Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

As vantagens de utilizar produtos profissionais na cozinha doméstica

| ,

As vantagens de utilizar produtos profissionais na cozinha doméstica

Liquidificador profissional

Para profissionais do setor alimentício, qualidade e bom custo-benefício são grandes trunfos na hora de escolher os utensílios para a cozinha de um restaurante. No entanto, essas duas características também são bem-vindas para pessoas que estão montando o cômodo em casa. Então, por que não aproveitar linhas profissionais em cozinhas domésticas? São inúmeras vantagens – investir nelas pode facilitar e prolongar a experiência, tornando-a mais agradável e prática.

Por que optar por itens de cozinha profissional em casa? 

Qualidade e eficiência são dois fatores fundamentais em equipamentos usados em cozinhas. Isso porque ambos os aspectos impactam diretamente no aumento da vida útil dos equipamentos, na redução dos custos de energia elétrica e nos gastos com manutenção. Além disso, ao escolher equipamentos de última geração, a limpeza fica mais fácil, uma vez que a qualidade do acabamento e os projetos são feitos pensando em eficiência. A infraestrutura do espaço ainda afeta o tempo de preparo, cozimento, sabor e textura dos alimentos. Ou seja, a qualidade geral do produto favorece a prática e o resultado final. 

Ao escolher os utensílios, considere também as necessidades de quem mora na casa. A perspectiva de quem cozinha todas as refeições é completamente diferente das necessidades de uma pessoa que passa o dia fora da residência. 

O barato sai caro?

Umas das atitudes mais comuns ao pesquisar valores de um mesmo produto no mercado é acabar optando pela opção que a princípio se mostra mais barata. Porém, muitas vezes, essas apresentam um tempo de uso totalmente inferior de um utensílio profissional, precisando ser substituído mais rapidamente e gerando novos gastos. Sendo assim, é preciso considerar que, depois de um tempo, as máquinas começam a falhar, têm um desempenho ruim e precisam ser reparadas. Esses imprevistos atrapalham o ritmo de rotina e são financeiramente onerosos.

Comida pré-pronta para finalizar em casa

Como profissionalizar uma cozinha sem gastar muito?

Se você está mobiliando uma nova casa ou reformando o ambiente, saiba que uma cozinha bem montada te traz segurança de uma maior otimização de tempo e diminuição de gastos com preparo e eletricidade. O que significa que investir em equipamentos que podem te ajudar a preparar seus pratos pode fazer uma grande diferença tanto no bolso como na qualidade de vida.

Veja também:  Entenda como adotar ao Pix em seu bar ou restaurante

Comece por um bom planejamento

O primeiro passo é desenvolver um plano detalhado com base em suas necessidades diárias, por exemplo o que costuma ser preparado por você, em quantas porções e em qual frequência. 

Uma pessoa que mora sozinha tem necessidades diferentes de uma família. Você pode também ter a necessidade de cozinhar porções maiores para usar de marmita, ou então usar o fogão apenas aos fins de semana. Tudo deve ser considerado antes de dar os primeiros passos para tirar sua cozinha dos sonhos do papel!

O fato é que existem alguns equipamentos mais úteis que vão ser a base da sua rotina – fogão, forno e geladeira – então escolher o modelo certo para sua casa é fundamental para melhorar a qualidade, otimizar o tempo e economizar custos.

Uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, não precisa de um fogão com tantas bocas, já que dificilmente utilizará mais do que as 4 (ou 5) bocas convencionais, mas para uma família de 5 pessoas, o “chef” da casa ficará bem satisfeito se puder preparar mais panelas ao mesmo tempo, ou então ter um fogo mais alto para cozinhar grandes porções. Planejar é essencial.

Formule e siga uma lista de prioridades

Quando nos deparamos com possibilidades de equipamentos e eletrodomésticos, tendemos a listar uma gama de itens, principalmente em casos de mudanças ou da primeira casa, mas calma! É preciso saber priorizar o que é necessário e efetuar a compra dentro de suas possibilidades financeiras. Para começar a montar um lar, o mais recomendado é não misturar equipamentos do dia a dia, utensílios que não se use tanto, com equipamentos profissionais, principalmente os considerados básicos. 

Comece listando os itens essenciais, por exemplo um fogão, um forno e uma geladeira. Com eles você já terá o básico para montar a sua cozinha, e a partir disso pode começar a pensar nos utensílios do dia a dia que serão utilizados, como facas, panelas e demais itens.

Cozinha boa valoriza o imóvel

Para os fãs da culinária, nada pode valorizar mais um imóvel do que uma boa cozinha, bem equipada e, principalmente, bem planejada. 

Entre os principais pontos para ter atenção nos projetos de cozinha está a disposição do espaço. Por ser um espaço de serviço, onde se usam facas e diversos utensílios, deve-se considerar pelo menos 80 centímetros de espaço de circulação entre a mesa e a bancada, por exemplo. É preciso ter cuidado para conseguir encaixar todos os equipamentos sem que o ambiente fique “amontoado”, dificultando a agilidade e a praticidade para a preparação de alimentos.

Veja também:  Carro térmico ou buffet industrial: sobre o produto, comparação e avaliação
Tipos de material para panelas

Quais cuidados são necessários no uso de equipamentos industriais na cozinha doméstica? 

Cada vez mais os equipamentos se modernizam com as novas tecnologias, tornando-se mais práticos e eficientes, mas como todos produtos industriais, a maior eficiência pode exigir mais manutenção e maiores cuidados no uso também.

Além da manutenção, é fundamental ter muita atenção aos manuais e a forma de funcionamento desses equipamentos. Produzidos para atender escalas industriais, eles podem (e devem) ter potência muito maior que utensílios domésticos, exigindo atenção redobrada para evitar acidentes mais graves. Atente-se às normas de uso!

Conclusão

Por fim, vale a pena ter uma cozinha profissional dentro de casa? A resposta é sim! Claro que equipamentos profissionais são mais precisos e tendem a ter maior eficiência, mas eles certamente exigirão investimentos mais elevados, precisam de espaços maiores e, como ressaltado, mais atenção no uso. Por isso, planejar é ainda mais essencial! 

Tendo em mente essas ressalvas e conseguindo planejar bem sua cozinha, não tenha dúvidas que o uso de equipamentos profissionais facilitará muito as suas atividades gastronômicas, otimizando processos, reduzindo custos e dando também um gostinho de ser um chef dentro da sua própria casa!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes