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15 ideias de promoções para seu restaurante

15 ideias de promoções para seu restaurante

Ideias de promoções para restaurantes

Acompanhar as tendências e inovações do mercado pode ser um verdadeiro desafio para os restaurantes. Dessa forma, reunimos algumas dicas para atrair novos clientes e também gerar mais lucro. 

Antes de qualquer ação, é necessário definir o grupo-alvo que deseja alcançar. Feito isso, será muito mais fácil desenvolver estratégias, planos, compreender as necessidades e expectativas do público. 

Este artigo mostrará como algumas mudanças e práticas simples podem aumentar a movimentação. Selecionamos diferentes ideias, métodos e descontos para que você consiga desenvolver o que melhor corresponde à sua clientela. 

Ao longo do texto, nós veremos: 

  1. Descontos em produtos selecionados
  2. Desconto em pedidos acima de um determinado valor
  3. Programas de fidelidade
  4. Pague uma vez e coma à vontade
  5. Vouchers de desconto
  6. Descontos em um pedido inteiro
  7. Descontos para pedidos feitos por empresas
  8. Desconto em pedidos com entrega
  9. Desconto para o primeiro pedido
  10. Desconto para um segundo produto
  11. Desconto específico para a forma em que o pedido é feito
  12. Descontos temáticos (Dia das mães, dos namorados, etc)
  13. Happy hours
  14. Compre um e ganhe o outro (ou desconto no 2º)
  15. X de desconto para pedidos feitos antes das 11h30 ou após às 14h

Ideias de promoções para seu restaurante

Descontos em produtos selecionados

A ideia aqui é promover um produto específico em um determinado momento. E, para isso, saber a melhor hora de cada aposta do cardápio. Uma ótima oportunidade para colocar a dica em prática é configurar um desconto para o prato ou grupo (porções, menu principal e etc) em seus pedidos físicos e online: “ganhe 50% de desconto ao pedir o hambúrguer do dia nesta segunda-feira”. 

Para uma comunicação mais ágil e certeira nas redes sociais, você pode criar um link direto para o produto promocional e também divulgar alguns acompanhamentos na finalização da compra para atrair mais lucro. Em seguida, divulgue a ação em suas redes sociais de forma clara e objetiva. 

Desconto em pedidos acima de um determinado valor 

Descontos em pedidos acima de um determinado valor podem ser definidos para qualquer opção do menu do seu restaurante. Dois ótimos exemplos são as entradas e sobremesas. Os valores também podem ser simples, mas atrativos como 10% ou 25% por mesa. 

Programas de fidelidade

Um programa de fidelidade é uma ótima maneira de incentivar seus clientes a consumirem um número maior de pedidos. Lembre-se de que agrados fazem com que o público se sinta mais importante e apreciado e, assim, você desenvolve uma relação de lealdade e confiança. Inclusive, essa é uma dupla poderosa para receber indicações e aumentar sua clientela fixa.  

Implementar um programa de fidelidade de restaurante pode parecer complicado à primeira vista e geram questionamento: como funcionará? Como somar pontos para pedidos online? Crie e ofereça um programa intuitivo e fácil de usar. Pode ser através de um login individual, um cartão próprio ou até mesmo um voucher com os dados de cada cliente.

Website para cafés

Pague uma vez e coma à vontade

À primeira vista, a ação pode não parecer tão lucrativa para donos de restaurantes, mas se você sabe que o intuito é garantir mais movimento em dias semanais ou se destacar aos fins de semana, você pode facilmente incrementar essa promoção com os devidos cuidados. É certo que atrai novos clientes, além dos clientes regulares.

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Se você está planejando tal evento, certifique-se de anunciá-lo nas redes sociais e em seu site. Enviar algumas mensagens diretamente aos clientes mais próximos também funciona. Além disso, lembre sua equipe de contar aos frequentadores sobre os próximos dias de promoção.

Vouchers de desconto

Vouchers são grandes atrativos! Você pode disponibilizar de inúmeras maneiras: para clientes que frequentam o restaurante, em plataformas online de descontos ou participar de ações pontuais.

Para se adaptar às tendências atuais, você precisa saber como usá-los. Para atrair a própria clientela, vale enviar os vouchers por e-mail, mensagem de texto ou PUSH. Os valores podem iniciar em 10% e ir até o “pague um, consuma dois”– o que garante uma boa procura de casais e grupos de amigos.

Dica: em São Paulo existe o “Dois por Um”, um livro de vouchers de descontos que reúne diversos restaurantes espalhados pela capital, vale a pena conferir. 

Descontos em um pedido inteiro

Você pode configurar esta promoção da maneira que trará mais benefícios ao seu restaurante. Separamos quatro exemplos que podem trazer êxito à comunicação e ao financeiro de seu estabelecimento.  

Descontos para pedidos feitos por empresas

Se você sabe que a maioria de seus pedidos vem de empresas, pode oferecer-lhes um desconto especial, seja para pratos selecionados do menu ou para um combo, mas sempre especificando dias certos para usar a vantagem. 

Desconto em pedidos com entrega

Você também pode oferecer descontos aos clientes que fazem pedidos para entrega – por exemplo, oferecer-lhes um dia de entrega grátis. Escolha a melhor data e divulgue com bastante antecedência.

Ideias de promoção para restaurantes delivery

Desconto para o primeiro pedido

Esta opção funciona super bem, principalmente se você acabou de iniciar seu sistema de pedido de comida online ou está abrindo uma unidade em uma nova região. Esta é uma das muitas grandes ideias para atrair convidados ao seu estabelecimento. O melhor é colocar informações sobre os descontos no site e redes sociais. 

Desconto para um segundo produto

Ofereça aos seus clientes uma promoção, na qual um segundo pedido do mesmo produto – uma pizza, um jantar fixo – seja 50% mais barato. Você pode apresentar esse desconto para qualquer prato único do seu menu ou para um grupo de produtos inteiro.

Descontos específicos para a forma em que o pedido é feito (online ou presencial)

A ideia é contar com promoções exclusivas para o online ou presencial. Uma dica importante é sempre estar cadastrado em aplicativos de pedidos e entregas, dessa forma, poderá divulgar algumas ações específicas para esses ambientes. Como cupons de descontos e entregas gratuitas para novos usuários da plataforma ou clientes de seu restaurante.  

Para o presencial, vale drink em dobro, combo de porções ou mimos se a mesa bater um determinado número de pessoas. Por exemplo, se alguém está comemorando aniversário em seu restaurante e chegar a 20 convidados, você pode oferecer um balde de cerveja para o grupo – o que criará uma boa lembrança e incentivará outros a voltarem. Também vale uma sobremesa no almoço se o aniversariante apresentar o documento comprovando a data.

Website de restaurante delivery

Descontos temáticos

Que tal promoções específicas como Dia das Mães ou Dia dos Namorados? Use as redes sociais e divulgue promoções para casais: pode ser um desconto no prato principal, um combo jantar com vinho ou um preço mais acessível para uma noite de fondue, por exemplo. Lembre-se de que nessas ocasiões, dependendo da movimentação do seu restaurante nos anos anteriores, é essencial informar a necessidade de reservas. 

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Para o Dia das Mães e dos Pais, vale descontos no almoço para a família, valores especiais no rodízio ou uma promoção de “entrada + prato principal + sobremesa” – sempre prezando pelo lado família nesses dias comemorativos.  

Happy hours

Essa é uma das formas mais interessantes de atrair clientes em dias da semana, especialmente se você quiser aumentar sua movimentação. Pessoas estão procurando por lugares onde possam comer muito e não pagar muito – então dê a eles o que precisam. Mesmo que você reduza o preço, os clientes vão pedir mais porque se sentirão encorajados pelos valores menores. 

Em um dia e hora de sua escolha, defina um desconto de 10% em todo o pedido ou em produtos específicos do menu. Quando o assunto são os happy hours, priorize porções e bebidas em dobro, essas são as principais características atraentes para o público que procura por este estilo de promoção. 

Compre um e ganhe o outro (ou desconto no 2º)

A promoção pode ser complementar ao item citado acima. A ideia é aumentar o boca a boca do seu restaurante. Sua margem pode parecer mais baixa ao fazer essa promoção, mas o ponto positivo é que ela só funciona se seu cliente convidar um amigo para fazer o pedido junto – ou seja um novo consumidor. 

Uma sugestão para garantir o lucro é determinar que o segundo prato seja o mesmo do primeiro. Dessa maneira você mantém a eficiência operacional. 

X% de desconto para pedidos feitos antes das 11h30 ou após às 14h

Um dos desafios dos restaurantes que servem almoços é que a maioria dos pedidos se concentram das 12h até às 13h30. Qualquer erro na operação nesse período pode significar prejuízo. Então, diminuir a sua margem mas incentivar seus clientes a pedirem em horário alternativos é uma boa troca, e garante mais tempo para atender mais demandas sem erros. 

São inúmeras as opções para a criação de ofertas. O truque é adaptá-las ao seu público. Não deixe de incrementá-las no seu dia a dia. Quando bem planejadas, a movimentação e lucro estão garantidos! 

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