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10 dicas de como contratar funcionários para seu restaurante

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10 dicas de como contratar funcionários para seu restaurante

Como contratar funcionários para seu restaurante

Os funcionários fazem parte da alma e da imagem de uma empresa. Principalmente se esta traz relações diretas com o atendimento ao público, como restaurantes por exemplo. Ou seja, contratar pessoas qualificadas acarreta diretamente no bom funcionamento de seu negócio. Por isso, escolher novos colaboradores é uma tarefa que merece atenção e dedicação. 

Além de integrarem a estrutura do empreendimento, funcionários devem criar um vínculo com os líderes e outros membros. Não prezar por relações interpessoais ou um ambiente saudável para toda a equipe pode levar a rotatividade de empregados a uma constância, o que prejudica o andamento do estabelecimento. 

A principal questão em uma contratação é como optar pela pessoa certa. Ao escolher alguém que, por algum motivo, possa vir a não funcionar com o cargo destinado ou com o restante do time, gera problemas na performance de qualquer empresa, inclusive, no ramo alimentício. 

Para desenvolver uma boa técnica de contratação e evitar futuros problemas, veja a seguir algumas informações para te ajudar no processo de encontrar novos funcionários para seu restaurante.

No decorrer deste artigo, você encontrará 10 dicas sobre o tema. São elas:

  1. Defina os cargos e a estrutura de seu restaurante
  2. Alinhe-se com os outros membros de liderança da empresa
  3. Além de você, tenha mais funcionários participando do processo de entrevistas
  4. Publique anúncios informativos quando divulgar a vaga
  5. Crie um roteiro para o momento de entrevistas
  6. Torne o bate-papo uma via de mão dupla
  7. Métodos tradicionais de anunciar a oportunidade
  8. Contrate funcionários com processos online
  9. Qualidade X Quantidade
  10. Após a contratação, invista em sua equipe

Lembre-se sempre de que uma boa equipe é o maior trunfo para um negócio bem-sucedido. Por esse motivo, você deve gerar um método para achar bons candidatos antes mesmo de iniciar a divulgação da vaga. Criar uma estratégia e divulgar as oportunidades abertas em sua empresa dependem de um investimento significativo de tempo e um custo mínimo, mas são os métodos mais eficazes para um bom recrutamento.

Entrevista para vaga de emprego em restaurante

Como contratar funcionários para seu restaurante

Defina os cargos e a estrutura de seu restaurante

Para que seu restaurante apresente um ótimo funcionamento perante aos clientes e fornecedores, alguns cargos de sua estrutura precisam ser preenchidos. O número de contratados por categoria dependerá do tamanho e demanda de seu estabelecimento, mas as hierarquias seguem as mesmas em todo o ramo alimentício.  

Ao ter em mente as divisões e suas funções de trabalho, você pode construir a disposição de grupo mais eficiente para os serviços que oferece. 

Os cargos que geralmente compõem um restaurante são: gerente, chef de cozinha, garçons, atendentes, caixa, entregadores e, em alguns casos, recepcionista e sommelier. 

Alinhe-se com os outros membros de liderança da empresa

Sempre consulte seus gerentes ou futuros chefes do possível contratado para somarem no processo seletivo. Afinal, eles irão treinar e acompanhar o desenvolvimento da pessoa, além de saberem na prática as atividades que estão desfalcadas na equipe.

Sendo assim, alinhe-se com eles antes de começar as primeiras fases de entrevistas e,  juntos, vocês irão estabelecer os valores principais que buscam encontrar. 

Veja também:  Lojas na Rua Paula Sousa: guia da rua temática de cozinha industrial em São Paulo

Além de você, tenha mais funcionários participando do processo de entrevistas

Reunindo este tópico com o anterior, o ideal seria que os gerentes também participassem do processo de entrevistas e se reunissem após cada bate-papo para considerações mais amplas sobre os candidatos. 

Aderir a esse hábito ajuda a garantir que os chefes diretos, abaixo de você, estejam totalmente de acordo quanto a um potencial contratado.  

Publique anúncios informativos quando divulgar a vaga

Ao publicar um anúncio de vaga, você deve ser o mais claro possível, compilando todas as informações disponíveis sobre o seu restaurante e serviços oferecidos por ele. Nosso conselho é incluir palavras-chave que explicam sua empresa e conceito de trabalho, estilos de serviço, jornada semanal e diária, método de contratação (CLT ou PJ) e mais descrições que julgar importante. 

Os anúncios precisam ser apresentados de forma profissional, com contatos, e divulgados em diversos canais de comunicação. Desde o boca a boca às redes sociais. 

Crie um roteiro para o momento de entrevistas

Criar uma estrutura para o momento das entrevistas ajuda a manter a conversa mais objetiva e dar andamento de forma semelhante com todos os candidatos. Para isso, você deve montar uma lista de questões elaboradas sobre experiências anteriores e outras de cunho mais pessoal. Ter um caminho pré-estabelecido nessas horas garante uma etapa eficiente e mais conhecimento a respeito daquele profissional. 

Para elaborar uma boa lista, você deve ter em mente os tópicos para os quais deseja se atentar durante as conversas. Linguagem corporal, simpatia, rapidez e constância nas respostas são pontos a serem observados. Aliás, para restaurantes, o tato com as pessoas conta tanto quanto a prática no segmento. Já que o funcionário terá total contato com os clientes.  

Por fim, certifique-se de que o entrevistado esteja com ideias claras em relação ao serviço para que não haja algum mal-entendido. Também esteja aberto a dúvidas e questionamentos. 

Abaixo, selecionamos algumas questões que são essenciais para a etapa de entrevistas. Confira: 

  • Por que se interessou pela oportunidade? 
  • Qual sua pretensão salarial? 
  • Como foram suas experiências anteriores? 
  • O que considera mais importante quando está atendendo os clientes?
  • Como você lida com situações de muita pressão?
  • Existem alguns restaurantes em que você se inspira no atendimento?
  • O que não te agradava muito em seu último emprego?
  • Quais são suas expectativas para a função?

Torne o bate-papo uma via de mão dupla

Como falamos anteriormente, esteja aberto para possíveis dúvidas do entrevistado. Inclusive, o diálogo fluirá muito melhor se ele também levantar seus pontos a respeito da vaga.  

E, nunca se esqueça de que ele também estará te avaliando e observando os processos da empresa apresentados por você. Ser pontual e estar ciente de seus currículos são importantes para iniciar uma boa relação. 

Métodos tradicionais de anunciar a oportunidade

As maneiras mais antigas de anunciar uma vaga ainda podem ser eficazes nos dias atuais. Então, não deixe de investir no boca a boca e métodos impressos, como um anúncio na entrada do restaurante – de forma sutil -, e na seção de classificados nos jornais da região ou revista do bairro.

Contrate funcionários com processos online

Há inúmeras possibilidades de divulgar uma oportunidade no universo digital. A primeira estratégia pode ser acrescentar uma aba ‘Trabalhe Conosco’ em seu site oficial. 

Veja também:  Como tornar o seu bar ou restaurante pet-friendly 

Você pode, inclusive, listar vagas para todas as áreas e deixar um campo fixo para envio de currículos. Assim, sempre terá uma boa movimentação e, quando precisar preencher uma função com mais urgência, terá a opção de recorrer ao histórico de recebimentos.

No site, além de explicar os requisitos para a vaga e as atividades que serão exercidas, use palavras-chaves para que o candidato possa encontrar a publicação através de uma busca no Google. Por exemplo: ‘Procura-se atendentes para o restaurante X em São Paulo’ ou ‘Trabalho para gerente em restaurante no centro’. Frases objetivas e informativas são sempre indicadas pelos mecanismos de procura, o que lhe garante alcançar um número maior de pessoas. 

Outra dica é apostar nas redes sociais! Faça um post no perfil do Instagram e na página do Facebook com as informações completas, um endereço de e-mail para envio de currículos e um telefone para contato. 

Ainda no digital, há outras maneiras de encontrar um funcionário – o  Linkedin é uma delas. Você deve criar um perfil para o seu restaurante e compartilhar as oportunidades. Neste campo, não há limites já que o intuito da rede é unir empregadores e possíveis empregados. Outra fórmula é terceirizar parte do processo seletivo através de empresas com plataformas de contratação, como: Vagas.com, Catho, 99jobs, infojobs, Trabalha Brasil, Deficiente Online (para vagas PCD) e muitos outros. 

Qualidade X Quantidade 

Currículos e inscrições que condizem com o que você busca para o seu restaurante são mais importantes do que a quantidade que você receberá. Para a otimização do processo, nosso conselho é adicionar algumas qualificações e exigências nos primeiros campos de cadastro. Dessa forma, você já estará fazendo uma pré-seleção de forma automática. 

Após a contratação, invista em sua equipe

Como dono de um restaurante, você deve sempre prezar e oferecer o melhor para a sua equipe. Desde selecionar pessoas excelentes para cada cargo a entregar ótimas condições de trabalho. Então, sempre fique atento a feedback e construa um diálogo direto com sua equipe! A relação com eles também ajudará no processo de novas contratações.

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