecido ou papel

Aqui, a decisão deve se basear no melhor custo benefício para você.

O guardanapo de pano é charmoso, porém é mais caro pois necessita lavagem constante – e o desgaste costuma acontecer rápido por conta de manchas de gordura, por exemplo.

Os guardanapos de papel acabam sendo mais práticos e econômicos. É claro que é legal investir em modelos que sejam de boa qualidade para que eles possam absorver realmente a umidade.

No momento de como montar uma mesa de restaurante, ele pode estar dentro (e aqui vale investir em um porta guardanapo ou em uma dobradura) ou fora do prato (coloque do lado esquerdo, logo após o garfo).

Decoração da mesa

O último item da nossa lista de guia de como montar uma mesa de restaurante é a decoração que você investirá nela.

Arranjos com velas ou flores são os mais comuns na hora de decorar o ambiente, mas as possibilidades são infinitas.

Atenção ao tamanho do arranjo, ele deve ser proporcional ao tamanho da mesa em geral e não deve atrapalhar a conversa das pessoas que estão presentes.

A decoração deve dar charme à mesa, mas sem se tornar a atenção central do local.

É importante lembrar que outros itens que não citamos aqui também podem estar na mesa, como o sal, pimenta e o azeite. Em uma pizzaria, por exemplo, eles são quase que indispensáveis. Então, vale analisar o tipo do seu restaurante, o serviço que você irá oferecer e, claro, a necessidade do cliente.

Por fim, vale repetir que o exercício aqui é de observação e equilíbrio. As possibilidades, tanto de materiais quanto de formatos, dos itens indispensáveis em uma mesa são grandes e basta encontrar uma boa conversa entre todos eles – criando aconchego e praticidade ao cliente.

Decoração de mesa de restaurante

Gostou do nosso guia sobre como montar uma mesa de restaurante?

E se você ainda não tirou a ideia do papel, não deixe de conferir nossos artigos 11 ideias de empreendimento no ramo de alimentação, como montar um restaurante e como montar um bar.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais