Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas
Açougue gourmet
O que é e como abrir um açougue gourmet ou boutique de carnes

O que é e como abrir um açougue gourmet ou boutique de carnes

Tags:

O que é e como abrir um açougue gourmet ou boutique de carnes

Açougue gourmet

Açougue gourmet, também conhecido como boutique de carnes, é uma tendência que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Com uma crescente parcela da população aderindo aos produtos vegetarianos, o mercado de carnes está se reinventando para continuar atraindo clientes e aquecendo o ramo. 

Diante disso, diversas cidades estão vendo novos pontos desse empreendedorismo e os açougues tradicionais estão perdendo espaço no mercado para a nova onda de “açougue gourmets” – que prometem inovar no setor de carnes.

Além disso, o Brasil é um país conhecido pelos seus amantes de churrasco e carnes, então este público está sempre à procura de novas ideias para incrementar suas refeições e disposto a ser conquistado por diferenciais.

Para abrir um açougue gourmet é preciso seguir alguns passos para ter certeza que o negócio estará regularizado, que a equipe estará preparada para o trabalho e que o comércio estará bem equipado. Além disso, algumas estratégias podem auxiliar no caminho do sucesso para o seu negócio, como a escolha do melhor ponto e entender o público que seu estabelecimento pretende atingir. Essas são algumas das dicas que listamos neste artigo! 

E, como em qualquer outro negócio, é importante pesquisar referências de mercado, como concorrentes deste ramo, e entender quais requisitos iniciais são necessários para uma boa boutique de carnes. Alguns processos são essenciais para você ter em mente antes de abrir o seu novo negócio, vamos ver algumas dicas!

O que é um açougue gourmet? 

O diferencial de um açougue gourmet para um açougue tradicional é, basicamente, o corte de carnes nobres e insumos para churrascos. Cada estabelecimento possui suas particularidades e, além disso, conta com outros diferenciais, como embalagem a vácuo e pratos assados, entre outras especialidades. Os cortes especiais, exclusivos e de alto padrão dentre as carnes, são etapas que fazem parte do projeto de uma casa gourmet e a alta qualidade das carnes e sabor superior é o que o cliente irá buscar nesses locais.

Como abrir uma boutique de carnes?

Algumas estratégias podem ser adotadas para iniciar o processo de um novo negócio no ramo de carnes. Assim como para abrir qualquer outro empreendimento é necessário seguir alguns passos para que tudo esteja regularizado, organizado e preparado – assim, seu negócio tenha tudo para dar certo. 

Veja também:  Como montar um bar para festas e eventos: passo a passo e checklist

A melhor localização

O passo inicial para escolher o melhor ponto para o seu novo negócio é levar em consideração o tamanho do espaço que você pretende utilizar e o público que é possível atingir na região. É importante que o comércio possua uma boa visibilidade, para atrair clientes de rua, e também pode ser interessante observar se há concorrentes na região, para evitar a fuga de possíveis consumidores. 

Além disso, outro fator imprescindível é a limpeza do local e a manutenção de um espaço bem arejado. Por se tratar de uma loja de comidas, a higiene precisa ser impecável e um espaço ventilado evita que o local tenha cheiro muito forte. Caso contrário, o odor pode fazer com que os clientes não permaneçam no local por muito tempo.

Questões burocráticas 

Abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é parte fundamental do processo para criar seu negócio. Além disso, também é necessário conseguir um alvará de funcionamento junto à prefeitura da cidade, assim como um alvará da vigilância sanitária, por se tratar de um estabelecimento de alimentação. 

A documentação regularizada e em dia é o segredo para não ter dor de cabeça por conta de burocracias e apenas se preocupar em manter seu negócio funcionando, agradando os clientes e com alta qualidade. 

Bons fornecedores

Outro ponto importante para sempre ter atenção é a procedência. Se um dos diferenciais do açougue gourmet para o açougue tradicional, como mencionamos acima, é a qualidade dos produtos, investir em fornecedores bons e de confiança é parte essencial do processo para construir uma boutique de carnes. 

Buscar com cuidado os produtores das carnes, as raças dos animais e a forma que o alimento é fabricado é um atestado de qualidade e conhecimento da procedência das suas mercadorias.

Público alvo

Compreender qual público você pretende atingir para focar sua comunicação e especialidades é essencial. O local em que o estabelecimento será aberto é um bom recorte para isso. Quem são as pessoas que frequentam essa região? Qual idade média e que tipo de vida elas têm? Em quais ocasiões elas consomem carne? São algumas perguntas para se fazer para analisar seu público alvo.

Cursos de especialização

Especialização, como já citado anteriormente, é essencial para iniciar um projeto no ramo de carnes. Principalmente no negócio gourmet, pois as pessoas que frequentam esses comércios geralmente entendem do assunto. Alguns cursos de gastronomia com especialidade para carnes, ou até especificamente de cortes de carne gourmet, podem ser uma boa dica.

Veja também:  Chef Carlos Bertolazzi dá dicas sobre como se tornar um profissional de cozinha e fala de sua carreira

Diante disso, prepare a equipe para que os funcionários também tenham conhecimento de carnes e churrascos e até expanda o conhecimento para alguns detalhes que não são essenciais do seu negócio, mas podem fazer a diferença com a relação com o cliente, por exemplo quais os melhores acompanhamentos para um jantar com uma carne de qualidade.

Equipamentos para açougue

Por fim, uma lista de quais equipamentos são necessários na sua boutique de carnes pode ser mais um passo para facilitar o início do seu negócio. Alguns dos itens fundamentais são a mesa de corte, moedor e picador de carne, amaciador de carne e balcão expositor. Além disso, uma câmara frigorífica é indispensável para um açougue de maior porte. Assim como uma serra fita, para auxiliar no corte de carnes congeladas. Facas profissionais também são indispensáveis no negócio. 

Você pode encontrar detalhes sobre os equipamentos essenciais para um açougue no nosso E-book “Equipamentos para açougue: tudo o que você precisa saber”, disponível de forma gratuita aqui no site Dipratos. 

Equipar seu estabelecimento e staff com a maior quantidade de equipamentos possíveis pode facilitar o trabalho no dia a dia e otimizar a mão de obra. 

Conclusão

Após este artigo, todos os passos para criar o seu açougue gourmet estão listados e prontos para serem elaborados. Lembre-se da importância de estar alinhado com o público local e analisar as condições que podem fazer o seu empreendimento prosperar. Proporcionar um serviço único é o que lhe fará conquistar este mercado!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais