Fornecedor de alimentos para restaurante
Saiba como escolher os fornecedores de alimentos para o seu restaurante

Saiba como escolher os fornecedores de alimentos para o seu restaurante

Saiba como escolher os fornecedores de alimentos para o seu restaurante

Fornecedor de alimentos para restaurante

Os consumidores sempre buscam encontrar um estabelecimento limpo, com bom atendimento, comidas deliciosas e experiências, em geral, saborosas. E, para apresentar esses resultados, os fornecedores são mais do que especiais. 

Para o funcionamento de seu restaurante é importante encontrar excelentes parceiros para fornecer alimentos, ingredientes e insumos de qualidade, elevando a experiência positiva de quem desfruta de seus serviços.  

Administrar um restaurante envolve muitas decisões e atenção aos mínimos detalhes. O que, como vimos, também inclui a escolha de fornecedores. Isso porque é preciso ter em mente que o ideal neste âmbito também conta com a pontualidade na entrega, capacidade de pedidos, boa relação entre ambas as partes e muito mais. 

Neste artigo, listamos 10 passos com algumas dicas para selecionar os melhores fornecedores para a sua cozinha: 

  1. Conheça a qualidade dos produtos
  2. Certifique-se da higiene
  3. Verifique se o fornecedor se enquadra na legislação da Vigilância Sanitária
  4. Busque referências no mercado
  5. Prefira fornecedores das proximidades
  6. Disponibilidade de negociação de preço
  7. Capacidade de atendimento
  8. Variedade de produtos
  9. Pontualidade nas entregas
  10. Conte com mais de um fornecedor

10 passos para escolher os fornecedores de alimentos para o seu restaurante

Conheça a qualidade dos produtos

Conhecer e experimentar os alimentos oferecidos por seus fornecedores é a única maneira de certificar-se sobre a qualidade dos pratos que você apresentará em seu restaurante. 

Para evitar problemas busque fazer testes antes de fechar contratos e continue sempre atento ao feedback de sua equipe de cozinha e clientes. 

Certifique-se da higiene

Assim como a limpeza é um dos principais fatores na hora do cliente optar por seu restaurante, ela também deve estar no topo da lista ao procurar por um fornecedor. 

Antes de firmar qualquer negócio, busque saber mais sobre as práticas de higiene de seu possível parceiro e se atente a como lidam com os alimentos. 

Se possível, observe como os produtos são armazenados no estoque.

Essa prática é essencial para que você tenha ciência da condição dos insumos que você compra e que são oferecidos em seu estabelecimento. 

Verifique se o fornecedor se enquadra na legislação da Vigilância Sanitária

Uma de suas principais obrigações como empreendedor do ramo alimentício é garantir que este esteja seguindo todas as normas e práticas avaliadas pela Vigilância Sanitária. 

O mesmo deve ocorrer com os fornecedores que deseja contratar. É necessário um cuidado para que cada um deles se enquadre na legislação da Vigilância. Afinal, todos os estabelecimentos que trabalham com alimentos perecíveis devem estar de acordo com as tais normas. 

Durante o primeiro contato, vale perguntar ao fornecedor como ele manuseia, armazena e entrega os alimentos e produtos solicitados para que ambas as partes estejam em comum acordo sobre o tema. 

Busque referências no mercado

Com certeza, você não é ou será o único empreendedor em busca de fornecedores para o seu restaurante. Dessa maneira, é fundamental que você faça pesquisas de mercado e leve em consideração empresas que já compram dos produtores que irá avaliar. 

Veja também:  Entenda como adotar ao Pix em seu bar ou restaurante

É importante estar atento às avaliações positivas e negativas sobre o possível contribuidor ou mesmo se há processos judiciais contra a empresa. 

Uma ótima forma de manter esse contato ativo com outros empreendedores e ter essa “troca de figurinhas” é o networking. O diálogo é fundamental para obter e passar informações para outros estabelecimentos de alimentação, fechar parcerias e oferecer produtos e insumos de qualidade.

Bons fornecedores de alimentos para restaurante

Prefira fornecedores das proximidades

Muitos dos produtos oferecidos em seu restaurante (talvez em grande parte) apresentam uma curta data de validade e necessitam de cuidados no transporte e armazenamento. Por isso, pode ser benéfico se o fornecedor for de um local não tão distante de seu estabelecimento. 

Com um endereço mais próximo, além de poder atender aos pedidos com maior agilidade, ainda pode garantir insumos mais frescos – o que torna a escolha também notável para o cliente que perceberá a qualidade dos pratos. 

Inclusive, outro lado positivo, é que você estará incentivando um movimento, atualmente, em alta. O de cozinhar com matérias-primas locais – a tendência é bastante apreciada pelo público e valoriza pequenos produtores.  

Disponibilidade de negociação de preço

Abertura no momento da negociação de preços pode ser um grande diferencial positivo na sua relação com o fornecedor. Nem sempre o valor do produto ou a forma de pagamento será um consenso atingido de primeira por ambas as partes. Sendo essa, a importância de analisar se o possível parceiro é flexível para este diálogo e se apresenta boas condições de orçamento e acertos. 

A qualidade dos produtos ainda se sobressai em comparação com a disponibilidade da negociação de preço. Inclusive, lembre-se: o barato pode sair caro! Mas ter a oportunidade de construir uma parceria junto ao preço ideal será muito melhor para você e sua empresa.

A etapa da negociação é fundamental para almejar custos menores e, consequentemente, ter mais chances de aumentar os lucros do seu restaurante.

Capacidade de atendimento

Vamos imaginar e torcer para que o seu restaurante cresça e sua necessidade de mercadoria também, aumentando suas compras. Ou que em datas específicas, você note um movimento além do comum em seu estabelecimento. 

Isso significa que, no melhor dos mundos, o seu fornecedor também estará preparado para um crescimento nas entregas. E, para isso, o ideal é você buscar por aqueles que suportem uma maior demanda de acordo com suas exigências.   

Você sempre terá a opção de alterar o fornecedor com o passar do tempo, mas se há a oportunidade de criar um relacionamento duradouro, mais benéfico para seu negócio será. Portanto, ao escolher a empresa que irá fornecer para seu restaurante, considere a pronta entrega e o volume de estoque. 

Outra dica é ver se o fornecedor cotado atende grandes marcas. Caso sim, ele terá mais condições para suprir suas solicitações. Se o nível de seus pedidos começarem a subir de um mês para o outro e os prazos e qualidades não se alterarem, o fornecedor é confiável.

Fornecedor de batatas para restaurante

Variedade de produtos

Algumas empresas de fornecimento funcionam como distribuidores e, com isso, passam a disponibilizar um número mais variado de insumos que seu restaurante precisa. Há centros que atendem desde os alimentos e bebidas às embalagens para delivery e produtos de limpeza especializados.

Veja também:  Tipos de cervejeiras: escolha o equipamento certo para seu bar ou restaurante

Esse esquema pode apresentar benefícios: além da vantagem de fazer pedidos e pagamentos em um único lugar, você também pode diminuir o risco de algum produto entrar em falta já que trabalham com um número maior de marcas.

Caso se interesse por esse estilo de fornecedor, lembre-se de consultá-los sobre compras programadas e a possibilidade de assinaturas (para produtos que não costumam variar muito). Esses pequenos acordos podem render alguns bons descontos no valor final.  

Pontualidade nas entregas

Ao se tratar do ramo alimentício é de extrema importância que os fornecedores sejam pontuais na entrega. Sejam elas diárias ou semanais. Todos os alimentos e insumos que serão servidos em seu restaurante devem estar frescos.

Não à toa, o empreendedor deve se atentar aos prazos exigidos. Isso é fundamental, tanto para a qualidade do serviço levado ao consumidor, quanto para evitar faltas durante o funcionamento de seu estabelecimento, prejudicando o desempenho de suas vendas.

Conte com mais de um fornecedor

No funcionamento diário de seu restaurante, um dos piores cenários é a possibilidade de seu principal fornecedor falhar – o que levaria a uma compra de emergência e/ou um ajuste em seu cardápio com a exclusão de alguns pratos durante certo período de tempo.  

O melhor modo de evitar situações como essa, para que não atrapalhe o seu trabalho, é construir uma rede de fornecedores. Tendo mais de um parceiro para os mesmos produtos, principalmente, insumos frescos. 

Já que no caso destes, o grupo de contatos também pode ajudar com o orçamento, pois estes costumam apresentar uma variação maior de valores. 

Ou seja, uma gama de parceiros te auxilia a evitar que seu restaurante fique sem certos alimentos essenciais para atender aos clientes. 

Por isso, nossa dica é: crie uma lista de mais ou menos cinco empresas confiáveis para cada tipo de insumo, assim, você poderá ter uma pesquisa mais específica de preços e flexibilidade nas entregas. 

Essa foi a nossa lista com os principais pontos que devem ser analisados no momento de escolher um fornecedor. Pronto para a sua decisão? 

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais