Sistemas de gestão para bares e restaurantes
11 sistemas de gestão para bares e restaurantes

11 sistemas de gestão para bares e restaurantes

| , ,

11 sistemas de gestão para bares e restaurantes

Sistemas de gestão para bares e restaurantes

Falta de cadastros de clientes e contatos de fornecedores, desorganização financeira e inclusões em pedidos são algumas atitudes que comprometem a gerência de seu bar ou restaurante. Para evitar erros comuns como estes que prejudicam a imagem de seu estabelecimento (além de causar prejuízos), a melhor solução é buscar por um bom sistema de gestão. 

Com a instalação de um software especializado, você poderá unificar demandas diárias em um único espaço, como controles de estoque, fluxos de caixa e movimentações da semana, e entregar pedidos com mais precisão, por exemplo. 

Para que o sistema realmente auxilie sua equipe e facilite a rotina do negócio, você deve considerar as necessidades específicas do seu restaurante. Isso porque cada empreendimento apresenta diferentes urgências. Identificá-las é o primeiro passo para entender o que precisa.

Cada vez mais, a tecnologia se torna o centro da gestão – seja qual for o segmento. Essa atual (e futura) característica do mercado, abre um leque gigante de softwares ou aplicativos que exibem soluções práticas eficazes para qualquer empresa. 

E, no setor gastronômico, não seria diferente! Hoje, as ferramentas são as principais responsáveis por controlar a saúde financeira e qualitativa do estabelecimento. São diversos relatórios que, quando bem avaliados, conseguem obter os resultados mais positivos.

Também vale ressaltar que atualmente os apps para gestão de restaurantes já são vistos como imprescindíveis para aprimorar o atendimento e a logística do estabelecimento alimentício. Isso porque através deles algumas atividades passam a ser automatizadas, sobrando mais tempo para outras tarefas da administração do local – o que é super válido para planejamentos, investimentos e, consequentemente, crescimento. 

Quanto aos softwares, existem versões pagas e gratuitas disponíveis no mercado. Para auxiliar na busca do melhor modelo de gestão para o seu restaurante, listamos uma série de opções com bons benefícios para o segmento. Confira ao longo deste artigo! 

Por que aderir a um sistema de gestão em seu bar ou restaurante?

Softwares e aplicativos são ferramentas de gestão que auxiliam em diversas áreas da administração de um estabelecimento. Em maioria, estes proporcionam controle de estoque, relatórios de caixas com comparativos entre os períodos, fluxos de pedidos e desempenho da equipe.

Dessa forma, ao incrementar o sistema, você garante mais produtividade aos seus funcionários e tempo para destinar a melhorias no serviço, divulgações, relacionamento com o cliente e mais.

O que avaliar ao escolher seu sistema de gestão?

Bom, o ideal será aquele que corresponda melhor às suas necessidades. Sendo assim, há vários fatores que devem ser avaliados ao adotar um aplicativo ou software para o seu bar ou restaurante. Veja algumas dicas para ponderar: 

Avalie o que o sistema oferece

Para saber o quanto o modelo pode ou não ser completo, veja quais as funcionalidades básicas e benefícios que ele oferece. Confira abaixo um resumo de como fazer esta análise:

  1. Atendimento de mesas;
  2. Lançamento de pedidos;
  3. Cadastro dos clientes;
  4. Relatórios mensais;
  5. Emissão de notas;
  6. Controle financeiro (contas a pagar e a receber);
  7. Fluxo de estoque. 

Outras opções, como as que oferecem comandas eletrônicas e cardápio digital, dependerá do quanto você está disposto a investir no sistema. 

Especialidade no segmento de acordo com o segmento

Estar de acordo com o segmento em que atua significa optar por um sistema que ofereça atividades específicas para o setor de alimentação. E, que além disso, corresponda ao porte do seu negócio. 

Inclusive, os melhores modelos são aqueles gratuitos ou que não cobram fidelidade ou pagamento por módulos, e sim, por mensalidades. 

Integrações com outros softwares

Ao escolher um sistema de gestão é importante que este se relacione com outros programas utilizados em seu restaurante. Conversar com aplicativos de delivery, por exemplo, é essencial para um controle mais amplo de seu estabelecimento. 

Veja também:  Como servir um brunch em seu restaurante: sugestão de cardápios e funcionamento

A correlação é indicada porque reduz o retrabalho e limita a porcentagem de erros ao realizar fechamentos e relatórios. 

Informações na nuvem

Atualmente, este é considerado um pré-requisito básico para que você não perca informações importantes caso o computador ou celular sofra algum tipo de dano. Estar na nuvem, ou seja, em um ambiente fora da sua máquina, garante proteção e acesso em qualquer lugar. 

Avaliações e comentários

Uma dica extra é sempre pesquisar por avaliações dos sistemas de gestão que está cotando. Busque por comentários e feedbacks de usuários anteriores em sites como o Reclame Aqui, Google e até mesmo nas redes sociais de cada uma das empresas. Isso te concederá uma ideia mais ampla para a melhor escolha. 

Benefícios com um sistema de gestão

  • Agilidade no serviço;
  • Aumento da produtividade; 
  • Redução de erros;
  • Centralização de processos;
  • Otimizar o tempo de gestão; 
  • Melhoria da experiência do cliente; 
  • Custo-benefício. 

Sistemas de gestão para bares e restaurantes

Bematech Misterchef ou Totvs Chef

Programa desenvolvido para intensificar o desempenho e a eficiência de um estabelecimento alimentício, o Bematech MisterChef – hoje mais conhecido como Totvs Chef, auxilia no controle de toda a gestão financeira e estoques, e analisa indicadores, otimizando as receitas para diminuir custos e prejuízos. 

Esta é considerada uma das alternativas mais famosas para quem procura por um software de gestão de bares e restaurantes. Apresenta as funções de atendimento a mesas, retirada de senhas, fluxo de caixa e estoque, gerência financeira e programação de ações como promoções e combos. E oferece maiores vantagens para equipes que também atuam com pedidos por delivery. 

Facilidade de navegação e controle geral de todos os dados de seu negócios em apenas um clipe. 

Goomer

Este funciona como um cardápio eletrônico e pode ficar disponível nas mesas, para controle também dos clientes, ou permanecer com o garçom. Inclusive, o próprio consumidor pode pedir diretamente no tablet.

Se adotar este mecanismo, você deve detalhar todas as informações dos pratos, disponibilizar fotos e sugerir harmonizações. Dessa forma, a cozinha recebe automaticamente o desejo de cada um com as especificações inseridas, em tempo real.

O Goomer melhora o atendimento e amplia o canal de comunicação, além de parecer dar mais autonomia a quem está consumindo. Ou seja, um aperfeiçoamento ao seu bar ou restaurante.

NCR Aloha – NCR Colibri

O modelo NCR disponibiliza uma tecnologia completa para operações e fidelização dos clientes de seu negócio. Como vantagem, o Colibri, frente ou caixa, pode gerir e apresentar as informações financeiras e operacionais mais relevantes para você e sua equipe.

KCMS

A KCMS contém a solução ideal para gerenciar as mesas, comandas e vendas em geral. O sistema trata-se de um software muito usado por quem administra restaurantes e bares, principalmente aqueles que contam com franquias do empreendimento. Isso acontece porque, com ele, é possível ter acesso a relatórios de fechamento de caixa e vendas de qualquer lugar que o administrador estiver, apenas com o uso do celular. 

O sistema ainda apresenta uma previsão de vendas com base no número realizado nos últimos dias – e o aplicativo promove integração com pedidos de diversas plataformas em uma só tela. Além da comanda eletrônica, oferece um display para área de produção mais ágil e com menor percentual de erros.

Tecknisa

Este promove inovação para automação comercial de um food service. Com a integração aos sistemas POS e PDV para restaurantes, pizzarias, hamburguerias, sushis e temakerias, a Tecknisa proporciona soluções de gestão de cardápio, planejamento estratégico, soluções para o dia a dia, custo-benefício e união com outros softwares utilizados no local.

MarketUP

O modelo MarketUP é usado não só em bares e restaurantes, mas também por lojas no geral, já que é um sistema integrado de gestão planejado para atender micro, pequenos e médios negócios. 

Suas funções são: a gestão financeira e de fluxo de caixa, controle de estoque, emissão de nota fiscal eletrônica, ferramentas de “comanda”, relatórios de desempenho e fiscalização de pedidos com atendimento às mesas. Seu software é gratuito e mantido apenas com propagandas dentro do app. Esta opção também apresenta certificação do SEBRAE. 

Veja também:  Estudo de Caso: Bendito Seja Restaurante e Bar

Scopi

O Scopi traz uma ferramenta simples para criação de novos modelos e métodos de negócio. Entre as vantagens, o recurso gera mapas estratégicos para monitorar suas vendas e ainda desenvolve painéis indicadores de projetos e gerencia tarefas individuais de sua equipe. 

Com uma interface intuitiva, aponta o crescimento de seu restaurante e dá dicas de como melhorar em alguns aspectos de sua gestão. 

OiMenu

O OiMenu oferece maior otimização de tempo para a equipe e comodidade aos clientes através de um cardápio digital. Para vendas mais direcionadas, o sistema permite que o gestor selecione destaques para a página principal e avalie feedbacks dos clientes.

No software, é possível cadastrar promoções em determinados dias da semana para que apareçam como sugestões no cardápio digital. Além disso, os administradores acompanham os pedidos e suas etapas em tempo real.

Sischef

Este é um aplicativo de gestão de restaurantes da Sischef que oferece integração com várias plataformas online de delivery do país. Disponibiliza relatórios financeiros e conta com o diferencial de um recurso que facilita a gestão dos motoboys do estabelecimento. Além disso, cumpre as funções comuns de fluxo de caixa, controle de estoque e display para a cozinha. 

Primeira Mesa

Desenvolvido para movimentar os restaurantes nas primeiras horas de funcionamento, o Primeira Mesa tem como objetivo direcionar descontos aos clientes que fizerem suas reservas para o início do funcionamento dos estabelecimentos. 

Seu funcionamento garante a este o consumidor até 50% de desconto nas refeições do menu. Em geral, as bebidas não são inclusas. O modelo visa diminuir os prejuízos das primeiras horas e intensificar os pedidos por toda a noite. Este é considerado também um serviço de gestão, pois o próprio site se responsabilizará pelas reservas. 

FideliZii

Este também funciona um pouco diferente dos demais, o FideliZii é um sistema voltado para a fidelização de clientes através de uma experiência interativa, por meio de um tablet. Isso porque, o consumidor recebe incentivos para retornar ao local, pontuando descontos ou brindes, a cada visita, de acordo com o seu programa.

Por fim, esta lista tem o objetivo de apresentar os sistemas de gestão para bares e restaurantes mais utilizados no mercado alimentício. Além disso, podemos dar como certa a necessidade de um software ou aplicativo entre os investimentos necessários para um estabelecimento. Proporcione otimização a sua equipe e maior controle a si mesmo ao contar com relatórios específicos para a sua administração! 

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais