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Ideias de programa de fidelidade para pequenas pousadas

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Ideias de programa de fidelidade para pequenas pousadas

Programa de fidelidade para pousadas

Que tal aumentar o relacionamento entre os clientes e sua pousada? O marketing de fidelidade é uma ótima opção para essa aproximação! A técnica se concentra em ações específicas para hóspedes que receberão vantagens e incentivos para frequentar seu endereço cada vez mais – e em menores intervalos de tempo. 

Programas e iniciativas de fidelidade são ferramentas efetivas para proprietários de pequenas empresas que estão em busca de expandir seus negócios. Para isso, basta selecionar maneiras de melhorar seu atendimento, tornando-o ainda mais atraente para que os consumidores fiéis possam estar cada vez mais conectados à sua marca. 

Com este objetivo, o artigo aborda especificamente o setor hoteleiro com foco em pequenas pousadas e compartilha uma série de ideias para tais projetos. 

Setor hoteleiro 

O segmento da hotelaria tem visto grandes benefícios em investir no marketing de fidelidade que, mais do que obter a atenção de novos clientes, consiste na ideia de fidelizar os já existentes. 

Responsável por alavancar resultados positivos, o processo é visto como um excelente caminho para conquistar um espaço fixo entre os consumidores. 

Um ponto importante quando falamos a respeito de programas de fidelidade é ressaltar que não existe fórmula comum que funcione para todos os estabelecimentos. O essencial é observar o perfil de seu público-alvo e como este se comporta. Ou seja, o primeiro passo é descobrir o que os hóspedes desejam e alinhar as expectativas com o que você pode oferecer dentro do mercado em que atua.

Como os programas de fidelidade costumam funcionar? 

O conceito consiste basicamente em pontuações adquiridas através de uma série de sistemas que você pode implementar em seu negócio – como milhas em passagens aéreas. A princípio, as vantagens podem ser bem parecidas entre os estabelecimentos, tanto que alguns benefícios são considerados universais – por exemplo o direito a mais uma estadia gratuita e descontos no check-out.

Para sair desse lugar comum, o mais importante é a autenticidade e a criatividade. Neste caso, serviços personalizados se tornam um grande diferencial atrativo no que diz respeito ao alcance de clientes com perfis diferentes. 

Sendo assim, um programa de fidelidade bem elaborado é aquele que apresenta mais de uma alternativa bem estruturada. Porém, também não é nada eficaz estabelecer milhares de opções e se perder entre elas. 

A dica principal é focar em três grupos de hóspedes com características distintas e criar um plano de estratégia para cada um deles. Inclusive, essa ação ainda acaba contribuindo como marketing de influência, já que os públicos indicarão os serviços para mais pessoas de seus ciclos de relacionamento. 

Por onde começar um programa de fidelidade?

Conforme já vimos, antes de mais nada, é necessário entender o perfil de seu público majoritário. Sendo assim, listamos os principais grupos de hóspedes para você analisar! 

Casal

Geralmente, buscam conforto e uma estadia mais intimista. Em lua de mel, por exemplo, seu estabelecimento pode apostar em benefícios personalizados para este estilo de ocasião – café da manhã no quarto, jantares românticos e parcerias com passeios turísticos.

Solo

Este pode ser o viajante que busca por novas experiências sozinho ou que está sempre a trabalho. Caso seja a segunda opção, suas maiores necessidades serão a flexibilização no check-in e check-out, wi-fi gratuito, disponibilidade de uma sala de reuniões e parcerias com restaurantes locais para encontros de negócios. Agora, se for um nômade do século XXI, ele buscará por preços mais acessíveis e refeições inclusas.

Veja também:  Estudo de Caso: Bendito Seja Restaurante e Bar
Programa de fidelidade para nômades digitais

Família completa

O mais importante aqui é atender a todos, desde atividades infantis com monitores à jantares mais intimistas para os pais. Vouchers de desconto para toda a família em passeios regionais também são ótimos e assertivos. 

Benefícios do programa de fidelidade para a sua pousada

Entrando um pouco mais a fundo no objeto de criar um programa de fidelidade, podemos dizer que o principal é conquistar retorno desse hóspede. Sendo assim, o mais vantajoso para ambos os lados pode não ser um dia a mais na estadia, mas sim promoções para uma viagem futura – criando um laço de lealdade com o público. 

Aliás, pequenas ações são as grandes responsáveis para criar o desejo de “quero mais” nos clientes. Aposte, por exemplo, em pelo menos uma refeição inclusa por um pequeno acréscimo no valor total e descontos em restaurantes locais próximos à pousada. 

Existe também a possibilidade de se associar a projetos que já existem e abrangem diversos outros pequenos e médios empresários, atuando como uma rede de hotéis – os mais conhecidos são os online, como o Trivago

E, como em tudo, há prós e contras: você pode tanto perder certa autonomia nos modelos de ações, como ganhar um local a mais de divulgação para o seu negócio. 

O que são os clubes de vantagens? 

Em geral, um clube de vantagens funciona com base em um sistema de pontuação. E o mais importante ao estruturá-lo é que não seja desvantajoso nem para os hóspedes, nem para a pousada. 

Queremos dizer que um programa inatingível – um benefício nunca alcançável – não atrai o público e pode ser prejudicial para a imagem de sua empresa. Por outro lado, o estabelecimento precisa ter ciência sobre seus gastos com tais ações. Nada adianta atrair o consumidor, se estiver afetando seu financeiro. 

Recompensa final

O ideal é que haja mimos ao longo do processo de pontuação e uma grande recompensa final para que o hóspede não deixe de investir na parceria com o local. O grand-finale deve ser algo mais difícil de alcançar, como um fim de semana no principal quarto da pousada por metade do valor.

Marketing Online para Pousadas e Pequenos Hotéis

Regras

Desde o momento inicial, é essencial apresentar termos claros para a participação e validação das ações dos clientes e do estabelecimento para que ninguém saia insatisfeito ou prejudicado. Um ponto fundamental é limitar as datas dos benefícios. Por exemplo: a suíte principal por metade do preço não deve ser válida para a semana do Dia dos Namorados (época em que já há uma grande procura). 

Divulgação

A criação de um clube de fidelização exige um marketing digital bem construído para que funcione efetivamente. Sendo assim, a presença nas redes sociais é simplesmente fundamental, seja uma página no Facebook ou um perfil no Instagram – o melhor é investir em ambos. Mostre sua marca, apresente o que tem de melhor para oferecer e promova seus benefícios. 

Um site oficial também faz toda diferença na hora de transmitir mais credibilidade. Neste canal você poderá incluir todas as informações e regras do projeto. Além de ser um meio para orçamentos e reservas. 

Ideias de programa de fidelidade para pequenas pousadas 

Além de um clube de vantagens, podemos apostar em outros planos que também criam experiências únicas e lealdade entre a marca e o cliente. Abaixo, separamos alguns exemplos fáceis de colocar em prática.

Entregue momentos “UAU”

Com certeza este pode ser um dos melhores programas de fidelização de clientes. E o melhor? Exige apenas ações simples, mas que despertam memórias especiais. Como receber um hóspede aniversariante com um bolo no quarto e um cartão de comemoração. Quem não gosta de receber surpresas e ainda compartilhá-las nas redes sociais? 

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Em dicas comuns, pense em cafés ou drinks de boas vindas, dependendo do horário que seu hóspede faça seu check-in. E, claro, essas pequenas ideias não trazem muitos custos a uma empresa. 

Para demonstrar ainda mais interesse em uma relação duradoura com o consumidor, crie brindes ou até mesmo um jantar especial em um dos dias de estadia, oferecido pelo estabelecimento. Uma experiência gastronômica inesquecível pode ser facilmente um ponto decisivo na hora de voltar a se hospedar na região de sua pousada. 

Vouchers 

Contribua para que o cliente também desfrute do turismo local e lembre de sua marca durante os passeios. Oferecer descontos em passeios é uma vantagem que gera interesse desde o momento de planejar e pesquisar a viagem. Invista em se destacar!

Combos

Combos são sempre ótimos para criar uma sensação de maior consumo e menos gasto. Podem ser pacotes de estadias, refeições, transporte local ou até mesmo passeio, como citamos acima. 

Indicadores

O melhor marketing segue sendo o boca a boca! Se aproprie dessa movimentação e crie um programa para que hóspedes que indiquem seus serviços para novos clientes recebam um desconto na próxima estadia. 

Parcerias com outras empresas 

Citamos este tópico ao longo do artigo, pois ele também é muito benéfico para estreitar relacionamento de sua empresa com outros negócios locais e unir interesses. Ao fazer parcerias é possível oferecer vantagens que vão além das possibilidades da pousada e pode tornar a estadia mais longa para aqueles que querem aproveitar o que a região oferece. 

Dica extra: seja animal friendly 

Pode parecer algo simples ou muito trabalhoso, mas faz toda a diferença para um perfil específico de hóspede que não está sendo contemplado no setor. A verdade é que existe uma lacuna no mercado da hotelaria para “pais de pets” e esse pode ser um enorme diferencial e um ótimo motivo para voltar mais vezes. 

Você pode investir uma área específica para destinar aos clientes com animais e, claro, criar regras para suas estadias – mas não descarte a possibilidade de primeira! 

Conclusão 

Reunimos uma série de ideias para que os seus clientes se sintam cada vez mais valorizados e com vontade de retornar aos serviços. Além disso, podemos ver que vantagens também são ótimas ações para atrair novos hóspedes. Então, analise o seu público majoritário, crie seu programa de fidelidade e invista nas redes sociais de sua pousada.

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