Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas
Cozinha Industrial
EPIs para cozinha profissional: qual a importância de investir neles e quais são os essenciais?

EPIs para cozinha profissional: qual a importância de investir neles e quais são os essenciais?

| ,

EPIs para cozinha profissional: qual a importância de investir neles e quais são os essenciais?

Cozinha Industrial

Uma cozinha profissional é um ambiente que pode ser bem perigoso, com facas, objetos cortantes, materiais quentes e até chão escorregadio – daí, a importância dos chamados EPIs. Os Equipamentos de Proteção Individual servem para que cada profissional esteja garantido que o seu ambiente de trabalho é seguro. 

É responsabilidade de cada funcionário estar ciente dos seus EPIs pessoais e lembrar de sempre estar com os equipamentos completos, para a sua própria segurança e de outras em sua volta. Assim como é de responsabilidade de seus empregadores oferecer tais artefatos para proteção. 

Entenda abaixo a importância de EPIs qualificados e quais não podem faltar no ambiente de culinária profissional!

Importância de EPIs qualificados em Cozinha Profissional 

Como mencionado acima, é essencial dispor desses equipamentos na sua cozinha profissional, pois garantindo a segurança dos funcionários é possível contar com um trabalho bem realizado e com uma equipe que confia no seu ambiente de trabalho. 

Além disso, vale ressaltar a importância de que esses equipamentos precisam ser de boa qualidade para que atendam aos seus propósitos. Não é muito útil se precaver de riscos com materiais que rasguem, quebrem ou não protejam suficientemente os funcionários de uma cozinha profissional. 

Também é importante se atentar a possíveis normas e regras para cozinhas de restaurantes e lanchonetes, assim como padrões de segurança no ambiente de trabalho.

Quais os EPIs que não podem faltar na sua cozinha?

Confira a seguir alguns dos EPIs considerados padrões e que não podem faltar no seu ambiente de trabalho. 

Veja também:  Como escolher o modelo perfeito de liquidificador para o seu negócio?

Luvas térmicas e higiênicas

Tanto para proteção quanto para higiene, as luvas são essenciais no dia a dia do trabalho em uma cozinha profissional. Luvas higiênicas podem ser usadas para manusear alimentos e para não contaminá-los. 

Já as luvas de proteção também servem para evitar que objetos como facas, espátulas e ferramentas de cortes machuquem as mãos com facilidade. 

Além disso, também existe a necessidade de luvas específicas, como as de látex, para os profissionais que lidam e manuseiam com produtos químicos.

Cozinha industrial para padarias

Aventais 

Os aventais são muito conhecidos como ferramenta para padronizar o uniforme dos funcionários e identificá-los, mas a principal função como EPI é para proteger o corpo, mais especificamente o tronco, dos cozinheiros e assistentes. 

Os aventais podem ser dos mais diferentes materiais, quanto mais grosso e espesso, ele também pode servir como protetor térmico, ajudando no manuseio de panelas quentes, por exemplo.

Mangas 

As mangas são aparatos que complementam os aventais, uma vez que protegem os braços dos funcionários. Além dos próprios objetos cortantes que cada funcionário usa, em uma cozinha cheia, os braços ficam vulneráveis a “esbarrões” de colegas, para isso existem até luvas de metal que não bloqueiam o movimento mas são garantia de segurança. 

Toucas para a cabeça

As tocas para proteger a cabeça são essenciais para evitar que os fios de cabelo dos funcionários, homens e mulheres, caiam nos alimentos. Um dos fatores que mais marcam os clientes em questão de higiene são cabelos perdidos nas comidas. Então, manter atenção nisso é essencial para proporcionar uma comida saborosa ao cliente e também causar uma boa impressão do seu restaurante e culinária.

Máscaras

Hoje em dia as máscaras são muito utilizadas por todas as pessoas, com objetivo de evitar o contágio da Covid-19, mas na cozinha as máscaras impedem que partículas sejam aspiradas, atrapalhando a respiração dos funcionários, como farinhas, cheios fortes, entre outras. Além de reforçar a higiene dos alimentos feitos no ambiente. 

Veja também:  7 diferentes tipos de padaria e como empreender no negócio

Sapatos específicos 

Costumam ser botas ou sapatos de borracha de segurança. O sapato de segurança funciona com o objetivo de proteger o funcionário de materiais quentes, peças cortantes que possam estar no chão ou até evitar que o piso escorregadio cause algum acidente no ambiente da cozinha.

Conclusão

Os itens que mencionamos são considerados Equipamentos de Proteção Individuais essenciais em uma cozinha profissional. Investir neles é entregar para seus funcionários e consumidores atenção e cuidado com o preparo e manejo dos seus produtos oferecidos.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais