Checklist: Como construir um site de sucesso para o seu restaurante

Domínio, hospedagem, plataforma, experiência do usuário, como dar vida e promover o site do seu restaurante

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Quer saber mais sobre como crescer seu restaurante no meio digital? A verdade é que com novos ambientes e propostas gastronômicas diferentes surgindo a cada dia e disputando a atenção dos consumidores, uma boa presença online fará toda a diferença ao colocá-lo em destaque para potenciais clientes. 

Ao investir o necessário em tempo e dinheiro para criação de uma página oficial, você estará estimulando o aumento da marca no online e consequentemente no offline. 

Começando com uma questão crucial: captar a atenção do visitante no segundo em que entram na sua página inicial! Para obter êxito neste primeiro desafio existem vários componentes que vamos listar – de provedores de hospedagem e plataformas de desenvolvimento para temas e mapeamento da experiência do usuário.

Vamos ao checklist!


Primeiros passos

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Introdução: primeiros passos na contrução de um site

A etapa inicial na construção de um site é definir alguns dos princípios básico: 

  • Nome de domínio;
  • Provedor de hospedagem e web;
  • Plataforma de desenvolvimento;
  • Decidir se será o responsável pelo website ou se irá terceirizar para um parceiro da web e/ou agência digital – considerando o que compensa mais financeiramente para o seu negócio;

Em relação ao design e layout, sabemos o quanto esses dois momentos são aguardados e geram expectativas, mas não devem ser prioridades antes da construção acima ser estruturada.

Domínio

Um domínio pode ser apresentado como o nome do site, ou seja, o nome que irá referenciá-lo e buscá-lo em seu navegador. Ele é usado sempre que você insere um domínio nos navegadores, como o Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge, entre outros, que comparam este nome com o endereço de IP (combinação de números) associado ao site que você busca. 

Agora, imagine se nós não pudéssemos buscar por websites através de domínios e precisássemos lembrar de cada endereço de IP. Isso não seria nada prático ou intuitivo para nós usuários, certo? E é exatamente por isso que você precisa registrar um domínio para seu site e já desenvolver um nome o mais próximo possível do nome de seu estabelecimento.

Garantindo seu nome de domínio

Existem alguns sites fáceis para pesquisa e compra de nomes de domínios, que são a URL de seu site. Alguns usados ​​com frequência são Hostgator, Webnode, GoDaddy, Kinghost, UOL Host, Registro.br

Registre variações do mesmo nome de domínio

É considerada uma prática recomendada para garantir que você possua todo o espaço digital que cerca o nome de seu restaurante. Por exemplo, se você possui o ‘Tradicional Mineiro’, você poderia garantir os seguintes domínios, se disponíveis, para cobrir todas as suas bases.

  • tradicionalmineiro.com.br
  • mineirotradicional.com.br
  • tracionalmineiro.net
  • tradicionalmineiro.com

Assim, todos os domínios trarão visitantes para a sua página inicial e você pode sempre obter adicionais no futuro, além de garantir que outras pessoas ou empresas não registrem um domínio com um nome semelhante ao do seu estabelecimento.

Hospedagem
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Hospedagem

Depois de ter seu domínio garantido, a próxima etapa é comprar um pacote com uma empresa que fornece as tecnologias e serviços necessários para o seu site e que este apareça nos buscadores. Contratar um provedor de hospedagem muitas vezes pode ser feito pela mesma empresa, mas não é necessário – os mais populares incluem GoDaddy, Bluehost e HostGator.

Independentemente de qual provedor de hospedagem você escolher, um certificado SSL é recomendado. Significa “Secure Sockets Layer” e nada mais é que um seguro entre um site e o navegador do visitante. Sem um certificado SSL, seu site pode correr o risco de ser hackeado e não ser classificado bem nos resultados de pesquisa do Google.

Tipicamente, você pode se certificar se um site possui ou não o certificado SSL quando o acesso se dá pelo protocolo HTTPS. Ou seja, utilizando nosso exemplo anterior, para o restaurante Tradicional Mineiro, o acesso se daria através da URL https://tradicionalmineiro.com.br ao invés de http://tradicionalmineiro.com.br

Plataforma

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Plataforma

Agora é hora de decidir como você vai construir o site do seu restaurante. Se está planejando terceirizar a criação do site para um desenvolvedor ou agência digital, estes profissionais provavelmente fornecerão opções de plataforma, mostrando todas as capacidades e estruturas e valores. 

Também há uma variedade de sites de plataformas online de construção disponíveis que permitem aos operadores de restaurante projetar e gerenciar seu endereço na web. 

Essas podem modificar automaticamente o design do seu site para renderizar de forma otimizada em todos os dispositivos móveis, como tablets e telefones.

WordPress

Um dos sites mais populares de hospedagem, o WordPress, é fácil de usar, personalizável e oferece uma grande variedade de plugins. Todos os temas são responsivos, o que significa que são otimizados para celular, tablets e telefones. WordPress oferece uma variedade de planos para caber em qualquer orçamento. 

Squarespace

Outra plataforma de desenvolvimento, a Squarespace oferece recursos para construir seu próprio site, loja online ou portfólio. Com temas prontos para celular, a plataforma também é capaz de se integrar perfeitamente com diversos aplicativos e plugins. O valor é um pouco superior se comparado ao anterior. 

Wix

O Wix fornece aos usuários uma infinidade de modelos que são todos responsivos. Apresentando funcionalidade de arrastar e soltar, a plataforma permite adicionar, remover e facilmente personalizar muitos aspectos de seu site.

Experiência do usuário, navegação e mapa do site

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Experiência do usuário, navegação e mapa do site

Experiência do usuário

A próxima etapa é mapear a experiência do usuário. Isso porque um site, se bem usado, é uma das principais ferramentas de marketing online e por esta razão é importante definir bem para o sucesso desde o início. 

Se você está construindo seu próprio site ou empregando as habilidades de um profissional, o primeiro passo essencial é estabelecer a estrutura geral do endereço digital – escolher um tema, decidir a estrutura de navegação, criar e testar o projeto.

Estrutura de navegação 

Você deve determinar sua estrutura de navegação e as seções que aparecem no topo de um site. Um restaurante comum, geralmente, inclui um sobre (com sua estratégia), menus, locais, eventos, horas, telefone, rotas e contato para reservar uma mesa. 

É importante manter a “profundidade” da navegação em seu site. Uma boa regra é não obrigar o usuário a clicar mais mais de três vezes para alcançar a seção desejada – para fins de SEO e para a experiência do usuário.

Mapeie o site

Normalmente, um diagrama de sitemap irá mostrar a melhor estrutura de navegação, botões de subnavegação, call-to-action (levando o visitante a realizar uma ação como “Obter cupom”, “Exibir menu” ou “Fazer uma reserva ”), informações de rodapé e o mais importante, todas as páginas e seus sub páginas que estão contidas em seu site.

Este é um projeto do esqueleto estrutural do site e no final, cópias ou elementos de design são necessários para isso fazer, uma vez que é apenas um projeto para layout e espaço. Se você estiver trabalhando com um desenvolvedor web, ele conduzirá este processo, e se você estiver construindo seu site por meio de uma plataforma de terceiros, ela pode ter recursos para definir o site antes de inserir o conteúdo.

Selecione um tema

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Selecione um tema

Com o esqueleto do seu restaurante pronto, agora é hora de se divertir selecionando um tema.

Geralmente há centenas, senão milhares, de temas para escolha em plataformas de construtor de sites.

Separamos alguns tópicos que merecem atenção neste momento, confira:

  • Design de largura de conteúdo;
  • Design do cabeçalho da página inicial;
  • Estrutura do menu de navegação;
  • Posicionamento do logotipo;
  • Capacidades multilíngues;
  • Áreas de vídeo;
  • Funcionalidade de reserva online;
  • Plugins de eventos;

É ideal escolher um tema que possa crescer junto com sua empresa, permitindo que você adicione facilmente mais conteúdo e páginas a seu site.

Em caso de dúvida, é útil verificar as avaliações e classificações vinculadas com cada tema para ver quais garantem um melhor desempenho.

Dê vida ao site

Você selecionou um tema para o seu site, agora é hora de dar corpo ao resto do conteúdo e componentes. O design precisa trabalhar em conjunto para fornecer um visual atraente e feito para o usuário. Quanto mais tempo um usuário permanecer em sua página, mais apto ele estará a tomar as ações que você deseja, como: “reservar uma mesa” ou “exibir menu.”

Prefira conteúdos mais concisos 

Quando se trata de escrever para o universo digital, menos é sempre mais! Ou seja, você terá uma pequena quantidade de tempo para fisgar a atenção do público e encorajá-los a visitar o seu restaurante. 

Nossa dica é: uma página inicial deve com um título óbvio e forte, essa sendo a primeira coisa para a qual os olhos do usuário são atraídos. O menu deve ser o mais simples possível, com os títulos definindo claramente o tipo de informações que podem ser encontradas. Já a marca do estabelecimento deve ocupar o centro das atenções na página inicial. 

Invista em um design delicioso que dê água na boca 

Seu design online deve refletir a essência de sua marca, mas ao mesmo tempo mantendo-o organizado e fácil para o usuário navegar – isso vale para o seu menu digital também. 

Quanto mais visualmente interessante você faz seu conteúdo, exibindo informações ao lado de ícones, infográficos e galeria de fotos, mais agradável será a experiência do usuário. 

Também é uma ótima ideia adicionar os botões de mídia social do seu restaurante para Instagram e Facebook – estes também precisam ser alimentados com boas imagens profissionais de pratos e ambiente. 

Agora, para a fotografia! Se algo totalmente profissional não cabe no seu orçamento, não se preocupe, muitos proprietários de restaurantes podem tirar fotos atraentes com sua câmera ou dispositivo móvel. Separamos um guia para te ajudar! 

  • Fotografe sempre o prato com uma boa montagem e limpo (sem gotas de molho, por exemplo);
  • Monte uma mesa ou balcão atraente e organizado;
  • Arrume a iluminação – áreas externas são ótimas com luz natural;
  • Priorize os pratos e pedidos mais populares entre os clientes – isso ajuda a criar uma associação entre tal comida e o seu restaurante.

Google Meu Negócio e Localização

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Google Meu Negócio e Localização

Depois que o design e a estrutura do seu site estiverem em ordem, a próxima etapa é cadastrar seu negócio no Google Meu Negócio e no Google Lugares para garantir que você apareça em um local favorável nas classificações de pesquisa. 

Feito isso, você está pronto para apertar aquele grande botão vermelho e lançar o seu site! A diversão, porém, não para por aí. É uma boa ideia consistentemente monitorar o quão bem seu site e sua áreas de conteúdo individuais estão sendo aproveitados para que você possa atualizar continuamente e otimizar seu desempenho.

Para tal análise, não esteja presente apenas no Google Places e Google My Business, mas também no Google Analytics – um serviço de análise da web oferecido pelo Google que rastreia e relata tráfego e tendências do site.

Estabeleça um plano de manutenção

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Estabeleça um plano de manutenção

Reserve um tempo para realizar a manutenção do seu site, incluindo a atualização de plugins. Leve em consideração também o feedback das análises fornecidas pelo Google e disponibilize sempre a melhor versão de seu conteúdo.

Mantenha seu conteúdo atualizado 

O que inclui horários de funcionamento, contato, promoções e cardápio. 

Promova seu novo site

Você pode ter o site mais bonito e bem estruturado, mas se ninguém sabe que ele existe, não vai entrar. Comece compartilhando em seus outros canais de marketing como Facebook, Instagram e e-mails para clientes. 

Além disso, você também deve colocar seu URL em seus cartões de visita, menus de entrega, carros de entrega, cupons e muito mais. Uma vez que sua própria garantia é o digital, você pode tentar alcançar outras empresas locais por meio de promoções cruzadas, o que gerará sempre um novo tráfego.

Construa uma primeira impressão duradoura

No mundo digital você só tem uma chance de fazer uma primeira impressão memorável. Frequentemente, seu site é o primeiro aspecto de sua marca que os clientes irão experimentar antes de colocar o pé dentro de suas portas, então é importante verificar se ele está configurado com êxito.

Por isso a importância dos itens que vimos ao longo do texto! Tenha um bom planejamento e não pule nenhuma etapa, um bom site trará muitos frutos ao seu negócio.

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