Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

10 dicas de como contratar funcionários para seu restaurante

| , ,

10 dicas de como contratar funcionários para seu restaurante

Como contratar funcionários para seu restaurante

Os funcionários fazem parte da alma e da imagem de uma empresa. Principalmente se esta traz relações diretas com o atendimento ao público, como restaurantes por exemplo. Ou seja, contratar pessoas qualificadas acarreta diretamente no bom funcionamento de seu negócio. Por isso, escolher novos colaboradores é uma tarefa que merece atenção e dedicação. 

Além de integrarem a estrutura do empreendimento, funcionários devem criar um vínculo com os líderes e outros membros. Não prezar por relações interpessoais ou um ambiente saudável para toda a equipe pode levar a rotatividade de empregados a uma constância, o que prejudica o andamento do estabelecimento. 

A principal questão em uma contratação é como optar pela pessoa certa. Ao escolher alguém que, por algum motivo, possa vir a não funcionar com o cargo destinado ou com o restante do time, gera problemas na performance de qualquer empresa, inclusive, no ramo alimentício. 

Para desenvolver uma boa técnica de contratação e evitar futuros problemas, veja a seguir algumas informações para te ajudar no processo de encontrar novos funcionários para seu restaurante.

No decorrer deste artigo, você encontrará 10 dicas sobre o tema. São elas:

  1. Defina os cargos e a estrutura de seu restaurante
  2. Alinhe-se com os outros membros de liderança da empresa
  3. Além de você, tenha mais funcionários participando do processo de entrevistas
  4. Publique anúncios informativos quando divulgar a vaga
  5. Crie um roteiro para o momento de entrevistas
  6. Torne o bate-papo uma via de mão dupla
  7. Métodos tradicionais de anunciar a oportunidade
  8. Contrate funcionários com processos online
  9. Qualidade X Quantidade
  10. Após a contratação, invista em sua equipe

Lembre-se sempre de que uma boa equipe é o maior trunfo para um negócio bem-sucedido. Por esse motivo, você deve gerar um método para achar bons candidatos antes mesmo de iniciar a divulgação da vaga. Criar uma estratégia e divulgar as oportunidades abertas em sua empresa dependem de um investimento significativo de tempo e um custo mínimo, mas são os métodos mais eficazes para um bom recrutamento.

Entrevista para vaga de emprego em restaurante

Como contratar funcionários para seu restaurante

Defina os cargos e a estrutura de seu restaurante

Para que seu restaurante apresente um ótimo funcionamento perante aos clientes e fornecedores, alguns cargos de sua estrutura precisam ser preenchidos. O número de contratados por categoria dependerá do tamanho e demanda de seu estabelecimento, mas as hierarquias seguem as mesmas em todo o ramo alimentício.  

Ao ter em mente as divisões e suas funções de trabalho, você pode construir a disposição de grupo mais eficiente para os serviços que oferece. 

Os cargos que geralmente compõem um restaurante são: gerente, chef de cozinha, garçons, atendentes, caixa, entregadores e, em alguns casos, recepcionista e sommelier. 

Alinhe-se com os outros membros de liderança da empresa

Sempre consulte seus gerentes ou futuros chefes do possível contratado para somarem no processo seletivo. Afinal, eles irão treinar e acompanhar o desenvolvimento da pessoa, além de saberem na prática as atividades que estão desfalcadas na equipe.

Veja também:  Tipos de cervejeiras: escolha o equipamento certo para seu bar ou restaurante

Sendo assim, alinhe-se com eles antes de começar as primeiras fases de entrevistas e,  juntos, vocês irão estabelecer os valores principais que buscam encontrar. 

Além de você, tenha mais funcionários participando do processo de entrevistas

Reunindo este tópico com o anterior, o ideal seria que os gerentes também participassem do processo de entrevistas e se reunissem após cada bate-papo para considerações mais amplas sobre os candidatos. 

Aderir a esse hábito ajuda a garantir que os chefes diretos, abaixo de você, estejam totalmente de acordo quanto a um potencial contratado.  

Publique anúncios informativos quando divulgar a vaga

Ao publicar um anúncio de vaga, você deve ser o mais claro possível, compilando todas as informações disponíveis sobre o seu restaurante e serviços oferecidos por ele. Nosso conselho é incluir palavras-chave que explicam sua empresa e conceito de trabalho, estilos de serviço, jornada semanal e diária, método de contratação (CLT ou PJ) e mais descrições que julgar importante. 

Os anúncios precisam ser apresentados de forma profissional, com contatos, e divulgados em diversos canais de comunicação. Desde o boca a boca às redes sociais. 

Crie um roteiro para o momento de entrevistas

Criar uma estrutura para o momento das entrevistas ajuda a manter a conversa mais objetiva e dar andamento de forma semelhante com todos os candidatos. Para isso, você deve montar uma lista de questões elaboradas sobre experiências anteriores e outras de cunho mais pessoal. Ter um caminho pré-estabelecido nessas horas garante uma etapa eficiente e mais conhecimento a respeito daquele profissional. 

Para elaborar uma boa lista, você deve ter em mente os tópicos para os quais deseja se atentar durante as conversas. Linguagem corporal, simpatia, rapidez e constância nas respostas são pontos a serem observados. Aliás, para restaurantes, o tato com as pessoas conta tanto quanto a prática no segmento. Já que o funcionário terá total contato com os clientes.  

Por fim, certifique-se de que o entrevistado esteja com ideias claras em relação ao serviço para que não haja algum mal-entendido. Também esteja aberto a dúvidas e questionamentos. 

Abaixo, selecionamos algumas questões que são essenciais para a etapa de entrevistas. Confira: 

  • Por que se interessou pela oportunidade? 
  • Qual sua pretensão salarial? 
  • Como foram suas experiências anteriores? 
  • O que considera mais importante quando está atendendo os clientes?
  • Como você lida com situações de muita pressão?
  • Existem alguns restaurantes em que você se inspira no atendimento?
  • O que não te agradava muito em seu último emprego?
  • Quais são suas expectativas para a função?

Torne o bate-papo uma via de mão dupla

Como falamos anteriormente, esteja aberto para possíveis dúvidas do entrevistado. Inclusive, o diálogo fluirá muito melhor se ele também levantar seus pontos a respeito da vaga.  

E, nunca se esqueça de que ele também estará te avaliando e observando os processos da empresa apresentados por você. Ser pontual e estar ciente de seus currículos são importantes para iniciar uma boa relação. 

Métodos tradicionais de anunciar a oportunidade

As maneiras mais antigas de anunciar uma vaga ainda podem ser eficazes nos dias atuais. Então, não deixe de investir no boca a boca e métodos impressos, como um anúncio na entrada do restaurante – de forma sutil -, e na seção de classificados nos jornais da região ou revista do bairro.

Contrate funcionários com processos online

Há inúmeras possibilidades de divulgar uma oportunidade no universo digital. A primeira estratégia pode ser acrescentar uma aba ‘Trabalhe Conosco’ em seu site oficial. 

Veja também:  EPIs para cozinha profissional: qual a importância de investir neles e quais são os essenciais?

Você pode, inclusive, listar vagas para todas as áreas e deixar um campo fixo para envio de currículos. Assim, sempre terá uma boa movimentação e, quando precisar preencher uma função com mais urgência, terá a opção de recorrer ao histórico de recebimentos.

No site, além de explicar os requisitos para a vaga e as atividades que serão exercidas, use palavras-chaves para que o candidato possa encontrar a publicação através de uma busca no Google. Por exemplo: ‘Procura-se atendentes para o restaurante X em São Paulo’ ou ‘Trabalho para gerente em restaurante no centro’. Frases objetivas e informativas são sempre indicadas pelos mecanismos de procura, o que lhe garante alcançar um número maior de pessoas. 

Outra dica é apostar nas redes sociais! Faça um post no perfil do Instagram e na página do Facebook com as informações completas, um endereço de e-mail para envio de currículos e um telefone para contato. 

Ainda no digital, há outras maneiras de encontrar um funcionário – o  Linkedin é uma delas. Você deve criar um perfil para o seu restaurante e compartilhar as oportunidades. Neste campo, não há limites já que o intuito da rede é unir empregadores e possíveis empregados. Outra fórmula é terceirizar parte do processo seletivo através de empresas com plataformas de contratação, como: Vagas.com, Catho, 99jobs, infojobs, Trabalha Brasil, Deficiente Online (para vagas PCD) e muitos outros. 

Qualidade X Quantidade 

Currículos e inscrições que condizem com o que você busca para o seu restaurante são mais importantes do que a quantidade que você receberá. Para a otimização do processo, nosso conselho é adicionar algumas qualificações e exigências nos primeiros campos de cadastro. Dessa forma, você já estará fazendo uma pré-seleção de forma automática. 

Após a contratação, invista em sua equipe

Como dono de um restaurante, você deve sempre prezar e oferecer o melhor para a sua equipe. Desde selecionar pessoas excelentes para cada cargo a entregar ótimas condições de trabalho. Então, sempre fique atento a feedback e construa um diálogo direto com sua equipe! A relação com eles também ajudará no processo de novas contratações.

Treinamento para funcionários em restaurante
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes