Tipos de materiais para talheres
Talheres de aço inox, prata ou bambu: conheça a melhor opção para uso profissional em restaurantes

Talheres de aço inox, prata ou bambu: conheça a melhor opção para uso profissional em restaurantes

| ,

Talheres de aço inox, prata ou bambu: conheça a melhor opção para uso profissional em restaurantes

Tipos de materiais para talheres

Independente do estilo gastronômico de seu restaurante, os talheres estarão presentes na lista de utensílios indispensáveis para seu negócio – fazendo parte da montagem da mesa e da experiência do cliente. Ou seja, merecem uma atenção especial ao escolhê-los e mantê-los em ótimo estado. 

Uma das dúvidas mais frequentes entre os empreendedores do setor é relacionada ao melhor material para talheres considerando seu uso profissional. E é esta pergunta que vamos responder ao longo do artigo. 

O mercado disponibiliza uma infinidade de produtos, com variações de materiais, cores, formatos e mais características. As peças mais comuns são confeccionadas em aço inoxidável, mas também há produtos feitos a base de prata, bambu e silicone. Além, claro, das opções descartáveis de plástico, que estão caindo em desuso pelo prejuízo ambiental que geram.

Ainda que exista o apelo visual de cores e formatos, o principal fator a ser considerado é a qualidade – o investimento deve valer e ser direcionado para as peças que apresentam maior durabilidade e harmonia com o estilo do ambiente. 

Abaixo, listamos os materiais e as características de cada opção para avaliar a melhor para o seu restaurante. Confira: 

  1. Talheres de aço inox X os clássicos de prata
  2. Talheres sustentáveis a base de bambu ou madeira
  3. Opções de talheres e utensílios em silicone

Talheres de aço inox X os clássicos de prata

Quando você pensa em talheres de metal para seu restaurante, pode surgir a dúvida: talheres de aço inox ou prata? A prata é um material nobre e vem sendo utilizada na confecção de utensílios e objetos decorativos há décadas. No entanto, em talheres, é mais presente nos conjuntos chamados de faqueiros. Geralmente usados em estabelecimentos mais luxuosos e jantares refinados, isso porque carregam o peso da tradição e são associados às ocasiões formais.

Portanto, hoje em dia, os talheres mais usados em restaurantes são os de aço inox.

Tanto as facas, garfos e colheres de prata quanto os de aço inoxidável têm ótima durabilidade, mas para isso são necessários cuidados específicos na lavagem e atenção especial à qualidade das peças na compra dos fornecedores.

Talheres de aço inox

Como saber a qualidade de talheres de prata?

No caso da prata, as marcações sterling ou 925 indicam a pureza usada na fabricação. Dessa forma, o número 925 significa que os utensílios foram feitos com 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais. Os talheres fabricados com percentual acima de 80% são chamados de prata de lei, por causa de uma antiga lei portuguesa que determinava uma concentração mínima na liga, preservando seu valor. 

Esses talheres perderam muito seu apelo comercial por conta dos altos custos e foram substituídos justamente pelas opções de aço inox. Para preservar o clássico das pratas, alguns modelos, após a fabricação, recebem o banho de prata que dá as características visuais das versões antigas.

Como saber a qualidade de talheres de aço inox?

Quando analisamos as opções de inox, duas características principais são responsáveis para comprovar sua qualidade: o tipo e a espessura da matéria prima utilizada. Em geral, no mercado as peças apresentam as marcações 18/0, 18/8 ou 18/10 – o primeiro número sinaliza a porcentagem de cromo e o segundo de níquel presentes na composição do aço. 

Veja também:  Tipos de cervejeiras: escolha o equipamento certo para seu bar ou restaurante

O importante em saber esta numeração é que, quanto maior é o teor do níquel, maior é a sua qualidade, já que ele é o elemento responsável pela resistência à corrosão e melhora no brilho do metal. Já na espessura, os modelos muito finos são considerados de menor qualidade porque podem entortar com maior facilidade. Este é um teste que você consegue facilmente fazer simplesmente pressionando o talher contra uma superfície e ver o quanto ele é maleável.

Por que escolher talheres de aço inox para seu restaurante?

Deu para perceber que os talheres de aço inox são a opção mais certeira para restaurantes e bares, certo? O material é uma liga de ferro e cromo bastante resistente que dificilmente enferruja ou entorta, o que prolonga a sua durabilidade e o torna um bom investimento. Eles também não absorvem cheiro ou gosto e suportam temperaturas extremas, quentes ou frias. 

Além disso, eles são 100% recicláveis e fáceis de limpar pois possuem superfície que dificulta o acúmulo de bactérias. Em sua maioria, podem ir em lava-louças – mas, antes, confira as instruções do seu fornecedor. Caso opte pela lavagem à mão, utilize o lado macio da esponja e detergente neutro para não riscar os talheres. É importante também secar os itens após a lavagem para evitar que fiquem manchados e, consequentemente, com aspecto sujo.

Atualmente, existem modelos diversificados no mercado e que atendem a todos os tipos de estabelecimento, inclusive com cores diferentes, acabamento fosco ou brilhante.

Vale lembrar também que órgãos sanitários nacionais e internacionais indicam o uso de talheres de aço inox justamente pela segurança deles em contato com o alimento, impedindo a transmissão de substâncias tóxicas.

Talheres sustentáveis a base de bambu ou madeira

Recentemente, os talheres de bambu se tornaram uma opção sustentável para alguns tipos específicos de restaurantes. O bambu é resistente ao acúmulo de bactérias e fácil de limpar.

Eles são ótimos para compor cozinhas rústicas e funcionam como excelentes itens de decoração de mesa. Além desses benefícios estéticos, são duradouros e funcionais. Os talheres com cabo de bambu e estrutura em aço inox são perfeitos, unindo a sustentabilidade do material natural com a resistência do metal.

Talheres de inox com cabo de bambu

Apesar da boa durabilidade, o bambu é uma planta, uma matéria-prima, e merece certos cuidados. Entre eles: nunca ser colocado em uma máquina de lavar louças ou micro-ondas, utilizar apenas detergente neutro, dar preferência a uma esponja macia, nunca deixá-los de molho, secá-los muito bem e armazenar em lugares arejados.

Em comparação com talheres de madeira, os de bambu não apresentam uma superfície áspera ou porosa, pelo contrário, o acabamento suave ao toque é uma de suas principais vantagens. Além de serem mais duráveis que estes e aos de plástico, são resistentes ao calor e manchas. 

Mesmo com os benefícios que oferecem, os utensílios têm valores bem acessíveis e é possível adquirir desde peças avulsas a faqueiros completos.

Jogo de talheres de bambu

Vale também destacar que o uso do bambu em utensílios de cozinha é relativamente novo e as principais legislações federais não falam sobre este material.

A Portaria 2619/11 – SMS – Publicada em DOC 06/12/2011 , do município de São Paulo, por exemplo, diz que “não é permitido o uso de equipamentos e utensílios de madeira e vidro ou fabricados com material poroso, esmaltado ou susceptível à oxidação ou calor nas etapas de fracionamento, pré-preparo, preparo e porcionamento, exceto nas preparações reconhecidamente típicas nacionais, internacionais e na ausência de substitutos disponíveis no mercado, e desde que obedecidos os quesitos de boas práticas”.

Em uma matéria publicada em 2019 sobre o uso do bambu na cozinha, a FoodSafetyBrazil.org, entrou em contato com a ANVISA para mais informações sobre o uso do bambu. Segundo a FoodSafetyBrazil.org a resposta dada pela ANVISA foi: “Sugerimos, portanto, consulta à vigilância sanitária local para verificação de normativas locais específicas.”

Veja também:  Estudo de caso: Bar dos Esportes

Opções de talheres e utensílios em silicone

Conforme podemos observar nos itens anteriores, vale a pena conhecer diversas opções de talheres para optar com mais propriedade por aquelas que possam otimizar e facilitar aspectos como limpeza e praticidade na hora de servir. 

Mas, pensando também em diversificar a cozinha de seu restaurante, vamos falar sobre os utensílios de silicone. Os modelos são muito comuns em objetos utilizados na hora do preparo como colheres de calda, espátulas e pregadores, mas também podem ser encontrados como revestimento nos cabos de facas, garfos e colheres (assim como em opções infantis).  

Em relação aos objetos com funções de preparo e manuseio, o material é bastante flexível e com ótima resistência a temperaturas extremas, altas e baixas. Diferente das opções anteriores, estes podem até mesmo ir ao forno ou micro-ondas (não que seja necessário), com a garantia de uma excelente durabilidade. 

O cuidado principal que você e sua equipe precisam ter com os utensílios de silicone é o contato com itens cortantes ou feitos em metal. Por exemplo: ao abrir ou raspar uma superfície como latas de alimentos industrializados. E, além da resistência a temperaturas, há a distribuição do calor de forma homogênea nos objetos, o que evita acidentes em receitas de pratos quentes. 

Também apresentam ótima manutenção, já que são fáceis de limpar e não acumulam sujeira – os alimentos nem sequer grudam em suas superfícies – ótimos para dias corridos no interior da cozinha. Seus funcionários não precisarão esfregar e fazer muito esforço para remover os restos de comida durante a lavagem. 

Em geral, as peças são modernas, muito bonitas e podem ser utilizadas para decorar. Principalmente, se a cozinha for integrada ao salão, neste caso, eles podem ser pendurados como uma forma de destacar cores vibrantes e dar um toque único e aconchegante ao espaço. O que significa que seu estabelecimento poderá sair do básico.

Utensílios de silicone para cozinha

Mas, afinal, existe um melhor material para os talheres do seu restaurante?

Conforme podemos analisar ao longo do artigo, todas as alternativas apresentam ótimas características e vantagens de uso. Porém, ao pensarmos em cozinhas industriais, restaurantes e o contato direto com os consumidores, a opção que se destaca são os talheres de aço inox. Talheres de aço inox contam com uma boa estética, excelente qualidade e ótimo custo benefício.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais