Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas
Equipamentos para cozinha doméstica
12 itens que profissionais da cozinha usam para você ter na sua cozinha doméstica

12 itens que profissionais da cozinha usam para você ter na sua cozinha doméstica

| ,

12 itens que profissionais da cozinha usam para você ter na sua cozinha doméstica

Equipamentos para cozinha doméstica

Muito se fala sobre itens profissionais e seus benefícios para cozinhas de restaurantes e outros estabelecimentos, porém inúmeros desses utensílios podem agregar também na dinâmica de uma casa, proporcionando maior agilidade e praticidade para pessoas e famílias com diferentes rotinas. 

Não importa se o cômodo será utilizado por famílias numerosas, casais que estão começando uma vida a dois ou ainda por aqueles que estão se mudando para a primeira casa solo – o fato é que há uma série de truques que podem ajudar contra o acúmulo de demandas, comuns no dia a dia. E, tratando-se de uma cozinha, o principal pode ser apostar em produtos que, além de garantirem um bom custo-benefício, conseguem diminuir o tempo gasto em certas funções. 

Pensando no básico necessário para preparar bons pratos para a semana ou servir bem convidados especiais, este artigo reúne uma lista de utensílios que quando adquiridos em versão profissional representam uma ótima escolha também para cozinhas caseiras.

Importância de bons utensílios e eletrodomésticos na cozinha de casa 

Primeira regra: para ser prática, a cozinha não precisa ser espaçosa, mas é fundamental estar bem equipada. Por isso, optar por boas ferramentas de preparo ajuda na rotina diária e torna todo o processo com os alimentos mais rápido, fácil e adequado. 

Aliás, mesmo aqueles que acreditam já possuir todos os utensílios básicos, sempre acabam fazendo novas receitas e descobrindo que ainda precisam de itens para equipar o espaço. Isso acontecerá mesmo depois de muitos anos porque leva algum tempo para montar a “cozinha perfeita”. E, mesmo para os que não são fãs da arte de cozinhar, é sempre importante ter o essencial, isso permitirá uma série de preparos. Inclusive quando falamos sobre o crucial, nos referimos à talheres, assadeiras, congeladores, liquidificadores e muito mais. 

Quais itens básicos são mais indicados na versão profissional ou industrial?

Obviamente a lista de utensílios de uma cozinha poderá variar de pessoa para pessoa – alguns costumam cozinhar ou receber amigos e familiares, enquanto outros focam em receitas mais simples. Não importa, abaixo, apresentamos uma lista de utensílios básicos, onde cada um pode personalizar as próprias prioridades. 

A escolha de modelos para esses itens também é algo que levanta muitas dúvidas. Em geral, considere o número de pessoas que irão utilizar o aparelho, os recursos e funções que melhor se adequam ao dia a dia e análise capacidade e potência corretas.

Panelas e frigideiras de inox

Não existe cozinha sem panelas, certo? Além dos modelos mais comuns, outros feitos de inox também são essenciais no dia a dia. Escolher o material e o tipo de panela é uma dúvida muito comum para quem monta sua primeira lista de utensílios de cozinha. As panelas de alumínio são as mais baratas. No entanto, o alumínio libera metais pesados ​​nos alimentos, por isso é preciso ter mais cuidado ao limpá-los. Como resultado, essas não são mais tão procuradas e usadas como antes. As panelas de aço inoxidável são muito mais recomendadas, duráveis e estão se tornando cada vez mais populares para uso doméstico. Além disso, esse modelo distribui o calor de forma mais uniforme e não libera metais pesados. 

Veja também:  Talheres de aço inox, prata ou bambu: conheça a melhor opção para uso profissional em restaurantes

As frigideiras antiaderentes são as mais procuradas no mercado por quem busca facilidade, pois exige pouca fritura, aquece rápido, é leve, fácil de limpar e manusear. Além desse item, pensando em um jogo de panelas, é importante apostar também em panelas com cabo e caldeirões.

Fogões, geladeiras e freezers

Fogões, geladeiras e freezers são mais do que essenciais em uma casa. Sem estes eletrodomésticos fica impossível até mesmo armazenar alimentos. A princípio, pode parecer um luxo investir em modelos profissionais, porém estes apresentam ótimos benefícios. 

No caso dos refrigeradores, além do diferencial na durabilidade, existem opções disponíveis no mercado com maior diversidade de temperaturas a serem reguladas. O custo, por vezes elevado, é justificável pelo uso a longo prazo.

Liquidificadores, processadores de alimentos, batedeiras, espremedores de fruta e microondas

Além do trio que compõem o top da lista de utensílios básicos, liquidificadores, processadores de alimentos, batedeiras, espremedores de fruta e até mesmo microondas, quando profissionais, valem o preço. 

Isso significa que, além da qualidade e duração, as atividades na cozinha serão simplificadas, mais ágeis e ainda sem desperdício de alimentos ou perda de suas propriedades. Essas escolhas tornam a cozinha doméstica mais funcional, assim como panelas elétricas de arroz, torradeiras, cafeteiras e os tradicionais fornos elétricos. 

Mixer

Um mixer também é um utensílio extremamente útil na hora de preparar sucos, sopas, molhos, cremes, purês, entre outros. Uma boa marca pode muitas vezes substituir o fouet, a batedeira, liquidificador e até mesmo espremedores de legumes. Na hora de limpar, basta lavar a parte da hélice em água corrente.

Centrífuga

A centrífuga é outro equipamento capaz de melhorar as receitas em casa e ainda importante para não deixar as folhas de saladas murcharem na geladeira. O investimento é válido pela vantagem de agregar a qualidade dos alimentos.

Descascador de legumes

Já o descascador de legumes é um dos itens mais utilizados, sendo bem mais práticos para descascar legumes em comparação com a faca – além de desperdiçarem menos. Um modelo profissional é capaz de agilizar todo o processo por um valor de mercado muito semelhante. 

Cilindro para massas

Outro item que vem se popularizando nas redes sociais, inclusive sendo considerado um dos protagonistas da cozinha caseira durante a pandemia da Covid-19 e o período de isolamento social, é o cilindro de inox para a preparação de massas em casa. Ele possibilita uma nova experiência para toda a família, proporciona uma nova relação com a comida e apresenta um valor baixo de investimento quando comparado a outros itens de uso profissional.

Chapas

Chapas menores para lanches também são super bem-vindas em cozinhas domésticas. No mercado é possível achar bons preços de um produto que é um ótimo otimizador de tempo durante a correria do dia a dia.

Medidores

Medidores de cozinha são muito úteis e são frequentemente usados ​​no lugar de balanças de cozimento para medir ingredientes – fáceis de encontrar em qualquer supermercado.

Facas de corte 

Em relação às facas, existem algumas que são indispensáveis, como a faca do chef, faca de desossar, faca de cutelo, faca de corte e entalhe (usada para fatiar aves) e faca de aparar (cortar legumes, picar alho ou descascar frutas). São os itens mais importantes da cozinha. 

As facas do chef são as maiores e mais versáteis, e podem ser usadas para cortar tudo – desde legumes à carnes. Facas serrilhadas são ótimas para cortar pão, tomates e bolos. A faca de filé também é uma grande aliada na hora de cortar carnes bem finas sem precisar recorrer a outros itens industriais. As facas para legumes são as menores e são usadas para cortar pequenos pedaços de frutas e vegetais. Use sempre uma chaira para mantê-las afiadas.

Veja também:  Chapa a gás ou elétrica: características, diferenças e a melhor escolha para seu negócio

Talheres

Os talheres são indispensáveis ​​na sua lista de utensílios de cozinha, afinal, você não vive sem eles. Um detalhe importante tem a ver com o tamanho. Os conjuntos começam em 24 peças e depois aumentam para tamanhos maiores, como 130 peças. Quem quer economizar nos talheres, pode investir em conjuntos menores ou até mesmo comprar os itens individualmente. O mais válido é comprar uma variedade de utensílios, não apenas garfos e facas. 

Sendo sempre fundamental escolher louças com bom material, boa marca, alta durabilidade, facas afiadas e uso confortável. Use, por exemplo, colheres de aço inoxidável para arroz e assados, ​​e vinil para panelas antiaderentes, pois esse material não as estraga. Um garfo de assar é uma ferramenta também recomendada para manusear pedaços de carne em assadeiras e fornos.

Louças e tigelas de inox

Em termos de material, as louças de cerâmica e porcelana são as mais utilizadas. A cerâmica é muito durável e um pouco mais pesada que a porcelana – seu acabamento diferencia o produto, além de ser um material mais permeável que o porcelanato. Outra opção é o prato de vidro, que é mais econômico e uma boa opção para o dia a dia. A quantidade deve ser compatível com o número de moradores da casa e algumas opções alternativas de acesso. 

Outro item indispensável na cozinha é a tigela, que é usada para misturar ingredientes e até guardar pratos prontos na geladeira. Existem diferentes tamanhos, mas prefira o inox, que dura mais e não libera nenhuma substância nos alimentos.

Conclusão

Em resumo, quem optar por compor a casa com itens utilizados em cozinhas profissionais estará priorizando um ótimo custo-benefício a longo prazo. Afinal, o material pode ter um valor mais alto, mas este é compensado por sua maior durabilidade e menor necessidade de troca. E, além disso, estará consumindo alimentos melhor preparados e se beneficiando de uma otimização de tempo super necessária na rotina.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais