Copo de vidro temperado ou comum
Copo de vidro temperado ou comum: saiba como identificar e todas as vantagens

Copo de vidro temperado ou comum: saiba como identificar e todas as vantagens

| , ,

Copo de vidro temperado ou comum: saiba como identificar e todas as vantagens

Copo de vidro temperado ou comum

Está em dúvida em qual desses materiais investir nos copos do seu bar ou restaurante? Vamos te dar detalhes sobre cada um deles.

Os utensílios escolhidos para a cozinha e para a mesa de um restaurante, bar, hotel ou qualquer empreendimento Food Service fazem toda a diferença para o cliente.

Na hora de investir neles, surge a dúvida: vidro temperado ou comum? Geralmente, a questão aparece ao definir os copos que serão utilizados pelo negócio.

Além do custo, outras características do vidro temperado e do comum entram na balança ao fazer essa escolha –  e estamos aqui para te ajudar nesse processo.

Neste artigo, você vai encontrar:

Depois de passar pelos itens acima, essa dúvida vai ficar mais clara e você poderá fazer o investimento com mais tranquilidade.

Aproveite também para conferir nosso artigo com os 21 tipos de copos que seu restaurante deve ter e como montar uma mesa de restaurante.

Copo de vidro temperado

Copo de vidro temperado ou comum

Tudo sobre vidro comum

O material é um dos mais utilizados e consumidos em todo o mundo. O vidro comum está presente em diversas indústrias e serve como base também para outros tipos de vidro. 

Por ser produzido em larga escala e altamente usado, uma de suas principais vantagens é o custo – que é relativamente menor quando comparado a outros tipos de vidros.

Tudo sobre vidro temperado

Já o vidro temperado é uma derivação do vidro comum, que passa por um processo térmico chamado têmpera, daí o nome temperado.

Veja também:  Tipos de materiais para panelas: características do alumínio, ferro, aço inox, cerâmica, barro e outros

Por conta disso, esse tipo de vidro é bastante resistente: chega a apresentar uma resistência mecânica até 10 vezes maior que a do vidro comum.

Além disso, o vidro temperado também suporta temperaturas acima dos 200°C.

Vidro temperado ou comum: quais são as diferenças

Vamos começar pelas semelhanças entre o vidro temperado e comum: ambos são visualmente bem parecidos e podem ser colocados na máquina lava-louças.

Falando sobre as diferenças, é importante ressaltar que o vidro comum é bem mais frágil que o temperado  (até 10 vezes menos). E, ao quebrar, enquanto o vidro comum produz estilhaços grandes e pontiagudos, o temperado se quebra em pequenas partículas pouco cortantes.

Vidro temperado
Vidro temperado quebrado em pequenas partículas

Por esta razão, o vidro temperado é considerado um vidro de segurança já que tem baixo potencial de ferimento em caso de acidentes.

Se um utensílio ou um copo de vidro quebrar na sua cozinha ou no salão do seu restaurante, os estilhaços de um vidro temperado possivelmente causarão menos danos aos seus funcionários ou clientes – a segurança no seu estabelecimento é bem maior.

Outra diferença que vale mencionar, principalmente quando estamos falando sobre copos é o choque térmico, ou seja, uma mudança drástica de temperatura. Quando ela acontece de forma brusca pode ocasionar rachaduras e até mesmo a quebra da superfície. 

Enquanto o vidro comum suporta uma diferença de temperatura entre 50° a 60° C, o vidro temperado é resistente a uma diferença por volta de 200° a 300° C.

Em relação ao custo, depende muito da peça, mas geralmente o investimento pelo vidro temperado não chega a ser três vezes mais que o vidro comum. 

Resumindo, o vidro temperado é muito mais seguro e resistente que o vidro comum. O custo benefício dele é bem superior, sendo então o mais indicado para bares e restaurantes.

Como identificar se o vidro é temperado ou não?

Como mencionamos acima, a estética de um vidro comum ou temperado é muito semelhante. Tanto a aparência, quanto o peso e a sensação ao toque são iguais.

Para identificar se o vidro é temperado ou não procure por imperfeições. Durante o processo de aquecimento, por exemplo, pinças são utilizadas para manusear a peça, o que pode deixar pequenas marcas.

Veja também:  Como limpar peças e utensílios de aço inox em sua cozinha industrial

Outra forma de identificar o material do copo é observar o vidro com óculos de sol polarizado. Geralmente, as lentes mostram linhas pretas no vidro temperado, também geradas pelo processo de aquecimento. Mas, atenção, essas linhas se destacam quando observadas através de ângulos mais agudos.

Entretanto, a forma mais “fácil” e eficaz de diferenciar um copo de vidro comum ou temperado é o quebrando. Através do formato e tamanho dos estilhaços, você poderá chegar a uma conclusão bem mais certeira – quando pontiagudos, comum; quando bem pequenos, temperado.

Veja toda a linha de copos e taças da Di Pratos, incluindo itens com vidro temperado.

Conseguiu entender as vantagens e desvantagens do copo de vidro temperado ou comum? Agora, aproveite para entender também sobre a diferença entre porcelana e cerâmica neste outro artigo.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais