14 dicas para tirar fotos dos pratos do seu restaurante e dele próprio
14 dicas para tirar fotos dos pratos do seu restaurante e dele próprio
Quem já tentou fotografar pratos e alimentos sabe que não é tão fácil quanto parece. As tentativas de ângulos são inúmeras e as imagens seguem não sendo atraentes. Então, qual é o truque? Vários!
Os passos para boas fotos vão desde a montagem da comida à iluminação, foco e equipamentos. Sendo assim, separamos algumas dicas para você melhorar qualquer registro e divulgar fotos atrativas do seu estabelecimento nas redes sociais.
Lembre-se sempre de que a foto precisa cumprir o papel de transmitir o sabor e a qualidade de seu cardápio. Já diz o ditado: “come-se primeiro com os olhos” – e é essa a sensação que deve ser proporcionada ao cliente através das publicações nas redes ou menu digital.
Dicas para tirar fotos dos pratos do seu restaurante e dele próprio
Contratar um fotógrafo profissional ou tirar fotos com o próprio celular?
Se for possível contratar um fotógrafo profissional especializado em fotos de comida, invista! Ele saberá exatamente como tirar fotos que valorizem os produtos e o ambiente.
Porém, se ainda não é momento financeiro de investir em um fotógrafo, confira as dicas para tirar você mesmo as fotos do seu cardápio e ter um bom resultado.
Atualmente, a maioria dos smartphones já vem com uma câmera de qualidade, o segredo é saber explorar bem os recursos que eles oferecem.
Aqui vão alguns toques:
- Ative o foco;
- Desative o flash;
- Sempre limpe a lente antes de clicar;
- Use a luz natural ou uma luz própria para melhorar a iluminação das fotos;
- Explores ângulos diferentes;
- Tenha atenção ao enquadramento;
- Busque por fotos profissionais na internet e tente perceber a posição da câmera e das luzes nas fotos que você mais gostar.
O que não fazer em fotografias de cardápio ou redes sociais
Câmera perto demais
Não aproxime demais a ponto de dificultar a identificação dos ingredientes e do tamanho da porção.
Evite iluminação fluorescente
Não é indicado fotografar o prato com iluminação de lâmpadas fluorescentes, uma vez que isso proporciona um ar mais ‘plastificado’ para os alimentos e modifica as cores dos ingredientes.
Ângulos que escondem ingredientes
Tenha cuidado com os ângulos da fotografia. O correto é ter em mente que todos os ingredientes recebam seu devido protagonismo na foto de acordo com sua quantidade na receita. Por exemplo, não utilize um enquadramento que esconda o cheddar ao registrar o hambúrguer.
Aposte na iluminação
A primeira preocupação deve ser o domínio da luz, o que é fundamental para se obter uma boa foto. Isso não significa que você tenha que comprar a melhor luz profissional do mercado, mas saber aproveitar a luz natural a seu favor.
Abra portas e janelas do ambiente onde será feita a sessão fotográfica e, se o ambiente permitir, dê preferência por fotografar pela manhã, já que iluminação natural pode auxiliar nos cliques.
Como falamos acima, o uso de flash nos alimentos não é indicado porque a dificuldade de encontrar um bom ângulo pode deixar as imagens sem brilho, com reflexo, ou até mesmo provocar uma alteração na coloração do resultado final.
Dedique-se ao enquadramento
A dica principal é sempre preparar sua câmera (ou celular) para tirar fotos na posição horizontal e vertical! Já o segredo do bom enquadramento é posicionar o prato e outros itens para a fotografia de forma que ele ocupe entre 70% a 80% da imagem.
Para deixar o cliente com “água na boca” tire algumas fotos em close, para mostrar a textura e os detalhes. Além disso, é essencial ter cuidado para que a louça ou a embalagem não deem uma impressão falsa da proporção do que você está oferecendo.
Capriche na montagem
Existe um motivo pelo qual os restaurantes e hamburguerias colocam ênfase na apresentação de um prato. A intenção é que os clientes se sintam atraídos para fotografar e compartilhar o registro. Essas, por sua vez, automaticamente ficarão bonitas pela cuidadosa montagem do prato e harmonização com a mesa e o ambiente.
Como dono de restaurante, a ideia é trazer boas apresentações para, além de apresentar boas imagens em suas redes sociais, atrair um novo público. Você contará com uma ajuda natural da clientela.
Atenção ao plano de fundo
Se estiver fotografando em uma mesa, use uma toalha bonita que combine com a louça escolhida. Usar uma mesa de madeira rústica também pode funcionar. Certos objetos também auxiliam, por exemplo: você pode posicionar um hambúrguer em cima de uma tábua de corte de madeira, ornado com uma bebida também oferecida na casa.
Mostre o recheio e os detalhes
Para conquistar ainda mais os clientes e despertar um desejo, você deve evidenciar o que está no interior do seu prato, além dos detalhes dele. Ou seja, procure tirar fotos dos pratos que são recheados cortados ao meio, como hambúrguer ou bolo.
Escolha ingredientes frescos
Os alimentos perecíveis devem ser escolhidos a dedo para a montagem dos pratos e da sessão de fotos. Sempre tenha atenção às possíveis imperfeições que certos alimentos, como frutas, verduras e legumes podem apresentar para não ficarem evidentes na fotografia. Opte por ingredientes mais naturais, como um ramo de manjericão ou o alecrim, que irão compor a construção do prato.
Esse estilo de composição reforça a ideia do “feito à mão” e contribui para dar atenção ao elemento principal do prato. Em casos de hambúrguer, por exemplo, é super válido usar alguns ingredientes, como as verduras, carne e os molhos para dar um toque diferenciado à imagem.
Preste atenção nas louças e utensílios
Não só a textura dos alimentos, mas também os acessórios utilizados ajudam a trazer riqueza à fotografia gastronômica. Toalhas, jogos americanos, madeira, louças e talheres podem harmonizar as fotos. A dica de ouro aqui é explorar a identidade visual de sua marca.
Em relação às louças escolhidas, é importante priorizar peças pequenas e médias, que não roubem a cena. As louças de cerâmica são ótimas opções porque possuem pouco brilho e refletem menos a luz – o mesmo vale para os talheres muito brilhantes.
Contar uma boa história sempre faz diferença! E, na era digital, mandar bem nessa harmonização pode ser o que faltava para dar mais originalidade aos posts nas redes sociais e agregar na reputação de seu estabelecimento. Veja algumas dicas:
Particularidades dos alimentos
Pratos leves – com carne branca e/ou salada – costumam priorizar espaços em branco para colocar ênfase total no alimento.
Pratos pesados – como hambúrgueres com pão e carne vermelha – costumam ser fotografados de perto para criar uma imagem impactante.
Isso significa que cada prato pede uma harmonia diferente. Às vezes pode ser melhor algo simples e econômico e, em outros, a ideia é fazer o cliente salivar.
Já louças coloridas passam a ideia de uma refeição rica e apetitosa.
Filtros
Quando usado corretamente, um bom filtro pode fazer toda diferença na hora de deixar o prato mais saboroso aos olhos.
Comidas mais “pesadas” com ênfase na carne vermelha, gordura, ou pão, os filtros com cores quentes funcionam melhor (puxando para o vermelho).
Para comidas mais “leves” – verduras e legumes – cores frias funcionam melhor (puxando para o azul).
Evite filtros que puxam para o verde. Essa cor é muito associada ao mofo e pode trazer uma impressão indesejada ao alimento.
Para celulares há bons aplicativos para realizar esse ajuste, como o próprio Instagram, que conta com um slider exclusivo para temperatura da cor. Utilize a ferramenta para sua foto ficar “mais quente” ou “mais fria” de acordo com o prato.
Aplicativos
Como citamos no item acima, aplicativos de celular são bons aliados. Mesmo que seu restaurante ou bar contrate um fotógrafo profissional, o fato é que saber utilizar os apps certos pode ser mais uma vantagem para o seu dia a dia nas redes sociais.
Por isso, pedimos ao Rodrigo da Produtora Bravo Bird (Instagram: @bravobird) para indicar alguns:
- Adobe Lightroom: perfeito para ajustes de cores e sombras, além de contar com várias ferramentas profissionais de tratamento de imagens;
- Foodie: contém vários recursos para foto e vídeo de comidas além de dezenas de filtros;
- VSCO: ótimo para tratar as fotos e fazer pequenos retoques.
Composição para fotos do ambiente
Para fotografar o espaço do seu restaurante, o importante é prezar pela organização dos elementos que irão construir as fotos: mesas, cadeiras, luzes, quadros, decoração, etc. Se o seu estabelecimento contar com áreas externas, priorize fotografá-las pela manhã.
Já no caso de bares, o interessante é utilizar como fundo a organização das bebidas nas prateleiras ou montar uma mesa com copos exaltando os drinks, cervejas e vinhos servidos! Outra dica são os barmans construindo o drink, os movimentos podem trazer mais detalhes e riqueza para as fotos.
Invista na movimentação de clientes: aproveite os dias com a casa mais cheia e registre a experiência de algumas mesas para divulgar nas redes sociais e site – isso pode engajar mais pessoas a quererem viver a mesma situação proporcionada no seu restaurante.
Uso das fotos nas redes sociais
Esse não precisa e não deve ser o seu único conteúdo para a rede social, mas é importante sempre ter uma certa variedade de fotos de pratos e em alguns casos vale a contratação de um fotógrafo para registrar as opções mais vendidas, por exemplo.
As redes sociais em geral precisam retratar o seu negócio em tempo real. Então, nada de publicar imagens de dois anos atrás com decorações completamente diferentes — mantenha-se atualizado!
Além das fotos, você pode fazer vídeos dos pratos sendo preparados, explicando como são feitos — sem entregar a receita, é claro. Esse estilo de conteúdo movimenta o Facebook, pois costuma agregar ao cliente e transmite credibilidade.
Se as fotos já são importantes no Facebook, para Instagram elas são ainda mais. Aliás, a ideia essencial dessa rede social é exatamente o compartilhamento de fotos!
Uma boa dica para se inspirar é dar uma espiada no que grandes bares e restaurantes fazem no Instagram, mas claro, sempre pensando em se diferenciar também. No Instagram, você pode abusar de diversas facetas: ângulos de fotos, composições, registros mais longe ou mais perto do prato e também os filtros.
Cardápio nos destaques
A partir dos stories, que são aquelas publicações que podem ser visualizadas por apenas 24 horas, você pode e deve criar destaques que ficam no seu perfil para que as pessoas visualizem, sem limite de tempo, determinados conteúdos, como a experiência de clientes e fotos do ambiente e de pratos e drinks.
Você pode, por exemplo, criar um destaque chamado “Menu” e incluir stories com fotos dos seus pratos, nome e ingredientes para que as pessoas tenham interesse em ir até o seu restaurante — essa é uma ótima maneira de divulgar o seu cardápio de forma totalmente gratuita.
Além das redes
Se a finalidade da foto for para publicações em revistas ou matérias, será super válido a contratação de um fotógrafo para conseguir a melhor iluminação e ângulos. Nessas ocasiões a louça escolhida e a montagem devem somar ainda mais para a composição do resultado final.
Cliques e mais cliques
Isso porque a foto perfeita nunca sai de primeira! Teste vários estilos e tire várias fotos do mesmo ângulo para garantir que você tenha pelo menos uma perfeitamente nítida.
Seja criativo! Até uma foto que não mostra o seu produto pode ser muito apetitosa!
Após as 14 dicas reunidas aqui, você está pronto para realizar um verdadeiro book do seu restaurante e cardápio. Aproveite todos os dias para treinar alguns novos ângulos e montagens e compartilhe!
Di Pratos Multinox