Como servir café expresso
Aprenda como servir café expresso e outros estilos em seu restaurante

Aprenda como servir café expresso e outros estilos em seu restaurante

| ,

Aprenda como servir café expresso e outros estilos em seu restaurante

Como servir café expresso

Servir o clássico cafezinho a seus clientes vai além de um serviço prestado! Para muitos consumidores, a hora do café é quase um ritual e está diretamente relacionado a uma satisfação pessoal.

Ele pode acompanhar a leitura de um livro, um bate-papo, uma reunião, um pequeno momento em meio a correria ou até mesmo algo para relaxar acompanhando um podcast.

Por esses motivos, a forma como servi-lo faz toda a diferença para se destacar em meio a concorrência. 

Além de ser um dos negócios mais tradicionais do segmento da alimentação, o café pode ser apresentado de diversas formas e com inúmeros acompanhamentos.

Cada vez mais, os restaurantes capricham não só na escolha do tipo de café que irão servir, mas também nos doces ou petiscos que acompanharão a xícara à mesa. Madeleines assadas, biscoitos, pequenos chocolates ou brownies e balas de cocos são os mais comuns e certeiros, assim como o copinho de água com gás.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como apresentar cada estilo de café aos seus clientes. Vale lembrar que além das opções tradicionais, você pode investir em outras bebidas cafeinadas, como, por exemplo, Cappuccino, Frappuccino, Machiatto, Café latte e Mocha – todos podem (e devem) ser apresentados ao consumidor junto a um biscoito amanteigado.

A seguir, veremos a melhor forma de servir:

  1. Café coado
  2. Expresso Brasileiro
  3. Expresso Panna
  4. Café curto
  5. Café longo
  6. Café Americano 
  7. Mocha
  8. Machiatto
  9. Cappuccino Tradicional
  10. Cappuccino Italiano
  11. Càffe latte (café com leite)

Como servir diferentes tipos de café

Café coado ou cafezinho 

O café coado é a forma mais comum de servir a bebida no Brasil. Preparado na hora em um coador de pano ou papel, pode ser levado à mesa com um suporte para o próprio cliente coa-lo, proporcionando uma experiência diferente e mais satisfatória.   

Ele deve ser servido bem quente e em uma xícara de tamanho comum e contemplar quase todo o recipiente. Uma boa ideia na hora de prepará-lo é aquecer bastante a água, desligar o fogo e esperar um minuto para preparar o café para que a água fervente não ‘queime’ as propriedades do pó.   

Se a dúvida for acompanhamento, ele vai super bem com um pequeno pedaço de bolo de fubá, uma bala de coco com sabor caseiro ou mini pão de queijo. 

Também é comum que venha com uma dose de água com gás, para ajudar a limpar o paladar antes de degustar o café.

Como servir café coado

Expresso Brasileiro

Em outros países o café expresso é servido em uma dose de 30ml. Já aqui no Brasil, onde estamos acostumados a consumir grandes quantidades da bebida, ela costuma ser apresentada em restaurantes na medida de 50ml. 

Assim como o café coado, o expresso é servido em uma xícara comum de café e completando toda a louça. 

Forte e intenso, ele pede um doce para acompanhar. Chocolates e pedaços de brownies são ótimas opções. Assim como a dose de água com gás.

Veja também:  Facas para chef de cozinha: como deve ser um kit ideal para profissionais
Como servir café expresso

Expresso Panna

Expresso Panna ou Italiano, a bebida nada mais é do que o café expresso apresentado junto com uma espécie de leite fresco batido na hora, o panna. 

Em algumas opções, o creme também pode ser substituído por chantilly. 

E, por já apresentar um sabor mais adocicado, biscoitos tradicionais e neutros são seus acompanhamentos mais certeiros na hora de combinar o sabor.   

Café curto

O café curto nada mais é do que o café expresso em menor quantidade servida. Além desta diferença na hora de entregar ao cliente, ele também é mais concentrado por conta de seu rápido contato com a água na preparação. 

A bebida costuma ser servida em uma xícara de porcelana de 50ml, assim como as anteriores, mas sua dose varia entre 25 e 35 ml. Para manter a temperatura aquecida, nossa dica é pré aquecer o recipiente com água fervente.  

Sendo mais encorpado, seu gosto combina com sabores como chocolate ao leite e biscoitos doces. E também costuma vir junto à água com gás.

Café expresso servido com água com gás

Café longo

O café longo é definido como uma opção entre o curto e o americano. Diferente deste segundo, seu preparo pede uma quantidade pequena de água e costuma ser servido na medida de 50 ml em xícaras. 

Nem sempre servido com água com gás. No paladar, vai bem com biscoitos amanteigados. 

Café Americano 

Tradicional nos Estados Unidos, o café americano recebeu esse nome por ser diluído com água quente como no país referência. Seu modo de preparo pode variar de acordo com o gosto do cliente, pois permite diferentes quantidades na hora de seguir a receita, mas quanto mais água, mais suave. 

Há apenas uma regra: a medida da água não pode ultrapassar a percentagem de pó. 

O café, em geral, pode ser servido em maiores quantidades e não necessariamente acompanha água com gás. Em termos de doces, seu sabor costuma ser combinado com um chocolate meio amargo ou um pedaço de brownie de castanhas ou nozes.  

Mocha

Mocha ou Mocaccino, a bebida a base de café é uma variação do cappuccino servida também com leite e chocolate. 

Café Mocha costuma ser apresentado em um copo transparente um pouco mais longo ao invés de uma xícara tradicional. E sua montagem deve ser a seguinte: 50 ml de café expresso, uma medida de leite e meia parte de calda de chocolate. Já sua finalização pode levar espuma de leite e chocolate em pó.    

Em geral, não costuma ser servido junto a dose de água com gás ou doces, mas se desejar criar um pequeno diferencial, uma bolacha mais sequinha pode ser uma excelente opção. 

Machiatto 

Considerado o café com leite mais refinado, o leite é servido em forma de espuma. A bebida costuma estar em uma xícara de expresso e com acompanhamentos semelhantes ao da versão tradicional, como um chocolate ao leite.

Café Machiatto

Cappuccino tradicional

Para os brasileiros, o Cappuccino tradicional é o em pó. Sua mistura – de fácil preparo – une café, leite, canela, baunilha e chocolate. Na hora de servi-lo, você pode deixar a xícara de lado e apostar em um copo de comprimento mais longo e transparente. 

Uma ideia é apresentar o doce já dentro da bebida, como um biscoito em canela com uma ponta de chocolate mergulhada no recipiente junto ao drink. Já a água com gás é dispensável.  

Cappuccino Italiano 

Para servir um cappuccino clássico perfeito em seu restaurante, a bebida deve ser feita com 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Na hora de lavá-lo à mesa de forma tradicional, ele deve estar em uma xícara maior – com capacidade de 150 a 180 ml. 

Veja também:  Como montar um Bar: guia prático para empreender e ter sucesso

Na receita, você ainda pode incluir canela ou chocolate. Um biscoito amanteigado é ótimo para acompanhar a bebida. 

Càffe latte (café com leite)

O Caffe latte, como é apresentado fora do Brasil, aqui recebe diversos outros nomes, como: pingado, médio ou cortado. Tudo depende de como a mistura será produzida. O tradicional pingado, por exemplo, deve levar uma pequena quantidade de café, apenas o necessário para dar um gostinho e uma coloração caramelo à bebida. Para o médio, as partes devem ser iguais. Por fim, o cortado, que é o inverso do pingado: apenas um pouco de leite em uma xícara de café. 

Na hora de servi-lo, vale o mesmo que para os outros estilos clássicos, xícaras de porcelanas e pré aquecidas. Mas se o conceito do restaurante pedir algo mais ‘brasileiro’, use e abuse do copo americano. Ambas as escolhas são bem aceitas e só dependem da personalidade de seu négocio. Ele também não precisa ser servido tão quente como o café expresso.

Na hora de optar por seu acompanhamento, o café com leite combina muito bem com sabores salgados, já que seu par perfeito é um pão com manteiga na chapa. Então, uma  mini torrada pode trazer um diferencial. A opção também dispensa a dose de água com gás.  

Como vimos no artigo, há diversas formas de servir um delicioso café aos seus clientes. Outra dica é optar por drinks alcoólicos à base do pó como opções para um cardápio noturno. Não se esqueça de colocar as ideias em prática sempre seguindo o conceito de seu restaurante na hora de escolher a louça e montagem!

A Di Pratos oferece uma extensa coleção de louças para servir da forma correta o café em seu restaurante.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais