Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Para te inspirar em 2021: Ideias de decoração para restaurantes e bares

Para te inspirar em 2021: Ideias de decoração para restaurantes e bares

Ideias de decoração para bares e restaurantes

Escolher a decoração para seu bar ou restaurante pode ser desafiador. Existem inúmeras ideias e opções de decoração e design.

Então, se você está pensando em abrir um bar ou restaurante, ou mesmo mudar a decoração atual do seu estabelecimento, aqui vão algumas ideias de decoração e design para negócios gastronômicos.

E se você quiser se aprofundar no assunto, não deixe de fazer o download do nosso ebook exclusivo: Como decorar um restaurante – dicas práticas (com fotos) para deixar o ambiente mais aconchegante.

Ideias de decoração e design para bares e restaurantes

Tipografia

A tipografia como decoração é sempre um sucesso, mas claro, tem que ser bem feita. Gráficos, textos e diagramas podem ser maneiras divertidas e informativas de inserir texto ao design do seu bar ou restaurante.

Os letreiros retrôs também têm sido um grande sucesso. Você pode comprar letreiros prontos ou mesmo fazer um personalizado para refletir o conceito do seu establecimento.

Terceirize a decoração e apoie artistas locais

Se o seu bar ou restaurante tem uma grande quantidade de paredes, pode ser uma boa ideia você pedir ajuda para artistas locais.

Você ajuda o artista a promover suas obras, e o artista ajuda você a decorar seu estabelecimento. Além disso, pode ser interessante ter uma rotatividade frequente para sempre exibir novas coleções de arte no seu bar ou restaurante. Por exemplo, chamar um novo artista a cada trimestre.

Murais ou arte nas paredes

Uma outra alternativa aos quadros de artistas locais citados acima, pode ser um mural ou arte direto em uma das paredes do bar ou restaurante.

Além de criar algo único para seu estabelecimento, o espaço também deve ser um ótimo local para selfies, criando muito conteúdo nas redes sociais gerado pelos seus clientes sobre seu bar ou restaurante (UGC – User Generated Content).

Paredes Verdes (Jardins Verticais)

Não só com o propósito de decorar as paredes do seu bar ou restaurante, as paredes verdes – ou jardins verticais – também ajudam a purificar o ar do local.

Veja também:  Como implementar o Mise en Place na cozinha e salão do seu restaurante

Além das plantas tornarem o ambiente mais bonito e relaxante, também trazem um ar de frescor ao local, o que é excelente para qualquer bar ou restaurante.

Mostre sua cozinha para os clientes

Tornar a cozinha do seu bar ou restaurante parte da decoração pode ser uma excelente opção. Se abrir a cozinha não for viável, pense em algum outro espaço do local, como, por exemplo, uma adega de vinhos exposta.

Esses espaços abertos convidam as pessoas a se aproximarem da sua marca e produtos. Quanto mais elas aprendem sobre seu negócio, mais falarão sobre ele.

Combinar um espaço aberto com tecnologia é melhor ainda. Um ótimo exemplo é o Soho Boteco Bistrô em Mogi das Cruzes – SP. A cozinha conta o Vidro Polarizado Privacy Glass®, que permite tornar o vidro de cor branca translúcida em incolor apenas ao apertar um botão.

Escolha um tema para seu bar ou restaurante

Bares ou restaurantes temáticos têm a fama de serem um pouco exagerados na decoração. Mas dependendo da forma que o local for decorado, pode ficar estiloso.

Escolher “temas” da moda podem rapidamente tornar seu espaço com um ar de desatualizado em poucos anos. Uma alternativa é optar por algo que reflita sua marca ou mesmo cardápio, o que permitirá incorporar um determinado tema de uma forma mais moderna.

Minimalismo moderno

Aqui, aquela famosa frase “menos é mais” se aplica. Para um visual minimalista opte por linhas limpas, materiais naturais e uma paleta de cor simples.

E esteja preparado, pois muitas vezes um design minimalista pode ser mais desafiador, uma vez que pequenos detalhes são importantes e sempre notados.

Café com decoração minimalista

Aposte no clássico

Certos desings clássicos podem ser escolhas certas para seu bar ou restaurante se combinarem com o cardápio.

Bistrôs franceses, lanchonetes no estilo anos 50 ou um visual clássico de pizzaria com as toalhas de mesa quadriculadas podem dar uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo com um toque moderno.

Design feito para integrar e compartilhar

Dependendo da proposta do seu bar ou restaurante, uma exelente proposta pode ser um design pensado para criar ambientes que proporcionem uma experiência de integração e compartilhamento.

Veja também:  Centrífuga para Verduras: O Segredo das Cozinhas Profissionais Revelado

Podem ser mesas grandes para comportar diversas pessoas ou mesmo oferecer espaços que incentivem a interação de clientes, como jogos de tabuleiro ou ou outro tipo de entretenimento.

Entretenimento em bares e restaurantes

A iluminação pode fazer toda a diferença

Uma boa iluminação sem dúvida criará um ambiente convidativo para seus clientes. Pense na sensação que você quer criar e oferecer aos frequentadores do seu bar ou restaurante e use a iluminação para proporcionar esse ambiente.

Considere também outros itens como eficiência energética e segurança do local e funcionários.

Pense na funcionalidade

Talvez o mais importante de todos. De nada adianta um incrível design e decoração no seu bar ou restaurante se ele não for funcional.

Pense em um ambiente que ofereça o resultado que você procura, afinal você quer um espaço bonito mas que também funcione no dia a dia.

Esperamos que as dicas acima tenham ajudado na decoração do seu bar ou restaurante. Para se aprofundar no assunto, não deixe de fazer o download do nosso ebook exclusivo: Como decorar um restaurante – dicas práticas (com fotos) para deixar o ambiente mais aconchegante.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes