Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Day Use em hotéis e pousadas: o que é, como implementar e divulgar a opção

Tags:

Day Use em hotéis e pousadas: o que é, como implementar e divulgar a opção

Day use em hotéis e pousadas

Quem nunca quis um dia apenas para relaxar e descansar em alguma cidade entre viagens, na espera de um voo ou então em um trajeto bate e volta mesmo? Não é fácil para os clientes encontrar essa estadia e também não é evidente para os donos de pousada oferecer isso. Porém, como solução para essa demanda, hoje em dia foi criado o pacote “Day Use” – o que em português significa uso diário para um hotel ou pousada. 

Esse modelo pode ajudar os hotéis em baixa temporada e ser uma opção prática para os clientes que buscam passar um dia alternativo. Para implementar o Day Use, existem algumas etapas que precisam ser levadas em consideração pela rede de estadia, para que seja uma experiência agregadora para o negócio e para o visitante. Vamos falar aqui sobre todas elas. 

O que é Day Use? 

O Day Use é quando uma pessoa se torna hóspede por um dia – dessa forma ela pode usar todas as instalações do hotel ou da pousada, como piscina, restaurantes, áreas de lazer e áreas comuns, porém apenas por algumas horas do dia. Esse modelo não inclui o pernoite, ou seja, a pessoa não pode dormir no local.

Normalmente a diária começa pela manhã e se encerra ao entardecer, e possui como principal objetivo atender os turistas que precisam de um lugar para ficar enquanto aguardam um voo, para guardar malas ou apenas para descansar em um lugar diferente e aconchegante. 

Além disso, outro objetivo desse pacote é manter o bem estar financeiro do hotel ou da pousada que durante a baixa temporada não possuem um grande fluxo de estadias pernoite e com o Day Use podem continuar criando uma renda para a receita do negócio.

Veja também:  Como implementar o Mise en Place na cozinha e salão do seu restaurante

Como implementar o Day Use em hotéis e pousadas?

A forma que o Day Use é utilizado varia bastante em cada rede e, apesar de poder ser aplicado em qualquer tipo de hotel ou pousada, é necessário que exista uma preparação do ambiente para receber esses turistas. 

Uma forma de diferenciar os clientes com pernoite dos clientes do Day Use é dar uma pulseira identificando aqueles que só irão passar o dia. Além disso, é importante determinar um horário fixo para o Day Use – das 11h até as 18h pode ser uma boa margem de horário, incluindo almoço e um lanche da tarde.

Como preparar a equipe

Preparar a equipe para esses hóspedes também é necessário, como a atividade de check-in e check-out é diferente dos visitantes com pernoite, ter um processo esquematizado para o Day Use pode evitar erros e falhas no sistema. 

No check-in é importante fornecer um guia com todas as regras de permanência, ambientes que podem ser utilizados, refeições e gastos extras, como bebidas ou serviços do hotel. 

Já no check-out é importante controlar o horário de saída, com uma boa comunicação entre os funcionários caso exista mudança de turno, para que a saída seja realizada na hora correta e o pagamento inclua todos os custos extras que o cliente vier a usar. 

Como divulgar o Day Use

A divulgação é papel importante para que o Day Use tenha um bom alcance entre clientes em potencial do hotel ou pousada. O marketing do Day Use pode ocorrer através das redes sociais da empresa, em posts e Stories do Instagram ou Facebook. 

Divulgar relatos de pessoas que utilizaram o Day Use e gostaram da experiência pode ser uma ótima oportunidade para chamar novos clientes.

Além disso, é possível utilizar um mailing que a rede provavelmente tem para disparar email divulgando essa nova opção do hotel ou pousada, incluindo todos os valores e informações. Quem sabe incluir uma promoção especial com um código ou então promover um plano de fidelidade de Day Use pode funcionar também para atrair clientes.

Veja também:  Despolpador de tomate: o que é e como pode otimizar os processos de uma cozinha industrial
Como divulgar day use em hotéis e pousadas

Vantagens e desvantagens do Day Use

Como já citado, uma grande vantagem para a rede é aumentar a receita no período de baixa temporada. Além disso, esse é um modelo que exige pouco custo da rede, pois gastos com luz, funcionários cuidando dos quartos e limpeza são dispensados devido a ausência de pernoite. 

As desvantagens podem existir caso o hotel e a pousada não se organizarem para receber o modelo Day Use, pois os hóspedes podem usufruir de lugares não autorizados ou ficar mais tempo que o permitido, dessa forma gerando despesas não previstas para o orçamento da estadia.

Conclusão

Com todas essas informações, você já está preparado para analisar a implementação do Day Use em seu hotel e pousada. Levando em consideração as vantagens e desvantagens, e preparando a equipe para o novo formato de serviço, a opção tem tudo para trazer novos clientes e uma renda positiva ao seu negócio.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes