Diferenças de amassadeira e batedeira
Amassadeira e batedeira: saiba as diferenças e a melhor opção para sua cozinha profissional

Amassadeira e batedeira: saiba as diferenças e a melhor opção para sua cozinha profissional

| ,

Amassadeira e batedeira: saiba as diferenças e a melhor opção para sua cozinha profissional

Diferenças de amassadeira e batedeira

Amassadeira ou batedeira? Neste artigo vamos te mostrar as características e os tipos de cada um dos utensílios.

As diferenças, por exemplo, já começam na capacidade de produção.

Para o ambiente familiar, o equipamento mais utilizado na produção de doces, pães e mais receitas é a clássica batedeira. E, mesmo sendo uma ótima opção para esse cenário e podendo se transformar através de acessórios para diversos processos, a ferramenta não é indicada para as cozinhas industriais, porque apresenta um rendimento mais baixo. Aqui, já temos a primeira dica para o seu negócio!

Da mesma forma em que a batedeira domiciliar não é a mais eficiente para a fabricação em larga escala, não há a possibilidade de pensar em um trabalho manual. Sendo assim, as melhores opções para uma empresa do setor alimentício são as amassadeiras de alta performance ou as batedeiras industriais – vamos ver mais sobre ambas.   

Ao apresentarmos as duas alternativas como caminhos, outras perguntas surgem: Quando usar uma ou outra? Existem modelos diferentes? Qual vale mais o investimento? Reunimos um breve perfil sobre cada um dos utensílios para cessar todas as dúvidas! 

  1. Quais as diferenças entre uma amassadeira e uma batedeira?
  2. Aspectos técnicos e funcionalidades
  3. Modelos de amassadeiras e características
  4. Quais funções não podem faltar para o bom rendimento de sua cozinha?
  5. Fatores para levar em conta no momento de escolha

Existem muitas amassadeiras e batedeiras à venda, mas com níveis de qualidade distintos. Para saber diferenciar os padrões, selecionamos tudo o que precisa saber para investir em diferenciais em sua padaria ou confeitaria.

Quais as diferenças entre uma amassadeira e uma batedeira? 

A textura do alimento é um dos principais indicadores para saber por qual ferramenta optar!

Batedeiras

Seguindo o raciocínio da textura ideal, a batedeira será um ótimo utensílio para processos em que o objetivo seja aerar a massa e criar bolhas de ar.

Isso devido ao seu acessório mais tradicional , o globo, que tem a função de homogeneizar os ingredientes. 

De modo mais completo, a peça é utilizada para massas leves ou de média consistência, como: cremes, chantilly, claras em neve ou coberturas de bolo.  

Conforme adiantamos na introdução, há batedeiras domésticas, as quais não respondem a grande e contínua produção profissional. Por isso, o essencial é adotar um modelo mais robusto e que dê conta de demandas industriais, ou seja, a batedeira comercial.

Batedeira profissional

Amassadeiras

As amassadeiras – ou masseiras – lidam com massas sólidas e são mais aptas para executar diversos processos em seguida um do outro. 

Veja também:  Tudo o que você precisa saber sobre a Melamina Food Grade

Esse utensílio trabalha com uma força maior no alcance do ponto certo e, em geral, apresenta duas velocidades: inicial para homogeneizar ingredientes e outra alta para atingir a textura correta. 

Existem mais modelos de amassadeira (veremos a seguir), mas o comum nas padarias é o espiral. Nele, os acessórios de fricção ao encostarem no tacho misturam a água e a farinha com melhor desempenho.

Amassadeira ou masseira espiral

Essa característica é importante para dar rendimento e qualidade às massas com alto teor de umidade ou fermentação natural. O caso de alguns pães, por exemplo.    

Outra oposição entre ambas é que a amassadeira trabalha com massas que apresentam um teor de líquido entre 50% e 90%. Enquanto, as batedeiras são feitas para margens de 80% e 100% de líquidos (cremes de pâtisserie).

Aspectos técnicos e funcionalidades 

Em relação aos aspectos técnicos, a amassadeira, por apresentar maior contato entre o eixo e o tacho, consegue fazer com que a farinha absorva a água e crie uma rede em formato de ‘chiclete’, algo decisivo para a fabricação de pães. Essas questões, mais minuciosas de cada processo, são importantes saber para não utilizar máquinas incorretas nas receitas, o que pode prejudicar o resultado final e o rendimento da cozinha.    

Por exemplo, usar uma batedeira para alcançar o ponto descrito acima só irá gastar mais matéria-prima e desperdiçar o investimento da empresa, pois o rendimento e capacidade do instrumento são mais baixos que o necessário para alcançar a textura certa. 

Então, para escolher o melhor para a sua equipe e clientes, pense e observe todos os passos da produção daquele alimento. 

Modelos de amassadeiras e características

Independente do tipo de amassadeira, todos os modelos contam com um sistema de mistura responsável por mesclar os ingredientes somados na bacia. Para dar andamento, basta configurar o tempo e o percentual de hidratação para a massa. Mas, claro, existem opções para suprir diferentes necessidades, veja quais abaixo. 

Amassadeira espiral

Com a espiral é possível fabricar qualquer tipo de massa. Ela trabalha de maneira cuidadosa e não sobrecarrega ou aquece os ingredientes, isso porque o tacho e o gancho giram com uniformidade e garantem uma mistura mais suave. 

O modelo possui duas velocidades: enquanto a baixa prepara uma combinação homogênea, a alta é responsável por desencadear o glúten da massa. 

Suas qualidades são ideias para estabelecimentos que produzem grandes quantidades de massa.

Amassadeira espiral

Amassadeira rápida

Indicada para pequenos e médios negócios que, normalmente, precisam de um equipamento para preparar massas em grande quantidade e com agilidade. Por exemplo: padarias e pizzarias.   

Diferente da anterior, na amassadeira rápida, o tacho é fixo. Ou seja, apenas o batedor se movimenta e mistura a massa. Como o próprio nome já diz, seu diferencial é a rapidez e facilidade de uso. 

Um fator não tão positivo dessa amassadeira é que, devido a sua alta velocidade, alguns produtores alegam que ao invés de formar a rede de glúten, há uma quebra nas proteínas do trigo. Além disso, existe ainda a necessidade de manipular o processo com água gelada e ter o acompanhamento de perto de um profissional para que a massa não aqueça.

Veja também:  21 tipos de copos que seu restaurante deve ter: da água ao vinho
Amassadeira rápida

Amassadeira basculante ou semi rápida

A amassadeira basculante ou  semi rápida possui uma alta capacidade de desenvolvimento e um excelente custo-benefício. A peça é perfeita para pequenos empreendedores que buscam otimizar suas produções – lanchonetes, confeitarias e profissionais que atuam em casa. 

Ela funciona através de pás que realizam um preparo semelhante ao manual, mas de forma mais ligeira e uniforme. Seu perfil se dá super bem para sovar diversas massas (pão, pizza, panquecas, pastel e macarrão são algumas).

Amassadeira basculante ou semi-rápida

Quais funções não podem faltar para o bom rendimento de sua cozinha? 

Há funções que são essenciais para simplificar o trabalho da equipe e garantir um melhor desenvolvimento e lucro para a empresa. Visando a boa imagem de seu negócio, listamos as principais: 

  • Sistema de segurança;
  • Temporizador eletrônico para qualquer velocidade;
  • Medição de altura;
  • Cuba giratória;
  • Ser bivolt;
  • Mudança automática de velocidade;
  • Descarga de ingredientes por elevação da tina;
  • Transferência de massa da tina para a polva;
  • Plano de compensação por uso rotineiro;

Também é essencial que o equipamento tenha um sistema de segurança que permita adicionar mais ingredientes com a amassadeira ligada. 

Fatores para levar em conta no momento de escolha

Como vimos, a melhor amassadeira dependerá do esclarecimento que você, como empreendedor, tem do objetivo que o utensílio exercerá em sua cozinha.

Para isso, leve em consideração o tamanho da empresa, a quantidade de produção diária e as possibilidades de investimento e crescimento. 

E, prezando pelo melhor resultado e imagem perante ao cliente, opte pelas melhores opções de qualidade dentro do seu orçamento!

A Di Pratos oferece diversos modelos de amassadeiras (ou masseiras) e batedeiras profissionais.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais