Freezer para cozinha industrial
Freezer para cozinha industrial: opções de modelos e como escolher

Freezer para cozinha industrial: opções de modelos e como escolher

| ,

Freezer para cozinha industrial: opções de modelos e como escolher

Freezer para cozinha industrial

Na hora de escolher o melhor freezer para sua cozinha industrial, o mercado oferece diferentes modelos do equipamento para compor a estrutura de seu negócio.

Saber por qual optar é essencial para o bom funcionamento de um restaurante. Por isso, neste artigo, separamos as diferentes opções de freezer para cozinha industrial. 

O freezer industrial é necessário não só para restaurantes, como supermercados e outros comércios, isso porque são eles os responsáveis por manter bebidas, proteínas, doces e mais alimentos na temperatura correta e preservá-los para o consumo.

Segundo o Código de Vigilância Sanitária, regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os insumos precisam ser armazenados separadamente, de acordo com o seu grupo alimentar e temperatura ideal.

Desse modo, se seu negócio apresenta grande variedade de cardápio, provavelmente, sua estrutura dependerá de mais de um freezer industrial. 

A seguir, listamos os principais modelos de freezers para sua cozinha industrial, pontos para levar em consideração ao optar pelo modelo e dicas para manter as temperaturas corretas de cada insumo.

  1. Tipos de Freezer Industrial
  2. Especificações de modelos
  3. Como manter os alimentos na temperatura adequada

Tipos de Freezer Industrial

O principal passo na escolha do freezer ideal para sua cozinha industrial é saber optar por qual modelo atende às suas necessidades. São eles: vertical, horizontal ou cervejeira. Para te auxiliar, preparamos uma breve apresentação sobre cada equipamento. 

Freezer vertical

Com grande volume de armazenamento, o freezer vertical industrial costuma apresentar mais de 500 litros em sua capacidade. O modelo também conta com mais de uma opção com características para diferentes utilidades. 

Se um de seus objetivos é expor os produtos aos seus clientes, o modelo com porta de vidro funciona super bem para facilitar a visão e acesso dos consumidores aos alimentos e bebidas disponíveis. Eles ainda vêm com iluminação para auxiliar na exposição.

Outra alternativa são as máquinas com porta de “chapa cega”, da mesma cor da estrutura,  que são ótimas para um controle mais reservado do estabelecimento.

Além dos padrões mais tradicionais citados acima, também há modelos com porta dupla e que podem ultrapassar mil litros de capacidade, assim como freezers com sistema de dupla ação que possibilitam usar o utensílio como refrigerador.

Freezer Vertical

Freezer horizontal

Para bares e restaurantes, o freezer horizontal é uma excelente opção. Sua capacidade, geralmente, pode exceder mais de 800 litros, possibilitando o armazenamento de grandes peças de carnes, inúmeras embalagens de comidas congeladas e até estocar sacos de gelo. 

Veja também:  Diferença entre porcelana e cerâmica: saiba a melhor opção para o seu hotel

Sobre sua estrutura, o utensílio é encontrado com uma ou duas portas, basculantes ou abertura de correr. Também estão disponíveis com portas de vidro ou chapas da mesma cor. A primeira opção é muito usada para que os clientes escolham o que desejam antes de abrir o freezer, como na hora de optar por um sorvete, por exemplo. 

Assim como o modelo anterior, o horizontal também conta com opções de sistema com dupla ação, caso deseje apenas refrigerar os ingredientes. 

Além disso, no mercado, há o modelo “cycle defrost” que facilita a higienização, pois acumula menos gelo, precisando ser descongelado apenas duas vezes ao ano em média.

Freezer Horizontal

Cervejeira

Se os clientes buscam seu estabelecimento para boas bebidas e drinks, servir a cerveja sempre gelada é imprescindível e este é um utensílio fundamental. A cervejeira alcança a temperatura correta para armazenar e gelar bebidas sem deixá-las congelar.

Também são vistas com porta de vidros ou ainda em alternativas decoradas com um conceito mais próximo aos bares.

Confira também o nosso artigo: Tipos de cervejeiras: escolha o equipamento certo para seu bar ou restaurante

Tipos de cervejeiras

Especificações de modelos 

Listamos mais algumas características que merecem atenção na hora da compra.

Estocagem e temperatura

A estocagem tem relação direta com a temperatura mínima que o freezer deve alcançar. Até porque de nada adianta um grande armazenamento se sua temperatura mínima não é suficiente para congelar os produtos.

Nossa dica é para que analise a quantidade de alimentos que seu estabelecimento precisa manter refrigerado. Isso é importante já que o freezer deve ser capaz de suprir sua demanda por um longo período de tempo.

Sobre a refrigeração, se a opção for com ar forçado, a eficiência em registrar temperaturas menores se destaca quando comparados a modelos de refrigeração estática, por exemplo. 

Termostato digital

Freezers que possuem termostato digital na superfície são uma ótima ferramenta porque através deles é possível controlar a temperatura interna ou identificar problemas sem ter que, obrigatoriamente,  abrir o equipamento.

Limpeza

Uma das principais questões para a higienização dos freezers é o degelo. O equipamento pode ou não oferecer essa função e, caso apresente, pode ser de forma manual, automático ou frostfree. 

Nesta primeira, é necessário desligar o aparelho e retirar o gelo de maneira manual. Já nos casos do automático e frostfree, a própria máquina controla a gestão e aciona o descongelamento.

Estes são pontos importantes a serem considerados com a finalidade de otimizar o tempo de manutenção e rotina de seu estabelecimento.

Como manter os alimentos na temperatura adequada

Abaixo, reunimos mais duas dicas importantes para a funcionalidade da sua cozinha industrial.

Separação dos insumos

Diferentes tipos de insumos, alimentos já preparados ou temperos pedem (e muitas vezes devem) ser armazenados em temperaturas diferentes. Não à toa, agrupamos quais são os tipos e divisões que devem seguir em sua cozinha industrial.

Alimentos preparados

Os pratos que já tiveram seus preparos finalizados devem ser mantidos em uma temperatura diferente dos demais alimentos da sua cozinha. Nossa dica é que, para isso, a temperatura do freezer não seja maior que -5 graus e, ao mesmo tempo, não ultrapasse -15 graus.

Veja também:  Como montar um Restaurante: Passo a passo para empreender

Grãos, caldos e até mesmo carnes podem entrar neste grupo.

Produtos naturais

Produtos naturais ou secos precisam permanecer refrigerados ou em temperatura controlada até que passem pelo processo de manipulação. Também é essencial que a divisão desses alimentos seja feita em um ambiente equilibrado, como um almoxarifado. 

Hortifrutis

Tanto frutas como verduras devem ser conservadas em refrigeração entre 4ºC e 6ºC. E podem ser armazenadas em resfriadores comuns ou congeladores rápidos, preservando seus nutrientes e mantendo seu ‘prazo de validade’. 

Proteínas

Por fim, para as proteínas é necessário um armazenamento entre as temperaturas -18º e 4º.

Freezer com carne congelada

Descongelamento correto de alimentos

Ao montar o sistema de refrigeração, outro importante ponto a considerar é o processo de descongelar – de forma correta – alimentos e insumos.

De qualquer maneira, o descongelamento tende a seguir as recomendações dos fabricantes e todas as regras de segurança alimentar. Proteínas, por exemplo, precisam ser descongeladas com ainda mais cuidado para que não estraguem e ponham em risco seus clientes.

Também vale ressaltar que, em uma cozinha industrial,  o descongelamento em temperatura ambiente é proibido.

O aconselhável é que o processo aconteça por refrigeração. Seguindo o exemplo anterior, em casos de carne, o responsável deve armazená-la em um recipiente com temperatura mais elevada que anteriormente, assim o alimento será descongelado por meio natural, mas sem os malefícios de choque térmico muito forte.

Agora chegou o momento de escolher o melhor freezer para sua cozinha industrial. Confira os modelos e diversidades que a Di Pratos oferece!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais