Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas
Ideias para sites de hotéis e pousadas
13 ideias para o site do seu hotel ou pousada

13 ideias para o site do seu hotel ou pousada

Tags: ,

13 ideias para o site do seu hotel ou pousada

Ideias para sites de hotéis e pousadas

Atualmente, a maioria dos turistas utilizam a internet para pesquisar, orçar e decidir qual será sua acomodação no próximo destino. Portanto, quanto mais completo e acessível for o site do estabelecimento, melhor será a experiência do público e, consequentemente, o lucro do local com o aumento na cartela de clientes. 

Outro dado importante e que merece a devida atenção é a concorrência – sim, até mesmo entre os endereços online e as redes sociais! Isso porque todo viajante busca por mais de um serviço na web quando está planejando sua estadia. E, justamente pelo alto número de acessos, o seu hotel ou pousada terá que conquistá-lo nos primeiros segundos de visualizações para que este consumidor não passe para outra alternativa rapidamente. Lembre-se: hoje, todos os negócios estão na internet disputando espaço, independente do segmento! 

E, diferente dos perfis em aplicativos, que também são importantes para o marketing digital, um site oficial é a oportunidade perfeita para reunir todas as informações em um só lugar, facilitando e otimizando a pesquisa do turista. Para que seja efetivo, o espaço deve ser muito bem planejado e bem alimentado. Confira alguns insights para um bom resultado final!

Dicas para sites de hotéis e pousadas

Conversão

Primeiro, a conversão vem através de um espaço acessível e de fácil entendimento para realizar reservas. São muitos os casos de baixa aderência no digital porque o processo não funciona bem ou não é claro para o visitante. 

Ou seja, investir em melhorias no campo de reservas é bem mais vantajoso e eficiente do que destinar a verba para outras áreas. Além disso, utilizar ferramentas como calendários, links diretos para os vários tipos de quartos e pacotes, torna a experiência de fechar mais atraente. Certifique-se também de que o visitante veja imediatamente as vantagens e serviços do local, convencendo-o rapidamente de que trata-se de um excelente custo-benefício.

Conteúdo adequado aos smartphones e tablets

Uma questão técnica que precisa ser verificada é se o site oferece experiências agradáveis e se adapta bem tanto em smartphones e tablets, como em laptops e computadores – o chamado “layout responsivo”. Afinal, hoje muito é resolvido por meio do celular, o que torna esse tópico uma obrigação. 

Ter uma boa afinidade com os diferentes eletrônicos contribui não apenas para a taxa de conversão, mas também para o posicionamento do hotel ou pousada perante o mercado. Análise, por exemplo, se as fotos e vídeos são exibidos corretamente em dispositivos móveis.

Website responsivo de hotel e pousada

Preze pelo visual do site

Todo o aspecto visual irá contribuir para que os visitantes permaneçam nas páginas por mais tempo, o que é uma questão fundamental para um bom posicionamento nos portais de buscas. Em outras palavras, preze por sua porta de entrada e convença o consumidor em poucos segundos a navegar por seu conteúdo. 

Para isso, capriche na parte visual desenvolvendo um layout com identidade do estabelecimento, publique fotos e vídeos do local físico, valorize feedback positivos de clientes e ofereça páginas para reservas, orçamentos, contatos e endereço. 

Veja também:  Como servir um brunch em seu restaurante: sugestão de cardápios e funcionamento

Conter abas de fácil compreensão e intuitivas também será determinante para reter o usuário e garantir uma conversão em venda.

Comunique-se com o consumidor

Uma nova ferramenta que vem se destacando no mercado é o chat – que alguns estabelecimentos hoteleiros estão também adotando para se comunicarem e manterem um relacionamento rápido, direto e prático com os possíveis hóspedes.

A página do chat online está presente no próprio site e funciona como um canal com o objetivo de tirar dúvidas e gerar uma aproximação entre ambas as partes. Em suma, essa troca digital em tempo real funciona como uma substituição às tradicionais ligações, já que hoje muitos fogem dessa prática.

Mantenha uma galeria de imagens atualizada

Nada é mais desanimador do que acessar um site e se deparar com fotos desatualizadas dos ambientes. A sensação transmitida é a de que o espaço era melhor no passado ou que “parou no tempo”, o que gera uma desconfiança e descredibilidade. Fotos atuais e bem produzidas são importantes para transmitir confiança e gerar desejo. 

E, para qualificar a pesquisa, existe a possibilidade de oferecer um tour virtual 360º pelos cômodos e áreas comuns do hotel ou pousada. O recurso é uma estratégia super bem vista e que cria maior conexão entre a realidade e a expectativa do cliente.

Marketing Online para Pousadas e Pequenos Hotéis

Aposte também em vídeos

Vídeos são convidativos e validam a experiência prometida como algo real. Porém, a ferramenta deve ser usada com expertise, ou seja, conteúdos curtos de até três a cinco minutos, trilha sonora animada e imagens convidativas. Além disso, não pode sobrecarregar a plataforma fazendo com que demore para carregar o site. 


Algumas ideias de temas são: 

  • Tour pela estrutura;
  • Experiência de algum hóspede;
  • Flashbacks de momentos de descontração; 
  • Informativos promocionais ou de rotas para chegar ao endereço;
  • E recortes de eventos sediados no local.

Visita virtual pelos arredores

Conforme citado no item cinco, muitos hotéis e pousadas estão oferecendo um passeio virtual não só pelo seu espaço, mas também pela região, destacando vantagens de sua localização. 

Tratando-se de um lugar novo para o visitante, quanto mais informações disponíveis, mais seguro ele se sentirá antes de viajar e, consequentemente, mais fácil será alcançar uma reserva. Dica extra: este conteúdo é válido em vídeo!

Conte uma história

Valorizar a história do hotel, da região e destacar pontos turísticos ou experiências próximas é uma maneira autêntica e agradável de cativar os turistas. Fique de olho em blogs de viagens com posts a respeito da cidade e analise o que você pode somar ao seu estabelecimento. 

  1. Promoções e pagamentos especiais

Dê ênfase às promoções e aos descontos já no layout principal do site. Todo consumidor almeja ações especiais de pagamento e estadias. Valorize o que seu negócio tem a oferecer e faça dessas divulgações suas maiores vantagens.

Pense sempre em datas comemorativas e estações do ano favoráveis ao seu estado e que combinem com o turismo local. Como por exemplo, destinos de serra no inverno e praias no verão. 

Abra um campo específico para comentários

Publicidades e promoções são bem-vindas, mas nada vale mais do que uma boa indicação! Tendo isso em vista, é importante disponibilizar às pessoas um espaço no site de seu hotel para avaliar sua experiência no estabelecimento. Não apague ou invalide alguns comentários negativos, afinal sempre haverá alguém insatisfeito e a melhor forma de passar uma boa impressão é respondendo também esta parcela do público – o essencial é saber como filtrar e responder a todos. Essa iniciativa dará aos usuários que navegam em seu site com muita confiança.

Veja também:  Como implementar o Mise en Place na cozinha e salão do seu restaurante

Mencione suas medidas em relação a Covid-19 no site 

Com o setor se estruturando e as viagens aumentando no pós-pandemia, muitas pessoas têm dúvidas referentes às medidas de proteção e restrições geradas pela Covid-19. Por isso, é fundamental descrever em seu site quais regras estão em vigor de maneira prática e objetiva.

Protocolo de Covid para hotel e pousada

Atenção com a linguagem usada para a comunicação 

Tanto os textos presentes no endereço digital, como a troca com o cliente no caso dos chats, não deve ser formal demais ou totalmente informal. A linguagem precisa ser de fácil compreensão, o que descarta palavras mais robustas pouco utilizadas no dia a dia e também abreviações e gírias geracionais. Foque em uma comunicação autêntica, fluente, leve e moderna.

E o que não fazer? 

Primeiro, nada de textos muito grandes e cansativos ou imagens jogadas sem um contexto ou boa qualidade. Lembre-se também da importância dos detalhes, como erros ortográficos, links que não funcionam, número de telefone desatualizado ou endereço de e-mail que não é clicável. Nada disso contribuirá para a experiência positiva do usuário! E o indiscutível: certifique-se sempre de que as tarifas dos quartos estejam corretas.

O website faz parte do marketing de conteúdo e este é o responsável pela divulgação de todo o conteúdo e benefícios de um estabelecimento na internet e redes sociais. Portanto, criar uma estratégia qualitativa para o seu portal é fundamental para tornar visitantes em clientes. Valorize seu layout, invista em uma boa comunicação, disponibilize suas informações com clareza, forneça feedback e destaque seu hotel ou pousada na concorrência online!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes
Di Pratos Multinox - Equipamentos para Restaurantes Ltda | CNPJ: 60.048.717/0001-35
Copyright © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais