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7 diferentes tipos de padaria e como empreender no negócio

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7 diferentes tipos de padaria e como empreender no negócio

Tipos de padaria

O tradicional modelo de negócio das padarias e panificadoras integra a lista de maiores comércios do país. Não à toa, elas estão presentes em todos os estados, cidades, bairros e, às vezes, protagonizando a expressão “a cada esquina”. Pão francês, pão na chapa, baguetes recheadas, doces e café com leite são ingredientes e sabores indispensáveis na vida dos brasileiros. Este é um investimento (em geral, de pequeno porte) com grandes chances de sucesso, mas desde que seja bem executado. 

Sendo assim, um bom planejamento e ótimos resultados dependerão da análise do público-alvo e de qual segmento deseja investir. Existem locais focados em itens clássicos, artesanais, gourmets, orgânicos ou fitness. Além disso, pode haver a junção de serviços da padaria, abrangendo confeitaria, restaurante, pizzaria, conveniência (mercado) e adega. Uma decisão certeira exige conhecer tanto os clientes, quanto o perfil de atividades que cercam o endereço do estabelecimento.

Regiões comerciais tendem a disponibilizar uma maior variedade de cafés. Já em bairros residenciais, o empresário pode focar em um cardápio mais extenso de café aos domingos, como um brunch, ou até mesmo em produtos mais leves caso o local fique próximo a uma academia, por exemplo. 

São infinitas possibilidades, mas a decisão de qual estilo seguir pode ser mais fácil do que imagina – isso porque a escolha do público-alvo traça também o modelo de negócio. O importante é ter em mente que este será o veredito que moldará inclusive a estética e disposição da padaria e, por essa razão, é considerado o primeiro passo. E justamente pensando neste início de processo, abaixo elencamos as classificações dos diferentes tipos de padaria.

Modelos de negócio para padarias e panificadoras

Diante da escolha, crie um bom planejamento para orientar toda a equipe e trabalhe prezando por uma experiência única ao consumidor.

Boutique

Os locais que se adequam ao modelo boutique são aqueles que estão localizados em regiões de maior poder aquisitivo e que priorizam produtos de fabricação própria e/ou importados – em geral, preferem comercializar opções mais exclusivas de alimentos e ingredientes.

Padaria de serviços

As mais comuns de serem encontradas! Também sendo classificadas de acordo com a localização, as padarias de serviços ou de conveniência são consideradas aquelas presentes em regiões centrais ou ruas e avenidas de grande circulação. Em geral, oferecem além dos próprios produtos, itens de confeitaria e serviços de lanchonete com maiores opções de salgados e lanches.

Balcão de padaria

Padaria artesanal

Este estilo destaca os pães e patisseries de fabricação própria. Normalmente, também são negócios especializados em certas nacionalidades, trazendo itens da culinária de origem, como a italiana, a portuguesa ou a lituana.

Pontos quentes

Tendência em países europeus, este sistema vem avançando no Brasil e consiste em padarias como filiais. Uma central envia alguns tipos de itens de produção própria para apenas serem assados no chamado ponto quente.

Veja também:  Como digitalizar um restaurante: 5 soluções digitais para pequenos e médios restaurantes

Padaria industrial

Na contramão da anterior, a industrial é a que fabrica seus pães e mais produtos para fornecer a outros endereços. Frequentemente, por conta de uma extensa linha de produção, este é o segmento que maior necessita de investimento em maquinários de alta performance.

Cozinha industrial para padarias

Padaria de mercado

Como o próprio nome entrega, este modelo de padaria fica localizado dentro dos mercados. Podem existir unidades com fabricação de pães e mais receitas realizadas no local ou estabelecimentos que optam por terceirizar o processo. 

Outra estratégia para esse tipo de empreendimento é estarem posicionadas ao fundo dos supermercados para que o cliente possa se interessar por outros produtos ao longo do caminho e automaticamente aumentar o valor da compra.

Orgânica (ou fitness) 

Este empreendimento vem crescendo nos últimos anos devido ao maior número de adeptos a uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos. Em geral, o público-alvo desse modelo costuma ser mais exigente em relação aos meios de fabricação e procedência dos ingredientes utilizados.

Empreender: legislação para padarias 

Para abrir uma padaria, o empresário precisará se cadastrar juridicamente. Então, após avaliar o estilo do comércio que pretende investir, este deverá analisar a opção que melhor atende às expectativas e ao perfil de negócios. Em seguida, para iniciar o investimento e registrar o estabelecimento, será necessário realizar os seguintes procedimentos:

  1. Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  2. Registro na prefeitura municipal para obter o alvará de funcionamento;
  3. Registro na Junta Comercial; 
  4. Registro no Corpo de Bombeiros Militar (verificação de segurança e proteção);
  5. Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  6. Consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento;
  7. Estar de acordo com as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Algumas exemplificadas abaixo: 
  • Decreto-lei nº. 986, de 21 de outubro de 1969: institui normas básicas sobre alimentos diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva.
  •  Lei nº. 10.273, de 05 de setembro de 2001: É o decreto de proibição do emprego de bromato de potássio, em qualquer quantidade, nas farinhas, no preparo de massas e nos produtos de panificação.
  • Lei nº. 6.437, de 20.08.77 e o Decreto nº 77.052, de 19.01.76, Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977: Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas e estabelece a necessidade da responsabilidade técnica.
  • Lei 14.223/26/09/2006 e Decreto: 47950 – Dispõe sobre a colocação de cardápios na parte externa e sobre obrigatoriedade anúncios publicitários.
  • Lei nº. 12.560 – de 8 de janeiro de 1998: Que dispõe sobre a utilização de água filtrada na feitura da massa de pão, e dá outras providências.
  • Lei nº. 12.389 de 11 de Outubro de 2005 – Dispõe sobre a doação e reutilização de gêneros alimentícios e de sobras de alimentos e dá outras providências.

Dicas para destacar sua padaria da concorrência

Por fim, dicas para se destacar da conconcorrência em qualquer um dos tipos de padarias:

Cardápio diferenciado

Boa parte do público vai às padarias em busca de itens simples: pães, bolos e embutidos. Nesse sentido, os endereços que se destacam em seu segmento costumam ser aqueles que conseguem combinar produtos clássicos com opções inovadoras e diferenciadas.

Portanto, lembre-se de criar um menu diferente e estruturado de acordo com as necessidades do público-alvo, apresentando itens que vão além dos alimentos tradicionais. Desta forma, o número médio de consumidores aumentará e você poderá facilmente se manter à frente da concorrência.

Veja também:  Como montar um Restaurante: Passo a passo para empreender

Ambiente harmônico

Na área de atendimento ao cliente, o conforto do ambiente é um dos pontos de venda de fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa. A organização dos itens, o layout do que está disponível e até a localização da equipe afetarão questões como a rapidez e a qualidade da experiência do consumidor. Por isso, é importante ter a harmonia do funcionamento como um dos pilares do empreendimento.

Aposte em mais serviços

Com a expansão de um grande número de novos canais e tecnologias, destacam-se aqueles que encontram formas de utilizar recursos inovadores a fim de aumentar a fidelidade do cliente. Como, por exemplo, vincular sua página a grupos associados à uma comunidade alvo, levando sua marca a pessoas que moram nas proximidades, mas que podem nunca ter tido contato com os serviços – isso crescerá as vendas da padaria. Outra dica é investir na criação de promoções especiais que incentivem a participação nas redes sociais.

Capacite sua equipe 

Em geral, a equipe de vendas é a que mais chama a atenção – por estar em contato direto com os consumidores. A imagem do atendimento costuma ser um dos principais pontos de elogios ou críticas, além da construção dos produtos e higienização do local. Não à toa, a capacitação e o investimento de conhecimentos para a equipe pode ser um dos maiores trunfos para uma boa estratégia de negócio. A variedade de produtos atrai mais clientes, e a fidelidade garante a presença de quem já consumiu.

Movimentação do mercado de panificação

O público gosta de encontrar novidades nos ambientes em que frequenta. Ou seja, seu estabelecimento precisa estar de acordo com certas movimentações do segmento em geral. Esteja sempre atento ao que o seu público-alvo está buscando e procure surpreendê-lo.

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