Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Como reduzir o consumo de energia em seu bar ou restaurante

| ,

Como reduzir o consumo de energia em seu bar ou restaurante

Como economizar energia em bares e restaurantes

Restaurantes e bares brasileiros estão passando por um aumento na conta de energia elétrica – assim como grande parte do País. O reajuste tarifário acontece em decorrência da diminuição da quantidade do insumo disponível. O agravante é que o cenário atual também representa a retomada da economia após as reduções de jornadas e menores faturamentos mensais por conta da pandemia do coronavírus, o que pode significar para muitos estabelecimentos um caixa já prejudicado.

Para mudar ou melhorar essa realidade, existem medidas para o controle de gastos e desperdícios que conseguem ajudar a manter os custos do empreendimento dentro de um valor viável. Uma boa coordenação é indispensável para garantir vida longa aos serviços oferecidos.

Reconhecendo o consumo de energia elétrica como um dos gastos fixos do bar e restaurante, é importante entender como a fatura é cobrada e quais são as possíveis economias a serem incorporadas no local. Além da compreensão em relação a conta, também é fundamental identificar quais são os equipamentos que mais consomem e adotar soluções condizentes com o perfil do negócio. Isso porque estima-se que a eletricidade representa 40% de todas as despesas de uma empresa, o que evidencia ainda mais a necessidade de buscar ações que minimizem seu impacto final no orçamento. 

Este artigo reúne, então, dicas práticas e eficientes para diminuir o valor da energia elétrica na fatura de bares e restaurantes. Ao todo são 6 orientações, confira!

Redução do consumo de água

Antes de mais nada, além de economia de energia, é importante se atentar ainda ao consumo de água. Estabelecimentos do ramo alimentício precisam de uma grande quantidade deste insumo para manter suas atividades. E, assim como acontece com a eletricidade, existem maneiras simples de reduzir seu consumo e diminuir mais um dos gastos fixos mensais:

  • Manutenções periódicas para evitar desperdícios;
  • Conserto imediato de torneiras com vazamentos;
  • Utilização válvulas de spray de baixo fluxo;
  • Instalação de aeradores de baixo fluxo ou reguladores que limitam a quantidade de água que sai da torneira.

Dicas para reduzir o consumo de energia em bares e restaurantes

Iluminação

A iluminação de um restaurante é um dos fatores mais importantes para a realização de bom trabalho e garantia de uma experiência positiva ao cliente. Porém, este também representa um dos maiores gastos do estabelecimento. Prezando pela economia, algumas medidas devem ser consideradas a fim de evitar desperdícios comuns.

Iluminação natural

Aproveitar a iluminação natural, se possível, pode representar um ótimo ganho financeiro no orçamento final. O projeto e as áreas do restaurante podem ajudar a favorecer a entrada de luz nos ambientes. Uma dica extra é pintar as paredes com cores claras, apostar em janelas amplas e instalar clarabóias.

Sensores de presença

A movimentação constante de público em bares e restaurantes gera um “acende e apaga” constante em locais como os toalhetes e é normal que alguns esqueçam de desligar a luz ao saírem. Para evitar aumento na conta de eletricidade, o truque é instalar sensores de presença em locais como banheiros e corredores.

Veja também:  Como limpar peças e utensílios de aço inox em sua cozinha industrial

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED podem significar um grande investimento financeiro, mas têm muitos benefícios. Além de apresentar maior durabilidade, elas consomem menos energia para produzir o mesmo fluxo luminoso de um modelo comum. Ou seja, sua iluminação é melhor e mais eficiente do que as lâmpadas tradicionais. 

Em comparação com as lâmpadas incandescentes, a capacidade energética é aumentada em 80%, o que torna os LEDs mais viáveis ​​economicamente. E, ao contrário de outros tipos, podem durar cerca de 50.000 horas.

Controle de temperatura

A redução dos custos de energia em bares e restaurantes deve envolver a manutenção eficaz dos sistemas de controle de temperatura. O ar condicionado, os freezers e geladeiras devem estar sempre com a inspeção e higienização em dia para evitar acréscimos nas despesas.

Ar condicionado

Este equipamento é um grande consumidor de energia elétrica. Para reduzir o desperdício, é preciso fazer a manutenção do equipamento, substituir regularmente os filtros e limpar os canos de água. Tais realizações evitarão bloqueios que podem forçar o motor a trabalhar mais para resfriar o ar – o que significa custos mais altos de eletricidade. 

Também é importante não instalar o dispositivo em um local exposto à luz solar, pois isso afetará seu funcionamento. Além disso, uma boa prática é ter atenção aos horários das tarifas mais caras e ligar somente quando necessário. Por fim, a dica é sempre buscar por opções com o selo Procel de eficiência energética. Escolha os equipamentos mais eficientes – uma decisão que depende da avaliação de custo-benefício da aquisição.

Freezers e geladeiras

Em restaurantes, ambos os aparelhos precisam estar ligados 24 horas por dia para garantir a preservação dos alimentos. Portanto, tais máquinas somam um grande impacto em seus custos de energia. Exatamente por conta disso é importante manter a manutenção atualizada. Outra dica é evitar forrar a prateleira da geladeira e ter atenção a saída do duto de ar dentro do eletrodoméstico. Essas duas medidas vão garantir que a circulação do ar no interior do eletrodoméstico não seja prejudicada, resultando em falhas e/ou no aumento do consumo de energia.

Equipamentos com alta eficiência energética

Alta eficiência energética significa produzir a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou energia. Este benefício é avaliado e indicado pelo Selo Procel que certifica o nível de cada produto para auxiliar na escolha do consumidor.

Local de instalação dos equipamentos

Uma cozinha industrial precisa ser bem planejada para que o local represente um espaço apto para o trabalho de suas equipes. Obter o máximo de eficiência dos equipamentos faz parte desse processo, que consequentemente reduz os gastos de energia elétrica.

Um exemplo do que não deve ser feito é a instalação próxima de geradores de calor, como forno e fogão, próximos aos refrigerados, pois gera impacto entre eles.

Veja também:  12 sistemas de gestão para bares e restaurantes

Instalações elétricas e reformas 

Também pode acontecer de empreendedores adotarem diversas boas práticas de gestão e economia de energia elétrica e mesmo assim não conquistarem a sonhada redução de valor na conta de luz. Sendo esta a situação, uma das razões mais comuns é a fiação antiga que precisa ser trocada. Ou seja, um problema estrutural que exige reformas e, consequentemente, maiores investimentos. 

Sistema solar fotovoltaico 

Todas as dicas acima são fundamentais para a economia de energia elétrica, porém o investimento em sistemas de autogeração de energia a partir da iluminação solar natural é um dos únicos possíveis de solucionar o problemas interminavelmente. 

Além da tecnologia significar maiores economias, também garante um perfil mais sustentável ao estabelecimento – criando um diferencial positivo entre os demais empreendimentos do setor. 

 Manutenções preventivas

Todos os eletrodomésticos do estabelecimento precisam de manutenções e higienizações preventivas e periódicas. Ao falar sobre prevenção é essencial destacar que essa se trata da maneira mais eficaz de não ser surpreendido com falhas que comprometem os produtos e os serviços do restaurante. Quando ocorrer um problema no funcionamento do equipamento, se não corrigido imediatamente, em maioria, o dano garantirá um aumento no consumo de energia elétrica.

Degelos frequentes

Para conseguir manter a melhor eficiência energética dos refrigeradores, a melhor medida é realizar degelos periódicos conforme instruído pelos fabricantes. Colocando a prática na rotina da equipe, o estabelecimento evita o acúmulo de gelo nos equipamentos e evita danos que comprometem a vida útil dos compressores.

Conclusão

Para finalizar, o consumo de energia elétrica é com toda certeza uma preocupação constante para empreendedores do ramo, principalmente no setor de foodservice (já que este representa maiores gastos diários). Justamente por isso, é necessário adotar o máximo de medidas cabíveis para diminuir o gasto com eletricidade. Seguindo as orientações acima, o estabelecimento terá um respiro na conta de luz, podendo inclusive investir em melhorias para o espaço e serviço!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes