Website para cafés
Todos os itens que você deve considerar na hora de escolher um ponto comercial para seu bar ou restaurante

Todos os itens que você deve considerar na hora de escolher um ponto comercial para seu bar ou restaurante

Todos os itens que você deve considerar na hora de escolher um ponto comercial para seu bar ou restaurante

Website para cafés

Saiba como encontrar a melhor localização para o empreendimento, garantindo proximidade com o público desejado e sucesso nas vendas! 

Poucos empresários do ramo alimentício avaliam essa questão de imediato, porém um dos motivos para alcançar ou não resultados satisfatórios de vendas pode ser a escolha do ponto comercial. O que significa que a localização é capaz de gerar efeitos positivos ou negativos. No segundo caso, podendo comprometer a imagem do local e, consequentemente, o desempenho dos lucros. 

E, para evitar mudanças de endereço e maiores investimentos, o mais estratégico é considerar todos os itens de avaliação logo no início do planejamento de abertura do estabelecimento.

A verdade é que estar no lugar certo é uma vantagem que vale muito para qualquer varejista, seja franquia ou serviço próprio. Aliás, no caso de franqueados, no qual já há um entendimento do público sobre a marca, o ponto comercial pode ser o responsável pelo fracasso da unidade. Dessa forma, escolher o imóvel correto pode significar uma boa disputa de mercado e para vencê-la é essencial identificar o ponto ideal para o negócio.

Para auxiliar neste processo, o checklist a seguir oferece um compilado dos fatores a serem considerados! Ah, a primeira dica é ter consciência dos principais pontos de atenção. Sendo eles: acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento!

Guia prático: questões a serem respondidas

Em qualquer escolha, profissional ou não, sempre que existe uma dúvida, existem também perguntas que podem nortear o pensamento crítico. Sendo assim, ao visitar pontos comerciais que estão disponíveis para compra ou aluguel, responda às seguintes questões.

  • O local é acessível aos clientes majoritários do público-alvo?
  • O endereço estimula a venda por impulso? Ou seja, mesmo sem a intenção de ter uma refeição, o cliente se sente atraído pela atmosfera do ambiente? Shoppings (praças de alimentação) e ruas comerciais representam essa atmosfera, por exemplo;
  • Qual o fluxo de pessoas a pé?
  • A região concentra muitos concorrentes?
  • Estacionamento é necessário para o perfil do público? Se sim, como ele será disponibilizado?

O que considerar na escolha de um ponto comercial 

  1. Estabeleça o perfil do público-alvo que deseja alcançar e qual cardápio será trabalhado;
  2. Analise as condições de contrato, pagamento e prazo de aluguel. Certifique-se de que o valor seja compatível com a capacidade de investimento e retorno estimado;
  3. Observe se existe facilidade de acesso e visibilidade;
  4. Investigue o volume de tráfego na região em diferentes horários e dias;
  5. Preze por estacionamento no local ou nas proximidades; 
  6. Veja com atenção as condições de limpeza e segurança da região;
  7. Estude a quantidade de concorrências diretas na vizinhança;
  8. Solicite uma verificação prévia da prefeitura para examinar se será possível a montagem do estabelecimento com base no plano diretor urbano do município.

Ponto comercial para restaurantes: endereço de rua x shopping

Ao analisar questões semelhantes, os investimentos são praticamente opostos. O ponto comercial na rua terá como vantagem o custo geralmente mais baixo, maior liberdade de gestão e possibilidade de estacionamento gratuito. Entre as desvantagens destacam-se a falta de segurança e menor tráfego de pedestre.

Veja também:  Como a Di Pratos pode lhe ajudar com utensílios para o segmento Food Service

Em contrapartida, o shopping oferece ganho com campanhas promocionais, segurança, praticidade, amplo estacionamento, porém alta taxa de investimento para aquisição, aluguéis com valores elevados e regras de funcionamento. 

Passo a passo para uma escolha inteligente de endereço para o seu bar ou restaurante

Conforme observado, a abertura do próprio negócio depende de uma decisão bem executada e, entre os principais aspectos considerados, está a localização. Sendo assim, confira as etapas a seguir e faça uma escolha inteligente para o seu negócio!

Perfil do público-alvo e definição da região onde se encontram

Assim como citado nos itens anteriores, a definição do público-alvo e a análise de quais lugares são frequentados pelo grupo são os primeiros passos para iniciar a busca pelo ponto comercial ideal. Em resumo, a regra é clara: seu estabelecimento precisa estar onde encontram-se seus futuros clientes. 

Para traçar tal perfil é importante considerar faixa etária, gênero, renda média, potencial de consumo e ocupação trabalhista. Em seguida, será o momento de buscar por regiões que concentram um alto fluxo dessas pessoas consideradas consumidores em potencial. 

Este tópico é essencial pois um dos fatores responsáveis por tornar um ponto de comércio ruim é exatamente a ausência do público-alvo em sua localização.

Ideias de promoções para restaurantes

Atenção a visibilidade 

O quanto sua unidade poderá ser vista também é um dos fatores que mais influenciam na escolha do endereço ideal. Obstáculos visuais, como bancas de jornal, podem ser prejudiciais à fachada. Assim como a aglomeração de um ponto de ônibus pode ser uma vantagem, atraindo o público que aguarda, ou uma desvantagem sendo “escondido” pelo fluxo de pessoas. 

Uma dica para garantir visibilidade é preferir imóveis que tenham o mesmo nível da rua. No caso de shoppings, priorize pontos próximos à entrada, saída, escadas rolantes, praças de alimentação e lojas âncoras.

Acessibilidade 

Tratando-se do item anterior, de nada resolve uma boa visibilidade sem acessibilidade para que o cliente chegue com facilidade até o restaurante. Oferecer estacionamento plano próximo é fator bem positivo aos olhos do consumidor. Principalmente se o restaurante conta também com um público de terceira idade. Além disso, a estrutura deve apresentar uma zona de conforto para pessoas PCDs, crianças pequenas e gestantes – prezando pelo conforto e autonomia de todos.

Fluxo de pessoas

Quanto mais pessoas circulando, maior a chance de prospectar novos clientes. Por isso, certifique-se que o fluxo da rua se mantenha nos horários ideias de movimentação para o seu restaurante, oferecendo café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar.

Concorrência: vantagem ou desvantagem? 

Para o ponto ideal, a presença da concorrência deve ser considerada. Agora, se será uma vantagem ou uma desvantagem encontrar serviços semelhantes em endereços próximos, só o empreendedor poderá responder. Isso porque a conclusão dependerá da proposta do bar ou restaurante. 

Por exemplo, em uma cidade turística, é válido estar localizado na região onde concentra-se o comércio. Muitas vezes também é benéfico para um bar estar localizado em ruas ou bairros reconhecidos pela noite agitada. De qualquer forma, é fundamental monitorar a presença da concorrência e suas movimentações.

Crescimento da região

Optar por um bairro consagrado pode significar um alto investimento e se esta não é a realidade atual do orçamento, a saída pode ser apostar em uma região que está em crescimento. Bairros que estão em ascensão podem favorecer uma estratégia de visibilidade em um cenário de baixa concorrência.

Veja também:  Chapa a gás ou elétrica: características, diferenças e a melhor escolha para seu negócio

Investimento: custo do imóvel x orçamento real 

O orçamento precisa ser seguido à risca. De tal modo que antes de assumir qualquer compromisso de locação ou compra é importante ter a clareza do valor ser compatível com a capacidade de investimento prevista no plano de negócio. Prezando pela segurança financeira do empreendedor, o mais aconselhado é prever os gastos com possíveis reformas e manutenções.

Como decorar um restaurante

Visite o local em diferentes horários e dias da semana

Nenhuma das informações acima substituem uma visita técnica com vistoria. Para achar um ponto comercial que converse com as expectativas do negócio, é fundamental que o empreendedor vá até a localização e interprete o cliente. Ou seja, passe pela região em diferentes horários e perceba o que é capaz de atrair sua atenção. Sem trabalho de campo será praticamente impossível ter certeza sobre o endereço.

 Análise SWOT

Chamada de análise SWOT, esta é uma técnica de plano estratégico usada para identificar as forças, ameaças e oportunidades relacionadas ao posicionamento de uma empresa dentro do seu próprio setor. Neste processo, ela pode ajudar a avaliar as variáveis que impactam o estabelecimento nas diferentes localizações de interesse.

Exigências legais

Toda a legislação obrigatória precisa ser considerada no planejamento e estudo de regiões, afinal o não cumprimento poderá proporcionar grandes riscos ao bar ou restaurante. 

No setor alimentício, isso inclui a aprovação do projeto arquitetônico e planta do lugar por conta da vigilância sanitária do município. E, para isso, o local deverá seguir requisitos em relação a estrutura, refrigeração dos alimentos e bebidas, área de preparo das receitas, iluminação e acesso tanto da equipe quanto dos clientes.

Conclusão

Por fim, atenção a todos os detalhes é mais do que necessário! Nada pode passar despercebido na hora de estudar o ponto de localização do seu futuro bar ou restaurante, incluindo a lista apresentada ao longo do texto – como movimentação, crescimento do bairro, acessibilidade, determinações legais da região, proximidade com paradas de transporte público, segurança, entre outras. Afinal de contas, uma das diferenças entre conquistar ou não resultados positivos é a escolha do endereço. Não abra mão do checklist acima!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais