Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Como limpar peças e utensílios de aço inox em sua cozinha industrial

| ,

Como limpar peças e utensílios de aço inox em sua cozinha industrial

Como limpar aço inox em cozinhas

Definitivamente, o aço inox é um dos materiais mais presentes em uma cozinha – seja ela industrial ou residencial. Ótimo aliado na hora de preparar alimentos, seus utensílios e eletrodomésticos proporcionam sofisticação e segurança. E, graças à união destas duas características, são considerados os produtos de cozinha mais procurados pelos consumidores.

Porém, mesmo sendo o campeão de vendas entre os equipamentos do segmento, muitas pessoas ainda o consideram difíceis de limpar e com alta manutenção, o que é um equívoco. O aço inox, quando bem cuidado, apresenta longa durabilidade e, assim, valores justificados por seus benefícios e vida útil.

Já para a higienização, existe uma extensa gama de opções de receitas caseiras, a base de produtos simples e acessíveis, que tornam a manutenção muito mais prática e econômica. Mas, antes de apresentá-las, falaremos sobre a presença majoritária do material nas cozinhas industriais, suas vantagens, os utensílios imprescindíveis e, o principal, se é ou não uma matéria-prima indicada pelos órgãos regulamentadores.

Porém, se você quiser ir direto para a melhor forma de limpar peças e utensílios de aço inox em sua cozinha industrial, escolha uma das opções abaixo.

O que é o aço inoxidável? 

O aço é um material mundialmente utilizado na fabricação dos mais diversos objetos, sendo originado pela união de elementos químicos – principalmente ferro e carbono. Sendo assim, em sua versão comum, é normal haver corrosão e, com o tempo, a oxidação da matéria-prima. 

Não à toa, foi desenvolvido o aço inox, ou seja, inoxidável, para combater tal problema. A diferença entre ambos é que a fórmula mais nova contém composição química balanceada e uma média de 10% de cromo, um tipo de aço que garante resistência à corrosão.

Aço inox indicado para cozinha industrial 

Primeiramente, o aço inox está presente nas mais variadas aplicações – desde uma simples garrafa térmica à estrutura de uma pia – e para cada uma é necessário uma resistência específica. Por conta disso, existem mais de 60 composições químicas e características diferenciadas dentro do aço inoxidável. 

Entre todos regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), há os modelos 304 e 430, que são mais usados na fabricação de equipamentos para cozinhas industriais. No entanto, vale ressaltar que para maior eficiência e qualidade, a opção deve ser o 304. Este, é composto basicamente por ferro, cromo e níquel, proporcionando um combate superior contra a oxidação e corrosão e, assim, alta durabilidade no produto final. 

O aço 430 não possui níquel em sua formação, limitando a vida útil do produto.

Benefícios do aço inox 

Listamos algumas das principais vantagens que justificam a escolha de sua matéria-prima.

Resistência a variações de temperatura

Seu funcionamento ocorre perfeitamente tanto em um freezer quanto em um forno. Ou seja, o aço inox suporta baixas e altas temperaturas e também resiste a bruscas variações, o que o permite ser conduzido por diferentes condições climáticas em curtos intervalos de tempo.

Alta durabilidade

O inox, assim como o aço comum, apresenta ótima resistência – ou até mesmo superior. Por não estar exposto à corrosão, ele não enfraquece com o passar do tempo, pelo contrário, tem a garantia de uma confortável vida útil (o que justifica o investimento). 

Aparência versátil

Esteticamente é sempre atual e moderno. Além disso, pode ser encontrado em cores e estilos variados. 

Material inerte

Ser inerente é uma grande característica para o setor alimentício. Isso significa que o utensílio não guarda sabores ou odores, e não sofre alterações quando entra em contato com compostos químicos liberados pelos alimentos.

Veja também:  As vantagens de utilizar produtos profissionais na cozinha doméstica

Facilidade de limpeza e manutenção

O aço inoxidável permite fácil limpeza devido à sua baixa rugosidade superficial. E este é um dos principais benefícios de sua utilização em restaurantes e mais locais que exigem rápida higienização. 

Além destas vantagens, conforme já citamos, o aço inoxidável apresenta ótimo custo-benefício, exige baixas despesas e é considerável reciclável. 

Principais utensílios de aço inox para cozinhas industriais

Panelas, assadeiras, talheres e outros itens de inox são essenciais no dia a dia. Aliás, da mesma forma que na estrutura industrial, as cozinhas em geral são beneficiadas com o material. Sendo assim, separamos os objetos que não podem ficar de fora do seu estabelecimento! 

Facas

Assim como os talheres de aço inox, presentes na rotina de qualquer cozinha, a faca com lâmina de inox possui, além de fio de corte e perfuração afiados, resistência e proteção antimicrobiana. As facas também são fáceis de amolar e suportam as mais diversas temperaturas.

Facas de aço inox

Colher e espátula

Tanto a colher, quanto a espátula de aço, são mais resistentes do que as convencionais. Isso porque os modelos não entortam e não quebram. Sendo resistentes à quedas, riscos e impactos.

Panelas e assadeiras

Panelas e assadeiras em aço inox são as mais indicadas, pois mantêm suas propriedades mesmo quando expostas a variações de temperatura. As assadeiras também aquecem mais rapidamente e distribuem melhor o calor em toda a sua estrutura.

Panelas de aço inox

Potes ou porta-mantimentos

Uma cozinha moderna sempre tem potes de inox. Mas, além de decorar com um visual sofisticado, ter um porta-mantimento de aço inox é sinônimo de condimentos e temperos frescos por mais tempo. Os componentes do aço inox são inertes ao contato com os alimentos e isso mantém as características originais intactas.

Tigela ou bowls

Seja para preparo de receitas ou armazenamento de alimentos na geladeira, as tigelas e bowls de aço inox são ótimas opções por serem resistentes a baixas temperaturas e possuir superfícies lisas. Aliás, são super indicadas para o congelamento de molhos.

Tigela profissional de inox

Manteigueira

A manteigueira de aço inox é o recipiente mais adequado para a manteiga. O objeto preserva o sabor e as propriedades naturais, diminuindo o derretimento mesmo fora da geladeira. 

Coqueteleira

Usada para o preparo de bebidas, a coqueteleira de aço inox garante um resultado fiel da mistura de ingredientes e os drinks ficam mais refrescantes. Além, claro, de permitir maior agilidade na limpeza. 

Escorredor de louças

Um escorredor de louça de aço inox é uma das opções mais úteis por possuir maior resistência à ferrugem.

Escorredor de louça de inox

Afinal, como limpar aço inox? 

Vamos começar com a principal dica: é extremamente importante evitar o lado verde da bucha ou qualquer outra textura áspera na hora de higienizar o utensílio. Por mais suja que esteja, este não é um caminho adequado, pois acaba riscando o aço e perdendo o brilho da peça. 

Há também alguns produtos abrasivos que precisam ser evitados na hora de limpar o inox, são eles: álcool, solventes, saponáceos e amoníacos. Todos comprometem o aço tanto em eletrodomésticos quanto em utensílios. 

Prefira utilizar panos macios, esponjas de nylon, produtos específicos para inox e detergente neutro. Vamos às dicas! 

Como limpar talheres de inox

Enumeramos um passo a passo de como deixar as peças brilhando em seu restaurante:

  1. Misture água morna com bicarbonato de sódio (solução pastosa); 
  2. Aplique a pasta sobre a superfície em movimentos circulares;
  3. Depois retire a pasta com um pano úmido;
  4. Seque a superfície com um pano seco e macio. 

Como limpar panela de inox

Como a água da torneira é tratada com cloro, é preciso evitar deixar a panela secar sozinha para não danificar sua vida útil. Então, lave com detergente neutro, enxágue e seque com um pano de prato também macio, retirando toda a água. Você só poderá guardá-la quando estiver totalmente seca. 

O mesmo vale para demais utensílios e eletrodomésticos de inox, como liquidificadores.

Como limpar panela de inox queimada

Conforme o tempo vai passando, a panela acaba ficando manchada e, para isso, reunimos técnicas infalíveis de como limpar panela de inox queimada sem estragar a peça.

Veja também:  Freezer para cozinha industrial: opções de modelos e como escolher

Caso tenha alimentos grudados, deixe-a de molho para soltar o grosso. Depois que eliminar grande parte da sujeira, coloque água na panela, cobrindo a mancha, e leve ao fogão. Em seguida, adicione na água uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de detergente neutro. Após a mistura ferver, desligue o fogo e deixe a solução agir por 15 minutos. Por fim, tire a mistura e lave a panela normalmente com esponja macia e um detergente neutro. 

O mesmo processo serve para as assadeiras.

Como limpar panela de inox queimada

Como limpar fogão de inox

Em algumas casas e estabelecimentos, existe o costume de forrar o fogão com papel alumínio para evitar sujar o inox. Porém, isso pode acabar dando ainda mais trabalho, pois há chances do papel alumínio grudar no inox. Segue o passo a passo ideal: 

  1. Enxague as grades e queimadores separadamente (caso esteja muito engordurado, deixe de molho na água morna com vinagre e detergente neutro);
  2. Limpe a base do fogão com um pano ou esponja macia, utilizando a mistura de vinagre e detergente;
  3. Depois passe um pano seco para secar a superfície do fogão.

No dia a dia, você pode usar apenas o detergente neutro diluído na água. 

Como limpar geladeira de inox

A geladeira parece precisar de uma tarefa mais complexa e demorada, mas apenas exige uma técnica simples como os anteriores: 

  1. Coloque algumas gotas de detergente em um pano macio;
  2. Esfregue suavemente no sentido da mancha;
  3. Remova o sabão com um pano úmido;
  4. Finalize secando a geladeira completamente com papel toalha.

Este deve ser o mesmo processo usado em fornos, microondas, máquinas de lavar roupa e louça e secadoras. 

Como limpar coifa de inox

A coifa costuma ficar muito engordurada no dia a dia, mas por mais engordurada que ela esteja, lembre-se de nunca usar produtos com alvejante e materiais inflamáveis. 

O modo correto é utilizar uma mistura de água morna e detergente neutro e aplicá-la na coifa com um pano. Depois limpe o excesso com um pano seco e limpo. 

Como limpar bancada de pia de inox

A pia sempre deve estar bem limpa, certo? E o mais indicado é higienizá-la com água quente, detergente e vinagre branco. Após a limpeza, retire o produto da pia e seque. 

Produto de limpeza específico para inox

Se a limpeza básica não funcionou, o ideal é utilizar um produto específico para limpar o inox, garantindo a limpeza com maior segurança à superfície. Suas fórmulas químicas higienizam e desengorduram, removendo manchas sem causar riscos ou desgastes no material.

Este é o caso dos produtos Limpador de Aço Inox da Brinox ou a Pasta para Polir e Remover Manchas em Aço Inox da Tramontina, excelentes recomendação do mercado. Pode ser utilizado em geladeiras, fogões, pias, coifas, e qualquer outra superfície de aço inox.

Manutenção

Para finalizar este artigo, lembre-se sempre de utilizar um pano macio e não muito antigo e esponja e detergentes neutros. E, o principal, tudo deve ser manuseado de forma leve, sem forçar ao esfregar e ter atenção para o sentido correto – significa que a limpeza deve seguir o mesmo sentido para evitar manchas e agilizar a higienização.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes