10 ideias de negócios no ramo de alimentação
11 ideias de negócios no ramo de alimentação

11 ideias de negócios no ramo de alimentação

11 ideias de negócios no ramo de alimentação

10 ideias de negócios no ramo de alimentação

Pensando em empreender no setor da alimentação? Então, vamos te mostrar números promissores para o mercado e te dar ideias de diferentes negócios dentro do ramo.

Empreender nunca foi tão necessário. Entre um dos setores onde novos negócios mais crescem, está o da alimentação. Isso porque o mercado é promissor. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro gasta cerca de 25% da sua renda com alimentação fora de casa. Seja por praticidade, pouco tempo ou até mesmo por prazer, “sair para jantar” é um dos programas preferidos de muitas famílias, amigos e casais.  

Os números continuam sendo promissores. A Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL) estimou em 2017 que o setor representa cerca de 2,7% do PIB brasileiro. Enquanto isso, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) destacou um crescimento do setor com média de 14,2% ao ano. 

A pandemia do coronavírus chegou para colocar o cenário ainda mais em pauta. Enquanto muitos brasileiros tiveram seu poder de compra reduzido, muitos passaram a utilizar cada vez mais o sistema de delivery para se alimentar e ainda ter o gostinho de “comer fora de casa”. Outros, de fato, passaram a se aventurar na cozinha aperfeiçoando a gastronomia interna. De uma forma ou de outra, a alimentação está entre os assuntos mais debatidos do momento. 

Importante ressaltar, claro, que o mercado da alimentação pós-pandemia, assim como qualquer outro, deve passar por muitas transformações como adaptações às novas mudanças de hábitos, maior preocupação com qualidade dos ingredientes e protocolos sanitários rigorosos, por exemplo. 

Dessa forma, o consenso é claro: o setor da alimentação é um dos mais certeiros para quem quer empreender – da forma certa, é claro. 

Neste artigo, vamos te dar 11 ideias de negócios para você investir e mergulhar no ramo da alimentação. Eles são:

  1. Bar
  2. Restaurante
  3. Delivery
  4. Sorveteria
  5. Bar para festa
  6. Lanchonete
  7. Buffet
  8. Marmitaria
  9. Confeitaria
  10. Food Truck
  11. Dark Kitchens

Já pensou em investir em algum desses itens acima? Vamos te ajudar a decidir qual deles é o melhor para você. Vamos explicar, te mostrar detalhes, prós e contras dessas ideias de negócios no ramo de alimentação para você poder, no fim, colocar o plano em prática!

11 ideias de negócios no ramo de alimentação

Bar

Quando se pensa em investir em um negócio no ramo da alimentação, os bares são um dos primeiros a surgir na cabeça – e com razão. De acordo com a ABRASEL, o mercado de bares cresce no Brasil, regularmente, 10% ao ano.

Um dos pontos positivos de um bar, além do nítido crescimento regular, é diminuir a competição com o setor, já que o público alvo de um bar sempre será diferente do de um restaurante ou lanchonete, por exemplo. 

Mas, vale lembrar que em um bar o contato com as pessoas tem que ser frequente – então se você prefere lidar apenas com papéis e contas, talvez esse não seja o melhor negócio para você.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o horário de funcionamento, que pode fugir do convencional e não se restringe aos dias úteis. 

É um bom negócio para você? Então vamos nessa! Confira mais detalhes de como montar um bar neste outro artigo.

Como montar um bar

Restaurante

Se você não pensou em bar logo de cara, provavelmente pensou em restaurante. O negócio ainda está dentro dos números promissores de crescimento, então é um ótimo empreendimento. 

Veja também:  15 ideias de promoções para seu restaurante

Aqui, as possibilidades são grandes, afinal você pode montar um self service, à la carte, gastronomia típica, uma hamburgueria, pizzaria, etc.

Montar um restaurante a partir de uma franquia também pode ser uma boa pedida caso caiba no seu bolso. 

Acredita que esse é o melhor empreendimento para você? Não deixe de conferir o nosso guia prático de como montar um restaurante.

Como montar um restaurante

Delivery

E se o seu restaurante ou bar também tiver a opção de delivery? O negócio é ótimo, mas requer uma logística ainda mais trabalhada e organizada.

Em alguns empreendimentos, a opção de entrega é mais rentável que a alimentação in loco – mas ainda assim grande parte dos restaurantes possuem um salão para receber algumas pessoas. 

Atualmente, existe também o conceito de dark kitchen, uma espécie de delivery, mas com investimentos ainda mais reduzidos. Ainda vamos falar dele logo no final desta linda!

Como montar um delivery

Sorveteria

De acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas a esse setor e com faturamento acima de R$13 bilhões por ano – sendo que 92% são micro e pequenas empresas.

Quem sabe a sua não é a próxima a entrar nessa estatística? 

Um dos pontos positivos para esse negócio é que o espaço costuma ser pequeno, ou seja, o aluguel pode ser menor que de um restaurante, por exemplo. Além de uma mão de obra também mais econômica. 

Entretanto, o clima da sua região deve ser levado em conta e o investimento em bons equipamentos de refrigeração especializada é indispensável para o negócio funcionar.

Sorveteria

Bar para festa

A ideia de investir em um bar te brilha os olhos, mas você acha que ainda não é esse o ramo ideal para você? Que tal montar um bar para festas e eventos?

Aqui os pontos negativos são bem semelhantes a um bar físico: horários de trabalho indefinidos, sem fim de semana ou feriados e até mesmo ter que lidar com clientes desagradáveis.

O leque de possibilidades, entretanto, é um dos grandes pontos positivos desse ramo. A atuação se estende a festas, serviços de hospedagem, alimentação e outras atividades dentro do setor do entretenimento.

Gostou da ideia? Confira também o nosso passo a passo e checklist para empreender em um bar para festas.

Como montar um bar para festas e eventos

Lanchonete

Abrir uma lanchonete é mais uma das ideias de negócios no ramo de alimentação. Ter um diferencial no seu cardápio oferecido e uma localização estratégia (próximo a um colégio, por exemplo) é fundamental para obter sucesso no seu empreendimento. 

Aqui, a venda pode ser de hambúrguer, pastel, salgados e até mesmo opções mais caprichadas para você oferecer uma lanchonete gourmet.

Atualmente, apostar em um nicho específico, como uma hamburgueria vegana ou produtos sem glúten por exemplo, pode ser uma ótima pedida. 

Lanchonete

Buffet

Pessoas gostam de comemorar e, para tornar esse momento ainda mais incrível, ter boas opções de alimentos nas comemorações é fundamental.

Por isso, buffets são mais uma das ideias de negócio no ramo de alimentação que pode ser um sucesso.

As possibilidades também são grandes, por exemplo: festas infantis, adolescentes, corporativo ou cerimoniais – e você pode focar ou não em alguma delas. A logística precisa ser bastante organizada, é claro.

Como montar um buffet

Marmitaria

Foi-se o tempo em que a marmita era escondida dentro da bolsa. Atualmente, a procura por uma alimentação mais saudável somada ao pouco tempo livre tem feito a procura por marmitas aumentarem consideravelmente. 

Você pode ter um pequeno espaço de divulgação ou até mesmo focar no online e manter a sua produção interna.

Esse negócio também te dá a possibilidade de oferecer pacotes semanais e até mesmo mensais para fidelizar o seu cliente.

Opções fitness (e aqui, para ter um poder de convencimento ainda maior, vale ter um nutricionista para elaborar um cardápio coerente) e veganas também é um diferencial bastante buscado.

Veja também:  Como montar um bar para festas e eventos: passo a passo e checklist
Marmita

Confeitaria

O segmento de confeitaria cresceu muito nos últimos anos e a maior parte dele são de micro ou pequenas empresas.

De acordo com o Wise Guy Reports, esse setor deve chegar mundialmente em 2.5 bilhões de dólares até o final de 2025. É bastante coisa, né?

A possibilidades aqui também são vastas, de pâtisserie refinada a bolos simples para um chá da tarde.

Outros alimentos como salgados, sucos e cafés também podem ser oferecidos e serem considerados um diferencial da sua confeitaria.

Confeitaria

Food Truck

Outra possibilidade muito bacana é o Food Truck. O modelo de negócio, que nasceu nos Estados Unidos, foi inovador há alguns anos e trouxe infinitas ideias para a área de alimentação – mas hoje necessita mais inovação. Para conquistar sucesso com a “comida de rua” você precisa ter um cardápio criativo e sintético.

Entre as vantagens de ter um negócio móvel é não precisar arcar com um ponto comercial, locação de um espaço e nem investir na estrutura de salão ou de uma loja.

O Food Truck também te permite focar em eventos e garantir assim um público-alvo mais restrito.

Food truck

Dark Kitchens

Nosso último item desta lista talvez seja um dos mais promissores. As Dark Kitchens (ou “cozinhas obscuras” em português) são serviços do ramo da alimentação que dispensam um ponto de venda com portas abertas à população.

Diferente de um simples delivery, essas cozinhas são criadas para funcionar restritamente com o formato de delivery – o que faz bastante sentido já que também de acordo com a Abrasel o sistema de entrega em domicílio tem crescido em média 20% ao ano. 

Com a pandemia do coronavírus, as Dark Kitchens – que já vinham crescendo acompanhando o fluxo dos aplicativos de entrega – viram seu faturamento se manter estável, ou até mesmo aumentar, já que como funcionam de portas fechadas e não recebem pessoas para a alimentação no local, puderam seguir funcionando dentro dos seus padrões já estabelecidos. 

O grande ponto positivo deste item é que não é necessário investir na estrutura de uma fachada, mão de obra de atendimento e itens para receber pessoas no salão, por exemplo. 

Dark Kitchen

Gostou das nossas ideias de negócios no ramo de alimentação? Ficou com alguma dúvida ou sentiu falta de algo? Escreva para a gente! Envie um comentário.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais