Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas
Entradas para cardápio de restaurante
15 ideias de entradas para o cardápio de restaurantes

15 ideias de entradas para o cardápio de restaurantes

15 ideias de entradas para o cardápio de restaurantes

Entradas para cardápio de restaurante

As entradas são uma ótima forma de iniciar o primeiro contato com o cliente. Em alguns lugares mais descolados, chamada de “finger foods”, são pratos que introduzem o que o restaurante propõe e promete entregar em seus pratos principais. Muitas vezes as entradas possuem preços mais acessíveis e, por isso, podem ser uma boa opção para diferentes clientes, aumentando o leque de possibilidades quando abrirem o menu do seu restaurante ou bar. 

Em restaurantes mais sofisticados, as “finger foods” podem representar um começo de noite para abrir o apetite para as massas, peixes ou carnes, que serão o alimento principal, enquanto em bares e botecos mais descolados as entradas podem se tornar o setor mais pedido pelos consumidores. 

Em locais onde o forte é a bebida, uma batata diferenciada ou um bolinho frito com um recheio especial pode ser o ideal para acompanhar o setor dos “alcoólicos” no cardápio. Já em restaurantes elegantes, onde as pessoas se reúnem para confraternização e conversas mais longas, uma salada ou uma tábua de queijos pode acompanhar os intermináveis bate-papos. 

Além disso, com a quantidade cada vez maior de pessoas veganas e vegetarianas nos restaurantes é importante pensar em entradas que atendam esse público também, assim como opções saudáveis e alternativas para não perder clientela e apresentar um menu diferenciado.

Tipos de entradas para restaurante

Separamos abaixo algumas entradas que podem se encaixar perfeitamente em restaurantes de diferentes comidas, localizações, faixa de preços, entre outras características. Confira a lista e não se esqueça: inovação e criatividade são palavras chaves na hora de pensar em entradas para o seu cardápio. Chame o chef do seu restaurante e pense o que pode ser acrescentado em cada entrada para atrair a curiosidade dos clientes.

Batata Frita Curly

O preparo dessa entrada é tão simples quanto parece, existem máquinas que preparam a batata curly e facilitam no momento de cortar e fritar. As batatas onduladas são um prato rápido de preparar e fácil de servir, sendo uma opção que tende a combinar mais com restaurantes descontraídos e informais, como hamburguerias, bares e botecos.

Você ainda pode acrescentar parmesão ralado para dar um toque especial na batata! 

Casquinha de pizza

Uma cesta de casquinhas de pizza bem crocantes pode mudar a opinião de quem pensou que não iria pedir entrada! Ter essa opção no seu cardápio pode atrair clientes e aumentar a demanda pelas “finger foods”, pois são opções leves e que ainda abrem apetite para o prato principal.

Muitas vezes é possível comprar as casquinhas ou sua massa semi-pronta, facilitando o preparo – e ainda assim vender por um preço rentável e acessível. Essa entrada combina principalmente com pizzarias, claro.

Tábua de queijos e torradas

Essa opção de entrada pode ser adequada para um restaurante mais sofisticado e com equipamentos mais preparados, seja pelo próprio costume de alimentação das pessoas que frequentam, quanto pelo valor. 

Os preços dos queijos nem sempre são tão atrativos, então o valor do prato será proporcionalmente mais caro. Porém, ainda assim uma tábua de queijos é uma ótima opção de entrada para acompanhar uma boa conversa e um bom vinho.

Veja também:  Como montar uma mesa de restaurante: 6 itens que não podem faltar
Tábua de queijos para restaurante

Bolinho de carne seca

Para os amantes da boa e velha carne, o bolinho de carne seca é a opção ideal. Eles podem ser facilmente fritos e ainda possuem uma variedade de massa, podendo ser bolinho de batata mesmo ou então de mandioca. 

Além disso, essa entrada pode ser servida nos mais diversos restaurantes, desde os bares mais descontraídos, com mesinhas de rua, até restaurantes um pouco mais elegantes. Os ingredientes desta receita podem ser encontrados em supermercados, variando um pouco os valores. Enquanto a carne seca é mais cara, a batata compensa com um custo mais baixo.

Polenta frita com queijo ralado

Outra opção para os restaurantes mais informais, como bares e hamburguerias, pode ser a polenta frita. De preparo fácil e rápido, a polenta está em alta com o objetivo de ser servida como batata frita ou até mandioca frita, por exemplo. 

Acrescente queijo ralado para dar um toque especial e, para entrada, sirva em pequenas porções.

Salada de folhas verdes

A tradicional salada é sempre uma opção para entradas nos restaurantes mais sofisticados ou então com o propósito de restaurante saudável e natural – e é possível inovar e preparar uma salada diferente.

Uma salada de folhas verdes com pera é uma ideia diferente, que agrada os mais diversos gostos e é fácil de preparar nos mais diferentes ambientes, em cozinhas menores ou maiores, com mais ou menos equipamentos. Basta ingredientes frescos e com qualidade, além de ser uma opção saudável, vegetariana e de baixo custo.

Salada de folhas verdes

Bruschetta

A entrada com origem italiana é tão comum no Brasil que todos a conhecem e já a amam. Um ponto positivo da bruschetta é que ela pode ser de diversos sabores, como a tradicional, com queijo, tomate e azeite. Para quem quer inovar, opções com presunto parma, queijo brie, mel e tomilho são boas pedidas. Além de fácil de preparar, ela pode ser servida em diferentes tipos de ambientes, tanto no restaurante do shopping como também no boteco gourmet. 

Espetinho caprese ao molho pesto

Ainda de olho na culinária italiana, o espetinho caprese é um aperitivo leve e fácil de preparar, ideal para uma entrada de um prato principal mais pesado ou então para acompanhar um vinho branco. 

Ele pode ser servido em restaurantes mais tradicionais, mas também em bares descolados. O molho pesto oferece um toque especial ao sabor do espetinho e atrai clientes com gosto refinado.

Espetinho caprese

Carpaccio

Esse outro prato italiano, apresentado como “antepasto”, que significa um “antes da refeição”, é feito de carne ou peixe cru cortado em finas fatias. Pode ser acompanhado por temperos, legumes, como a rúcula, e até torradas. 

O preparo é simples, mas o valor desse prato é consideravelmente elevado, portanto, é recomendado para restaurantes mais sofisticados e que possuam um cardápio alinhado com a proposta. 

Sopa de inhame com cardamomo

Para os que procuram uma entrada leve ou até mais aconchegante para um clima de inverno, uma sopa é perfeita. Esse prato quente pode acompanhar pedaços de pães e, apesar de um preparo um pouco mais complexo, não é tão difícil como parece. 

Saborosa e nutritiva, a sopa combina com restaurantes com maior infraestrutura e clientes com gostos mais refinados. 

Tartare de tomate com carambola

Se o seu restaurante é mais sofisticado, essa é uma entrada tradicional. Em pequenas porções, o tartare, já amplamente conhecido, ganha um toque especial neste prato de tomate que acompanha a carambola. 

Veja também:  Diferença entre porcelana e cerâmica: saiba a melhor opção para o seu hotel

Acrescentando temperos a gosto, como limão siciliano, essa é uma entrada diferenciada e apetitosa para uma clientela mais exigente.

Figo assado com amêndoas

Já citamos algumas opções de entradas leves e saudáveis aqui, mas figo assado com amêndoas entra nessa lista como um aperitivo mais inusitado. Essa dica é voltada para um público mais seletivo, afinal, não são todos que gostam de figo – mas que atrai olhares no cardápio.

Batata doce com queijo de cabra e mel

Batata doce assada com recheio de queijo de cabra é mais uma opção de entrada saudável e sofisticada ao mesmo tempo. Com o custo maior do queijo de cabra, o mel e a batata doce são fáceis de encontrar e de preparar – equilibrando os processos.

Pasteizinhos assados 

A versatilidade das porções de mini pastéis é um ótimo motivo para integrar o seu cardápio de entradas, agradando os amantes de carne aos vegetarianos, com sabores como carne com queijo, pizza, palmito, entre tantos outros.

Os pasteizinhos tendem a combinar mais com bares e restaurantes informais, porém lembre que essa pode ser uma entrada mais pesada, então não sirva porções grandes.

Como fazer pastelzinho para festa

Chips de maçã no forno

Mais uma opção saudável e leve, essa entrada pode ser servida tanto em restaurantes mais tradicionais, como em restaurantes de mesas de rua descolados. O preparo é simples: descasque a maçã em fatias finas, adicione canela ou tempero a gosto e leve ao forno. Esse aperitivo pode se diferenciar das chips de batata doce que também estão em alta na culinária hoje em dia. 

Conclusão

Com essas ideias, é possível inovar o cardápio do seu restaurante e não deixar de fora as entradas das receitas da sua cozinha. Vale lembrar da importância de testar novos alimentos e sugestões no cardápio e entender o que os consumidores do seu negócio em específico demandam. Afinal, o cardápio de uma hamburgueria é totalmente distinto do cardápio de um restaurante de massas. 

Foi de olho nesse cenário que neste artigo citamos entradas que podem combinar com os restaurantes sofisticados, mas também com restaurantes informais e descolados. Comunique-se com o público e arrisque!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais