11 ideias de negócios no ramo de alimentação

Números promissores para o mercado

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro gasta cerca de 25% da sua renda com alimentação fora de casa.

Bar

Um dos pontos positivos de um bar, além do nítido crescimento regular, é diminuir a competição com o setor, já que o público alvo de um bar sempre será diferente do de um restaurante ou lanchonete, por exemplo.

Restaurante

Aqui, as possibilidades são grandes, afinal você pode montar um self service, à la carte, gastronomia típica, uma hamburgueria, pizzaria, etc.

Delivery

Em alguns empreendimentos, a opção de entrega é mais rentável que a alimentação in loco – mas ainda assim grande parte dos restaurantes possuem um salão para receber algumas pessoas.

Sorveteria

De acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas a esse setor e com faturamento acima de R$13 bilhões por ano – sendo que 92% são micro e pequenas empresas.

Bar para festa

O leque de possibilidades, entretanto, é um dos grandes pontos positivos desse ramo. A atuação se estende a festas, serviços de hospedagem, alimentação e outras atividades dentro do setor do entretenimento.

Lanchonete

Aqui, a venda pode ser de hambúrguer, pastel, salgados e até mesmo opções mais caprichadas para você oferecer uma lanchonete gourmet.

Buffet

As possibilidades também são grandes, por exemplo: festas infantis, adolescentes, corporativo ou cerimoniais – e você pode focar ou não em alguma delas. A logística precisa ser bastante organizada, é claro.

Marmitaria

Foi-se o tempo em que a marmita era escondida dentro da bolsa. Atualmente, a procura por uma alimentação mais saudável somada ao pouco tempo livre tem feito a procura por marmitas aumentarem consideravelmente.

Confeitaria

O segmento de confeitaria cresceu muito nos últimos anos e a maior parte dele são de micro ou pequenas empresas.

Food Truck

Outra possibilidade muito bacana é o Food Truck. O modelo de negócio, que nasceu nos Estados Unidos, foi inovador há alguns anos e trouxe infinitas ideias para a área de alimentação – mas hoje necessita mais inovação.

Dark Kitchens

Nosso último item desta lista talvez seja um dos mais promissores. As Dark Kitchens (ou “cozinhas obscuras” em português) são serviços do ramo da alimentação que dispensam um ponto de venda com portas abertas à população.

Gostou das nossas ideias de negócios no ramo de alimentação?