Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Como montar um bar para festas e eventos: passo a passo e checklist

Tags: ,

Como montar um bar para festas e eventos: passo a passo e checklist

Como montar um bar para festas e eventos

Pensando em empreender e montar o seu próprio bar? E se ele for itinerante? Veja aqui como montar um bar para festas e eventos, além de dicas para obter sucesso 

Já pensou ser dono do seu próprio negócio? O setor alimentício é uma ótima área para quem quer empreender – com um bom planejamento, o sucesso é quase garantido.

Hoje vamos falar do bar para festas e eventos. Barman é uma das profissões com um bom crescimento, já que ele é sempre requisitado para momentos especiais. 

Em festas, eventos e celebrações sempre há um bom bar para servir o público com bebidas e drinques. O leque de opções se estende até mesmo a serviços de hospedagens e outras atividades dentro do setor do entretenimento.

Acha que um bar para festas não é o melhor ramo para você? Não tem problema. Confira 11 ideias de empreendimento no ramo de alimentação, como montar um restaurante e como montar um bar (e aqui com dicas espertas para quem quer abrir um negócio fixo).

Nesse texto você vai encontrar detalhes de como montar um bar para festas divididos nas seguintes categorias: 

  1. Vantagens e desvantagens do setor
  2. Equipamentos para montar um bar
  3. Dicas para obter sucesso em um bar para festas
  4. Legislação necessária

Vamos destrinchar tudo isso?

Como montar um bar para festas

Bar para festas e eventos

Vantagens e desvantagens do setor

As vantagens de empreender no ramo dos bares é que eles possuem um dos crescimentos mais regulares do Brasil – cerca de 10% ao ano. Montar um bar para festas e eventos amplia as suas possibilidades, já que você pode trabalhar em ambientes diversos e que podem te render lucros também diversos. Existem dimensões diferentes entre grandes eventos ou uma festa familiar, por exemplo. 

Veja também:  7 diferentes tipos de padaria e como empreender no negócio

A profissão barman possui formação livre, portanto, pode ser exercida sem a necessidade de um diploma. 

A parte negativa é a premissa de trabalhar com bar: o horário de trabalho se estende pela madrugada, afinal a maior parte das festas e eventos acontecem à noite, e não há finais de semana ou feriados. Lidar com clientes inconvenientes também pode ser um problema. 

Entre os requisitos para montar um bar para festas – e atuar no setor – estão:

  • Boa disposição física
  • Boa memória
  • Capacidade de lidar com o público
  • Simpatia e dinamismo

Equipamentos para montar um bar

Investir em bons equipamentos faz parte do processo para obter sucesso em seu negócio.

Se você for começar com festas e eventos pequenos, não é necessário comprar itens em grandes quantidades.

Utensílios para bar portátil

De modo geral, você vai precisar:

Bar portátil

Muitos espaços para festas não possuem estrutura necessária para um bar, então é muito importante que você ofereça essa opção – não ter um esquema bacana pode te fazer perder o negócio. 

Estude tamanhos e formatos que possam ser mais versáteis. É possível encontrar itens em diversas faixas de preço. 

Utensílios de bar

Sim, você terá que fornecer copos, canudos e guardanapos descartáveis – mas não é só isso que você precisa ter na mão. A lista é extensa e geralmente inclui:

  • Abridor de garrafa
  • Abridor de vinho
  • Bicos dosadores
  • Refrigerador
  • Vasilhas para armazenar frutas cortadas
  • Coqueteleiras

Uniforme

Ter uma roupa padrão para você e sua equipe, ainda que ela seja pequena no início, é importante para uma apresentação profissional. 

Marketing

Invista em um cartão de visita bacana e informativo. Geralmente, quando as pessoas gostam do serviço oferecido, elas pegam o contato e utilizam (ou apenas indicam) no futuro. É uma parte importante para obter sucesso no negócio. 

Além disso, é importante trabalhar as redes sociais da sua empresa.

Dicas para obter sucesso em um bar para festas

Preparar bons drinques e coquetéis está no topo dos requisitos para se ter sucesso como barman, mas é claro que outros fatores entram em jogo. Alguns deles são: 

Drinks e bebidas para festas

Mantenha a higiene e tenha etiqueta ao preparar bebidas

As bancadas devem estar sempre limpas, assim como os utensílios utilizados entre uma bebida e outra. Resquícios de ingredientes ou frutas, por exemplo, podem comprometer o preparo do próximo drinque. 

Veja também:  Fispal Food Service 2022: como chegar, dias e horários, expositores, credenciamento e tudo sobre o evento

Cuidado com o desperdício

Desperdício significa gasto – além de ser um mau trato ao alimento. Calcule bem aquilo que irá utilizar em determinado momento e atente-se ao prazo de validade na hora de montar o seu estoque. 

Crie um cardápio customizado

Cada cliente tem um gosto, então um diferencial é montar o portfólio do evento conforme o que é pedido. Além disso, certifique-se sempre de explicar as opções disponíveis para o cliente e fazer pequenas modificações caso seja pedido. 

Legislação necessária 

Manter a sua nova empresa dentro da legislação também faz parte do processo. O primeiro passo é definir qual será o tipo de sociedade de sua empresa, nome e contrato social.

Muitas empresas começam como MEI, ou seja, Microempreendedor Individual, mas esse registro permite um faturamento de até R$81 mil por ano.

Dentre as atividades permitidas no MEI está a “Proprietário(a) independente de bar e congêneres”, que engloba todo profissional que possui e gerencia bar ou outro tipo de estabelecimento para servir bebidas.

Gostou do nosso passo a passo de como montar um bar para festas e eventos? Continue nos acompanhando por aqui para receber ainda mais dicas sobre o setor alimentício no geral. 

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes