Skip to main content
Di Pratos Multinox
Equipamentos para Bares
Di Pratos Multinox

Checklist: equipamentos necessários para bares

Todos os equipamentos necessários para abrir ou manter seu negócio

Compartilhe este conteúdo

Quais equipamentos são indispensáveis para a estrutura de um bar? Neste guia você terá um checklist completo com todas as orientações necessárias para equipar seu estabelecimento.


Introdução

Introdução

O ponto inicial para evitar futuros problemas é definir um perfil gastronômico. Isso porque uma boa cozinha deve ser adaptada de acordo com as receitas que serão desenvolvidas no local. Vale ter em mente que este primeiro planejamento irá refletir tanto na eficiência do serviço quanto nos gastos com sua estrutura.

Além de um bom atendimento ou de uma localização favorável, contar com equipamentos de qualidade é essencial para garantir o funcionamento do estabelecimento e entregar uma experiência positiva ao cliente.

Para o desempenho de sua cozinha, conhecida como a alma do negócio, primeiramente é importante se certificar de um espaço amplo para as bancadas de inox (opção mais higiênica e resistente). Já em relação aos eletrodomésticos, eles devem apresentar agilidade, durabilidade e segurança aos funcionários.

Como sabemos, o setor alimentício é altamente competitivo, mas também pode ser muito lucrativo – desde que se saiba investir nos pontos corretos. Uma estrutura eficiente nunca deve ser vista como um gasto desnecessário, pelo contrário, trabalhar com boas ferramentas favorece todo o processo.

Com isso em mente, veja quais são os equipamentos que não podem faltar em seu bar!

Equipamentos necessários para bares

Você encontra nesta seção

Estrutura do bar

O local pode apresentar desde uma estrutura simples com balcão a uma decoração temática. O mais importante é imprimir uma personalidade que horne do espaço físico aos pratos. 

Alguns tópicos merecem destaque como uma boa iluminação, mesas e cadeiras aconchegantes e livre passagem para fácil acessibilidade e mobilidade de funcionários e consumidores.

Banheiros e áreas restritas devem ser sempre bem sinalizadas. E, caso opte por música ao vivo, escolha um espaço que não atrapalhe a movimentação.

Em relação aos equipamentos, foco deste checklist, será necessário adquirir alguns itens específicos para a montagem de seu bar. Em outras palavras, uma estrutura mínima é indispensável para fazer seu negócio funcionar. 

Pensando nisso, selecionamos os principais utensílios e separamos por áreas do seu estabelecimento. Claro, dando maior assistência aos eletrodomésticos presente na cozinha.

    Equipamentos necessários na cozinha de um bar

    Provavelmente, esta será a área mais importante de seu estabelecimento. Certifique-se de equipá-la com bancadas de inox, por serem mais resistentes, espaçosas e higiênicas. São fáceis de limpar e evitam a proliferação de bactérias. Também será essencial adquirir bons equipamentos de refrigeração, prezando pela conservação dos alimentos, e bons utensílios para o preparo das receitas. 

    Quando estiver decidido por opções de eletrodomésticos e mais equipamentos para montar o seu negócio, é preciso considerar todas as necessidades de sua equipe, desde o salão e cozinha e à coquetelaria.

    Pensando nisso, elencamos os 12 principais utensílios com suas características e modelos. Avalie as melhores alternativas para sua empresa (em ordem alfabética)!

    Balcão frigorífico

    Para escolher um balcão de inox refrigerado que ofereça o melhor custo-benefício é fundamental conhecer o que cada modelo e material oferece para selecionar o mais adequado às demandas do seu estabelecimento.

    Cada novo equipamento adicionado é um investimento que precisa se traduzir em vantagens e contribuir para a qualidade de seu serviço. O mais importante é buscar o máximo de informações possíveis com os fornecedores antes de efetuar a compra.

    1. Avalie se sua produção é de pequena ou larga escala;
    2. Considere as dimensões de seu espaço;
    3. Analise sua gama de produtos;
    4. Calcule a quantidade de mercadoria a ser conservada;
    5. Esteja atento às variações de temperatura; 
    6. Planeje se este balcão abrigará outro utensílio ou equipamento (chapas, fornos, cortador de frios e balanças);
    7. Observe o consumo de energia elétrica (o equipamento pode interferir nos seus custos mensais). 

    O valor do balcão refrigerador é influenciado também por seu acabamento e espessura.

    Batedeira

    Ao escolher uma batedeira profissional para seu negócio, leve algumas características em consideração: 

    Velocidade e capacidade

    Para maior agilidade, escolha por modelos que apresentem até 10 níveis de velocidade e pelo menos 5 litros de capacidade – esses números ajudarão na agilidade de sua cozinha.

    Valor

    Quem não gostaria de comprar uma batedeira profissional com um preço baixo, não é? Porém, este é clássico exemplo da expressão “o barato sai caro”. Avalie se o equipamento cumpre as funções necessárias e busque pesquisar sua credibilidade no mercado.

    Durabilidade do equipamento

    Busque por feedbacks e avaliações de consumidores que já adquiriram o produto para se certificar de que a vida útil realmente condiz com uma batedeira profissional. Este equipamento, em geral, deve durar por anos e fazer juz ao alto investimento.

    Chapa

    A chapa é simplesmente um dos produtos mais essenciais na estrutura de uma cozinha. Afinal, a grande maioria dos alimentos são produzidos neste equipamento. Deve apresentar custo-benefício e, claro, agilidade por serem utilizadas a todo tempo.

    No mercado, existe a opção de chapa a gás ou elétrica.

    Chapa a gás ou elétrica

    Congelador ou ultracongelador

    Antes de mais nada, vamos a diferença entre este e a geladeira.

    A geladeira é um eletrodoméstico que apresenta a função de refrigerar alimentos acima de 0ºC (de 1º à 7ºC), retardando o processo de proliferação de bactérias e permitindo que os alimentos sejam consumidos por mais dias. O freezer, disponível nos formatos vertical e horizontal, oferece a função de congelar os alimentos em temperatura abaixo de 0ºC (podendo alcançar -25ºC). 

    Neste tópico, vamos avaliar o congelador na vertical e, mais adiante, abordaremos o freezer na horizontal.

    Nesses utensílios, a capacidade de estocagem está relacionada com a temperatura mínima que o congelador consegue alcançar. Até porque, de nada adianta o modelo oferecer espaço para o armazenamento se sua temperatura não é suficiente para congelar os produtos.

    Por isso, avalie a quantidade de alimentos que o seu estabelecimento precisará manter congelado e escolha a alternativa que melhor se encaixe às necessidades do local. Optar por aquele que atenda a sua demanda é importantíssimo para evitar substituições e novos gastos. 

    Ou seja, caberá a você e sua equipe observarem a rotatividade de produtos à medida que estes forem vendidos.

    Também leve em consideração o seu tipo de refrigeração: se ele for com ar forçado, a capacidade de chegar a temperaturas menores, por exemplo, -20ºC, é mais assertiva do que os opções de refrigeração estática.

    Extrator de suco 

    Com certeza, os sucos naturais são muito procurados em qualquer bar ou restaurante. E, para realizar esse processo com agilidade, um extrator de suco profissional é o equipamento de sucesso. Fique atento a alguns pontos no momento de escolha:

    1. Voltagem do produto;
    2. Potência do motor (quanto mais potente, mais rápido concluirá a extração do suco);
    3. Verifique o tamanho do bocal (quanto menor ele for, mais cortadas as frutas precisam estar para serem processadas). 

    Estufa para salgados

    Pode parecer simples, mas a verdade é que expor salgados no balcão exige uma série de regras para evitar a contaminação dos alimentos e preservar sua qualidade. Para produtos quentes e perecíveis, não há outra alternativa a não ser a estufa para salgados.

    Inclusive, o equipamento mantém o produto quente e saboroso por mais tempo, já que os modelos possuem controle de temperatura e umidificador.

    No mercado, existem dois estilos de estufa para salgados: convencional e a vapor. O objetivo de ambos é o mesmo, porém o modo de funcionamento é diferente. Sendo convencional ou a vapor, ambos apresentam boa resistência.

    Em relação a manutenção, preserve a estufa sempre limpa – restos de comida podem desencadear a proliferação de bactérias e fungos. Após o expediente, com o aparelho desligado e vazio, passe um pano com álcool sobre os vidros e se atente a retirar migalhas.

    Os salgados também não podem ser armazenados por longos períodos dentro da estufa. O ideal é que fiquem expostos por apenas duas horas. Caso contrário, podem perder o sabor original.

    Freezer horizontal

    Conforme vimos acima, o freezer tem a função de congelar os alimentos em temperatura abaixo de 0ºC (podendo alcançar -25ºC). Um conselho prático para evitar desgastes, é procurar por um freezer industrial que tenha assistência técnica ágil e peças fáceis de serem encontradas no mercado.

    O funcionamento de um freezer é semelhante ao de uma geladeira. A diferença é que este, obviamente, é um eletrodoméstico mais potente e apresenta um evaporador interno que mantém a temperatura mais baixa.

    Em relação ao freezer horizontal, sua principal vantagem é o espaço interno. Em geral, o modelo apresenta capacidades de 200 a 500 litros. Você pode armazenar grandes volumes que, muitas vezes, não cabem no congelador. Ele é essencial para guardar peças maiores de carne, por exemplo, pernis.

    Se seu bar for de pequeno ou até mesmo médio porte, pode não ter a necessidade de contar com um congelador e também um freezer na estrutura. Opte por um dos dois!

    Fogão industrial

    Escolher a melhor opção de fogão para o seu bar ou restaurante exige obedecer alguns critérios que variam de acordo com a infraestrutura e capacidade de atendimento de seu estabelecimento.

    Um ponto importante para a hora da escolha é a intensidade da pressão. Isso porque modelos de baixa pressão são indicados para cozinhar alimentos mais delicados, já que possuem regulagem. Também são mais econômicos em comparação ao outro. Alternativas com queimadores duplos alcançam resultados semelhantes ao de alta pressão.

    Os fogões de alta pressão não apresentam reguladores e o gás sai direto do botijão para o equipamento. Em geral, são aconselháveis para a preparação de frituras, pratos orientais e produções de grandes quantidades. Estes não funcionam em gás GNV.

    Forno industrial

    Existem três modelos principais de fornos industriais disponíveis no mercado. Antes de entender qual é o melhor para o seu negócio, é preciso conhecer cada um e analisá-los de acordo com as necessidades de sua cozinha.

    Forno a gás

    Opção mais tradicional, em comparação ao forno elétrico, este é muito mais econômico. Essa característica pode gerar grande economia ao seu estabelecimento, já que o comum é este equipamento ficar o dia todo ligado. Por outro lado, sua fórmula de assar é considerada um pouco desigual e imprecisa (nada que um modelo mais sofisticado não resolva).

    Em maioria, o forno a gás conta com uma porta em vidro temperado e um sistema de isolamento interno de calor que ajuda na distribuição de temperatura. Eles são muito usados para a fabricação de grandes quantidades do mesmo produto, como pães que levam mais tempo assando.

    Forno elétrico

    Como vimos, este gasta mais energia, mas, em compensação, esquenta mais rapidamente e mantém a temperatura por mais tempo.

    O forno elétrico costuma ser recomendado para assar produtos de menor tempo de cozimento, por exemplo, salgados ou massas. Também são considerados mais modernos e oferecem painéis digitais para controle de temperatura e temporizador com alarme.

    Forno combinado 

    Como o próprio nome já introduz, ele funciona combinando ar quente seco com vapor – o que garante uma extensa variedade de tipos de preparo, como cozinhar, assar, fritar, grelhar, gratinar, descongelar e até mesmo cozinhar em banho-maria.

    Os fornos combinados contam com funções que automatizam boa parte de seus processos, incluindo sensores que captam com precisão a temperatura de cada um dos alimentos.

    Fritadeira elétrica

    A fritadeira elétrica a óleo é indispensável para qualquer cozinha. Prática e simples, é a responsável por realizar o processo de frituras. São usadas, em geral, para realizar o preparo de porções, sempre ocupando pouco espaço. Para locais mais movimentados, existem os modelos água/óleo e as opções elétricas.

    Liquidificador

    O liquidificador é o utensílio mais utilizado no preparo de molhos, cremes, shakes, vitaminas e sucos. O industrial tem como principais vantagens a resistência, agilidade e rapidez para produzir uma quantidade maior do produto.

    No momento da compra, observe algumas características:

    1. Capacidade de suportar entre 1,5 litros e 25 litros;
    2. Se o modelo é bivolt;
    3. Durabilidade e resistência a atritos e mudanças de temperatura.

    Microondas

    Como sabemos, o microondas permite economizar tempo e esforço no preparo de diferentes tipos de alimentos. O eletrodoméstico emite ondas eletromagnéticas que ao serem refletidas sobre os alimentos, fazem com que suas moléculas de água vibrem, produzindo o calor responsável por aquecer e cozinhar.

    Como escolher o melhor microondas para o seu bar ou restaurante? Além da aparência e do valor, avalie a potência, capacidade, tamanho, atalhos pré-programados e acessórios.

    Processador

    O processador é o equipamento usado por quem prepara inúmeras receitas e com muitos ingredientes. O utensílio é multifunções e acompanha acessórios para cada tipo de textura, densidade e preparo. Mas, lembre-se, nos modelos de processadores não é possível misturar, ralar, moer, granular, espremer ou fatiar.

    O multiprocessador apresenta um valor alto e demanda um espaço seguro para armazenar os diferentes acessórios. Já o miniprocessador é indicado para quem necessita do básico na cozinha e procura um aparelho que não ocupe muito espaço. Porém, sua capacidade é menor e, por isso, suas porções também serão reduzidas.

    Algumas opções mais sofisticadas já acompanham acessórios para ralar e fatiar, mas a maioria se restringem às tarefas de triturar e picar.

    Refrigeradores e expositores de bebidas

    Além de conservarem adequadamente bebidas específicas, devem ser práticos de usar. Dependendo do seu estabelecimento, tanto seus funcionários, quanto clientes terão acesso aos refrigeradores.

    No momento da escolha, saiba que o vidro pode ser a característica mais determinante de uma expositor, já que é responsabilidade da transparência deixar os itens à mostra. Em geral, eles têm a função de manter os produtos conservados na temperatura ideal por um tempo maior. Sua condição média é de 1 °C a 7 °C.

    Disponíveis no mercado, são os mais variados tamanhos, capacidades, formas e cores. Para chegar ao modelo que melhor conversa com as necessidades de seu bar, é preciso pensar na demanda de seu estabelecimento. Em caso de bares e restaurantes, os verticais são sempre mais indicados.

    Refrigerante 

    O ideal é permanecer mantido a 3ºC. Em temperaturas menores, os produtos podem congelar. 

    Cervejas 

    Se o intuito é gelar rapidamente, as temperaturas negativas são adequadas. Porém, depois de geladas, as cervejas devem ser armazenadas entre 2 °C a 12 °C (a depender do tipo).

    Vinhos 

    Para evitar que o vinho oxide, conserve o tinto a 15ºC. Espumantes, rosés e brancos entre 10ºC e 12ºC.

    Louças e peças de bar

    1. Bandejas, formas e travessas;
    2. Bowls e assadeiras;
    3. Coqueteleira;
    4. Dosador e pinça de gelo;
    5. Panelas e frigideiras;
    6. Pratos; 
    7. Copos, xícaras, canecas e taças
    8. Talheres;
    9. Mangueira para bebidas;
    10. Cafeteira.

    Caneca para Chopp

    Você sabia que há diversas vantagens práticas em beber cerveja em uma caneca em vez de um copo ou garrafa?

    A caneca é geralmente mais pesada e possui uma base mais larga do que um copo ou garrafa de cerveja, o que a torna mais estável e menos propensa a derramamentos. Além disso, a caneca é geralmente feita de um material isolante, como cerâmica ou vidro grosso, o que ajuda a manter a temperatura da cerveja por mais tempo. Isso pode ser particularmente importante para cervejas que devem ser servidas em temperaturas específicas, como as cervejas de trigo ou as cervejas escuras.

    Além disso, a caneca é uma escolha popular em ocasiões festivas, como Oktoberfest, e é frequentemente usada para servir cerveja em bares e pubs. Beber cerveja em uma caneca pode contribuir para uma experiência social mais autêntica e tradicional em torno da cultura da cerveja.

    Armazenamento

    Uma última dica para o seu bar ou restaurante: seus produtos devem sempre ser armazenados de forma correta. E, para isso, existem três tipos para estocar os alimentos de acordo com suas temperaturas:

    • Congelamento: conservados a 0° ou menos;
    • Refrigeração: sob temperaturas de 0° a 5°;
    • Estoque seco: armazenados à temperatura ambiente. Esse estoque deve ser ventilado e não muito quente, entre 25° e 30°.
    Outros produtos e serviços
    Você encontra nesta seção

    O que comprar para a recepção/copa e saguão

    Copa ou recepção

    Bom, a recepção ou copa muitas vezes não recebe a atenção merecida no planejamento. Muitos se esquecem que este espaço pode ser considerado o cartão de visitas do bar, isso porque é o primeiro ambiente ao qual o cliente terá contato. Assim, investir em decoração fará toda a diferença!

    Este também é, geralmente, onde se encontra o caixa. Dessa forma, pode ser necessário o uso de computadores, caixa registradora, impressoras fiscais, maquininha de cartão e telefone.

    Saguão

    Em relação ao cômodo de principal interação com os clientes, a estrutura dependerá 100% do perfil do seu estabelecimento, podendo contar com sofás, caixas de música, quadros, mesas de sinuca e mais itens. De qualquer maneira, selecionamos algumas peças que não devem ser esquecidas: 

    • Aparelho de TV e DVD player; 
    • Sistema de ar condicionado dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente;
    • Equipamento de som;
    • Mesas e cadeiras;
    • Prateleiras para bebidas;

    Em deliverys

    • Smartphone (para lançar pedidos);
    • Impressora não fiscal no setores de produção;
    • Impressora no caixa para impressão de conta e documento fiscal
    • Roteador de wifi.

    Software de gestão para bares: é importante?

    Um bom sistema de gestão é fundamental em qualquer estabelecimento. Para atender a demanda e manter o local sempre organizado, um software simples e ágil otimiza o tempo de sua equipe e melhora a vivência do cliente.

    Para te auxiliar nesse processo, listamos em um outro artigo algumas sugestões de softwares de gestão para o setor alimentício.

    Alguma dúvida, sugestão ou comentário?

    Após este guia você está com todos os equipamentos necessários para o seu bar em mente. Analise cada modelo e opte por aqueles que atendam melhor às demandas de seu negócio e apresentem qualidade e segurança!

    Não deixe de compartilhar conosco suas dúvidas, sugestões ou comentários.