Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Chapa a gás ou elétrica: características, diferenças e a melhor escolha para seu negócio

| ,

Chapa a gás ou elétrica: características, diferenças e a melhor escolha para seu negócio

Chapa a gás ou elétrica

Chegou o momento de optar pela chapa perfeita para sua demanda? Através deste artigo nós vamos te explicar todos os detalhes e benefícios dos modelos de chapas que existem no mercado. 

Assim como a construção de seu cardápio, montagem da cozinha e do restaurante, a escolha da chapa também está presente naquela lista de itens fundamentais para o seu negócio.

É ela que irá ditar muito do sabor do que é oferecido, a rapidez de suas entregas e até mesmo o modelo mais ‘fácil’ de produzir seu hambúrguer – como tradicional ou smash.

A seguir, confira tudo sobre o utensílio. Neste artigo você vai encontrar:

  1. Diferenças entre chapa, char broiler e churrasqueira
  2. Vantagens e desvantagens das chapas a gás e elétrica
  3. Tamanho ideal para o seu negócio
  4. Como cuidar da sua chapa
  5. A melhor escolha para a sua hamburgueria

Diferenças entre chapa, char broiler e churrasqueira

Chapa

A chapa apresenta uma superfície lisa e plana. Além de ser fácil para a limpeza, justamente por essas duas características anteriores, ela é multitarefa. Título ganho por ser ótima para diversos alimentos e de diferentes texturas, como bacon, carnes, hambúrguer, ovos, panquecas, sanduíches de queijo, grelhados e hambúrgueres vegetarianos (que possuem consistências mais ‘quebradiças’).

Ela é apta para tudo que seria feito em uma tradicional frigideira redonda, mas com o diferencial de ser retangular e mais espaçosa, possibilitando mais de um processo ao mesmo tempo. E, ainda, retém mais calor, chegando a temperaturas bem mais altas em comparação a frigideira comum.

Ideal quando o assunto é hambúrguer: deixando-o no ponto correto, selado por fora e rosado por dentro. Tudo isso, claro, preservando sua suculência e sabor!

Chapa

Char broiler

Já as char broilers (as tradicionais grelhas) possuem grades acima da fonte de calor ao invés de uma estrutura lisa. São esses sulcos que dão aquele toque charmoso de “marcas de grelhas” aos alimentos prensados. Elas contam com uma estrutura aberta, fogo alto e costumam criar calor através de aquecimento a gás ou elétrico – ao contrário das churrasqueiras convencionais que dependem de carvão e precisam de um controle manual de temperatura.

As char broilers também são responsáveis por proporcionarem o conhecido toque de churrasco aos hambúrgueres, transformando-os em gourmets ou artesanais por serem feitos no fogo (de verdade). 

O aparelho costuma ser um pouco mais caro e demanda mais disposição para a limpeza, mas deixa os alimentos com mais sabor e suculência.

Chapa Char Broiler

Churrasqueiras

As churrasqueiras são mais difíceis de encontrar em hamburguerias e outros restaurantes, isso porque não trazem a praticidade na hora da limpeza e a possibilidade de vários processos ao mesmo tempo, como nas chapas.

Veja também:  Estudo de caso: Bar dos Esportes

Acertar o ponto da carne é mais trabalhoso e o carvão torna-se mais um investimento.  

Os aparelhos que citamos estão disponíveis com uma série de diferentes características exclusivas que indicam como cada um pode ser usado, quais alimentos e as quantidades que neles podem ser preparados. Com atenção a essas diferenças e similaridades, você fará a melhor escolha para sua cozinha industrial!

Churrasqueira

Vantagens e desvantagens das chapas a gás e elétrica

As chapas a gás apresentam uma distribuição de calor mais uniforme e, devido ao rápido aquecimento do gás, chegam em temperaturas mais altas em menos tempo – por conta disso suas placas são mais grossas. Com características como velocidade reduzida no aquecimento, os modelos elétricos compensam esse déficit através de suas placas mais finas.

Outra diferença é que o modelo elétrico costuma ser considerado mais caro em comparação ao outro sistema, mas pode gerar um número menor de custos adicionais e/ou opcionais a longo prazo, como a instalação de uma tubulação por um profissional – exigência do utensílio a gás, por exemplo.

Sobre os modelos elétricos, uma de suas grandes vantagens também se dá por não precisar de alvará dos bombeiros. Assim, eliminam a construção de cabine para botijão de gás (caso não tenha rede de gás natural) e da tubulação específica de cobre, como citamos. Entre outros benefícios, ela controla a temperatura de forma mais precisa, o que ajuda a acertar o ponto da carne.

Em hamburguerias, geralmente as chapas a gás são as mais utilizadas, já que oferecem uma boa economia no consumo de energia quando usada por longos períodos. Ela também é considerada como uma das melhores escolhas para hambúrguer artesanal e smash – um dos queridinhos do mercado atual!

Vale ressaltar que a sua decisão deve ser pensada em fatores como custo e desempenho, já que em funcionalidade os dois padrões são similares. Não há uma regra para a melhor opção, então reflita, inclusive, sobre o conceito de seu restaurante. 

Tamanho ideal para o seu negócio

Os principais pontos neste quesito serão a demanda do seu estabelecimento e a estrutura da cozinha. Quanto maior a chapa, melhor para os momentos de pico dos pedidos.

Mas um tamanho além do necessário também pode atrapalhar ocupando um espaço que poderia ser destinado a outras peças importantes para a construção de seus lanches e pratos.

Um dos pontos positivos dos modelos maiores é que eles podem vir com acessórios para torná-los mais flexíveis, como prensa ou uma zona de aquecimento duplo para alimentos separados – que ajudam a acompanhar a grande demanda durante as horas mais movimentadas.

Chapa com legumes

Como cuidar da sua chapa

Para o melhor preparo dos alimentos, ela precisa de alguns cuidados e uma boa limpeza, garantindo sua durabilidade e proporcionando um bom uso. Não à toa, é obrigatório retirar os resíduos de comida com a ajuda de uma espátula ao final dos processos.

Se for lavar a chapa com sua estrutura ainda quente, o ideal é usar água com bicarbonato. Em um período de poucos dias – e levando em conta o movimento – é indicado utilizar palha de aço para remover resíduos de maneira definitiva. 

Veja também:  13 ideias para o site do seu hotel ou pousada

Ao final de cada mês é necessário polir a chapa com auxílio de uma pedra-pomes.

A melhor escolha para a sua hamburgueria

Se você está a procura da chapa ideal para desenvolver os melhores hambúrgueres, separamos três aspectos e algumas dicas para levar em conta na hora de equipar seu espaço:

Material

Quanto mais fácil de higienizar, menos tempo será destinado para a limpeza entre os pedidos. Os modelos mais comuns são de ferro e aço inox. Ambos são excelente e apresentam boas vantagens, mas o segundo se destaca pela durabilidade e alto aquecimento. 

Esses materiais são mais duráveis e fáceis de limpar. 

Tempo de aquecimento

A temperatura também é um diferencial e, para ser bem aproveitada, você deve ter atenção ao tempo que leva para iniciar o aquecimento e optar por produtos mais rápidos, agilizando sua produção.

As chapas a gás costumam esquentar sem grande espera. Já a elétrica, apesar de demandar mais tempo para chegar a temperatura ideal, ela se mantém aquecida por mais tempo e, consequentemente, menos energia será gasta (proporcionando melhor economia).

Geralmente, quanto mais moderna a chapa, mais ágil será o aumento de temperatura.

Tamanho ideal

Como falamos anteriormente, o importante é calcular uma média de movimento e quantos pedidos são feitos no mesmo horário e em momentos de alta demanda, como almoços, jantares, fins de semana e feriados.

Por fim, antes de escolher qual será a chapa perfeita para o melhor hambúrguer e outras receitas, leve em consideração estes pontos importantes! Lembre-se também que nem sempre o mais barato será o mais econômico a longo prazo. 

Depois de todas essas informações, pronto para fazer a diferença em seu estabelecimento e apresentar o melhor das opções presentes em seu cardápio?

Conheça as opções de chapas a gás e elétrica que a Di Pratos oferece.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes