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Bares e restaurantes: como aproveitar as datas comemorativas para vender mais?

Bares e restaurantes: como aproveitar as datas comemorativas para vender mais?

Datas comemorativas para restaurantes e hotéis

Celebrações nacionais, feriados e datas especiais oferecem aos bares e restaurantes uma ótima oportunidade de capitalizar por meio de promoções exclusivas relacionadas a datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e assim por diante.

Porém, além de um calendário afiado, como empreendedor é necessário saber identificar os melhores dias e escopos para rentabilizar seu negócio. Em outras palavras, não basta marcar todos os feriados na sua agenda e esperar que eles cheguem para anunciar ações específicas. Primeiro, é preciso pensar e planejar com antecedência, escolher a melhor data para o seu bar ou restaurante e transformá-la em uma estratégia de marketing – que pode ser um truque brilhante. 

Aqui, vamos reunir as celebrações anuais que todo empreendimento do setor alimentício deve considerar em suas agenda e dicas de por onde começar sua campanha de comunicação, como, por exemplo, oferecer descontos para reservas antecipadas, preparar uma decoração específica e, claro, como fazer a promoção perfeita para o seu público-alvo.

Por que usar datas comemorativas para rentabilizar seu bar ou restaurante? 

Antes de mais nada, é importante considerar justamente que datas comemorativas, festas nacionais e feriados são ótimas oportunidades de compra e venda. Não à toa, muitas dessas comemorações são intensificadas e têm suas repercussões aumentadas por meio da publicidade e da mídia de comunicação. 

Ou seja, ao criar uma conexão entre o dia e o restaurante, os clientes sentem que encontraram o lugar ideal para tal comemoração. Além disso, essas estratégias costumam gerar um senso de urgência, que é um dos pilares do consumo.

Em geral, as datas podem ser grandes festas que acontecem em todo o mundo, como o Natal, ou nacionais e regionais, como, por exemplo, o Dia do Cliente ou o Dia do Chef – que são também ótimas oportunidades para se criar um evento. 

Agora, para alcançar e promover as melhores oportunidades, o primeiro passo deve ser o planejamento de quais serão as ações. Em seguida, é importante planejar como anunciar o que será feito e com qual antecedência para que seus clientes saibam das novidades e se interessem. Uma dica básica pode ser usar expressões e arte relacionadas a datas para atrair a atenção dos consumidores, mas ao longo do texto vamos reunir ainda mais dicas e um calendário completo para o ano de seu bar ou restaurante.

Ideias para o Dia dos Namorados em restaurantes e motéis

Calendário anual: as melhores datas mensais inspirar ações em bares e restaurantes divididas por mês

Janeiro

  • 01/01 Ano Novo
  • 06/01 Dia da Gratidão
  • 18/01 Dia Internacional do Riso
  • 26/01 Dia da Gula

Fevereiro

  • Carnaval
  • 14/02 Dia de São Valentim (Dia Mundial do Amor)
  • 28/08 Dia da Ressaca

Março

  • 08/03 Dia da Mulher
  • 10/03 Dia do Sogro
  • 15/03 Dia Mundial do Consumidor
  • 20/03 Dia Internacional da Felicidade / Dia Mundial Sem Carne
  • 26/03 Dia do Cacau
  • 31/03 Dia da Saúde e Nutrição
Veja também:  Chef Carlos Bertolazzi dá dicas sobre como se tornar um profissional de cozinha e fala de sua carreira

Abril

  • Páscoa
  • 01/04 Dia da Mentira
  • 07/04 Dia Mundial da Saúde
  • 13/04 Dia do Office-Boy
  • 14/04 Dia Mundial do Café
  • 18/04 Dia do Amigo
  • 24/04 Dia Internacional do Milho
  • 28/04 Dia da Sogra

Maio

  • Dia das Mães
  • 01/05 Dia do Trabalho
  • 04/05 Dia de Star Wars
  • 10/05 Dia da Cozinheira
  • 13/05 Dia Nacional do Chefe de Cozinha
  • 18/05 Dia Nacional do Cocktail / Dia Nacional da Coxinha
  • 24/05 Dia Nacional do Café / Dia Nacional do Milho
  • 25/05 Dia do Orgulho Geek
  • 26/05 Dia do Desafio
  • 28/05 Dia do Hambúrguer
  • 30/05 Dia da Batata-Frita

Junho

  • São João (Festa Junina)
  • 12/06 Dia dos Namorados
  • 18/06 Dia da Gastronomia Sustentável
  • 24/06 Dia Internacional do Leite

Julho

  • 07/07 Dia Mundial do Chocolate 
  • 08/07 Dia do Panificador
  • 10/07 Dia da Pizza
  • 19/07 Dia da Caridade
  • 20/07 Dia Nacional do Biscoito
  • 26/07 Dia dos Avós
  • 30/07 Dia Internacional da Amizade

Agosto

  • Dia dos Pais
  • Dia do Bacon (primeiro sábado antes do Dia do Trabalho nos Estados Unidos)
  • 05/08 Dia Nacional da Saúde
  • 11/08 Dia do Garçom
  • 15/08 Dia dos Solteiros
  • 22/08 Dia do Folclore
  • 31/08 Dia do Nutricionista

Setembro

  • 05/09 Dia do Irmão / Dia do Açaí
  • 09/09 Dia do Cachorro-Quente
  • 10/09 Dia do Brigadeiro
  • 13/09 Dia Nacional da Cachaça
  • 15/09 Dia do Cliente
  • 21/09 Dia dos Tios
  • 22/09 Dia da Banana
  • 23/09 Dia dos Filhos / Dia do Sorvete
  • 26/09 Dia dos Primos

Outubro

  • 01/10 Dia Internacional da Música / Dia Mundial do Sorriso / Dia do Vegetarianismo
  • 04/10 Dia do Barman / Dia Internacional do Taco
  • 09/10 Dia Nacional da Sobremesa
  • 12/10 Dia das Crianças
  • 15/10 Dia do Professor
  • 16/10 Dia Mundial da Alimentação / Dia Mundial do Pão
  • 31/10 Dia das Bruxas

Novembro

  • 01/11 Dia Mundial do Veganismo
  • 17/11 Dia da Criatividade

Dezembro

  • 08/12 Dia da Família
  • 24/12 Véspera de Natal
  • 25/12 Natal

Como usar datas comemorativas para rentabilizar seu bar ou restaurante? 

Uma vez feito o planejamento de quais datas o seu bar ou restaurante quer rentabilizar e criar eventos e ações, é importante definir quais estratégias serão utilizadas para atrair o seu público, além da divulgação. Uma das mais eficazes é a prática de descontos através de cupons e/ou promoções de pratos específicos que se relacionem com a ocasião.

A ideia é muito clara: todo mundo gosta de economizar. E, por isso, os descontos são tão eficazes – eles criam no consumidor um senso de urgência, uma sensação de oportunidade que atrai o cliente para o seu bar ou restaurante, afinal, quem nunca usou a desculpa de “por que não aproveitar essa ocasião?”.

Comprar e/ou consumir produtos gera sensações de felicidade e esse sentimento pode ser reforçado com um propósito, seja uma data específica ou um desconto utilizado para atrair e lembrá-los desta ocasião.

Além disso, a oferta de descontos pode servir também para direcionar o consumidor a algum produto específico que o seu estabelecimento queria comercializar, seja uma novidade no cardápio ou um item específico que se relacione com a data. Por exemplo: um espumante especial para o Dia dos Namorados ou então um menu infantil diferenciado na Semana das Crianças. Você investe na divulgação, mas também na experiência!

Veja também:  8 comidas mais vendidas por delivery no Brasil

Como chegar nos possíveis clientes?

Para distribuir cupons ou oferecer descontos existem diversos caminhos, mas os mais tradicionais são as mídias sociais, com postagens e artes bem trabalhadas, e os contatos diretos com os possíveis clientes via mailings, com e-mails personalizados e com títulos chamativos – para que não caiam direto no limbo de mensagens.

Capriche no visual

Se no ramo da alimentação “comer com os olhos” é parte do negócio, para atrair um possível consumidor para uma data especial a primeira “fisgada” é já na publicidade. Seja com cupons e descontos, ou simplesmente divulgando um evento especial, acertar no tom é essencial.

Linguagem atraente

Você pode, e deve, usar uma linguagem provocativa, misturando imagem e conteúdo, compartilhando vídeos, reforçando o tom excepcional da ocasião e fugindo da rotina tradicional do seu bar ou restaurante. Seu objetivo é destacar a oportunidade e a limitação das datas comemorativas.

Parcerias e influenciadores

Outro trunfo, que pode ajudar a engajar ainda mais e aumentar seu alcance em redes sociais, é a ativação de conteúdo com influenciadores. Seguidos por milhares de pessoas, os criadores de conteúdo são uma ótima plataforma para alcançar pessoas que eventualmente não conheçam ainda seu negócio – e usá-los em datas especiais pode ser uma ótima pedida, reforçando ainda mais a noção de que a data merece atenção.

Conclusão

Por fim, o importante é você ser fiel ao que oferecer. Criar uma experiência, usar uma data especial para movimentar seu estabelecimento é uma ótima forma de rentabilizar seu negócio, mas cria também uma responsabilidade maior: você está convidando seu público para uma data que pode ser especial para ele, então as expectativas sempre serão maiores que um almoço ou jantar rotineiro. 

Invista, divulgue e trabalhe para oferecer uma boa experiência. Uma data especial pode criar um vínculo ainda maior entre o seu estabelecimento e os clientes!

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