Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Workcation: entenda como preparar a sua pousada ou hotel para o trabalho remoto

Tags: ,

Workcation: entenda como preparar a sua pousada ou hotel para o trabalho remoto

O que é Workation

Com a pandemia, muitos hábitos que antes eram considerados normais foram completamente adaptados para os tempos de isolamento social, enquanto outros mudaram para sempre. Um desses costumes que colidiu com uma mudança permanente foi o “home office” e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar – na cidade, no campo, na fazenda ou até na praia.

Dessa forma, o trabalho remoto permitiu possibilidades de trabalhar enquanto a pessoa viaja, nos mais diversos lugares, com a condição de um bom sinal de wifi, um computador e um ambiente adequado para isso.

Claro que a rede de turismo está de olho nessa tendência e com isso surgiu o workcation, também conhecido como workoliday ou woliday. Uma possibilidade de encontrar um espaço que seja acolhedor para o trabalho remoto, ao mesmo tempo que possibilita atividades de lazer no tempo livre. 

Entenda tudo sobre essa tendência e como você pode implementá-la no seu hotel ou pousada para atrair mais clientes e estar sempre por dentro de novas formas de expandir o seu negócio.

O que é o Workcation? 

Workcation é uma tendência que está cada vez mais em alta e se apresenta como estratégia para atrair clientes que buscam diferentes lifestyles. A palavra em inglês é uma união de work (trabalho) com vacation (férias), o que sugere que as pessoas podem encontrar uma abertura entre viagens de turismo e lazer, e suas rotinas necessárias de trabalho.

Com a necessidade obrigatória de ficar em casa durante os piores momentos da pandemia nos últimos dois anos, algumas soluções foram criadas, como reuniões e conferência por vídeo. 

Além disso, muitas empresas se adaptaram bem ao modelo remoto e não pretendem voltar aos escritórios presenciais. Por isso, por que não viajar e trabalhar ao mesmo tempo? Essa é a essência do workcation – promovendo um equilíbrio entre serviço e lazer.

Veja também:  Como reduzir o consumo de energia em seu bar ou restaurante
Espaço de trabalho em hotéis e pousadas

Como implementar o workcation na sua pousada ou hotel? 

Para que o workcation seja um sucesso na sua pousada ou hotel é importante que o ambiente se adapte para esse tipo de pacote, dando toda a estrutura para o hóspede que busca esse tipo de estadia. 

Entre as estruturas necessárias para o workcation estão:

  1. Boa rede de wifi, se possível uma rede apenas para quem busca trabalhar online;
  2. Um ambiente separado para home office, com mesas e cadeiras confortáveis; 
  3. Iluminação adequada para que todos consigam trabalhar sem prejudicar a visão;
  4. Um espaço silencioso para que os trabalhadores possam fazer reunião ou se concentrar mais; 
  5. Esquema de horário de almoço especial para os trabalhadores – para que não percam o horário já estipulado pelo hotel.

Além de estrutura, é importante que haja uma revisão de preços para atender esse público nesse modelo para que não tenham gastos e custos desnecessários.

Como preparar os funcionários para o workcation? 

Os funcionários do hotel ou da pousada precisam estar cientes que o ambiente começará a receber pessoas que não estão lá apenas pelo lazer, mas também para realizar trabalho online. 

Portanto é essencial que os funcionários respeitem os horários dessas pessoas que estão em trabalho remoto, assim como prezar pelo silêncio e limpeza do ambiente de trabalho desses hóspedes. 

Outra forma de adaptar a estadia para esses clientes que buscam o workcation é flexibilizar os horários de check in e check out, que podem não ser compatíveis com os horários de trabalho de cada um.

Trabalho remoto

Como divulgar o workcation? 

Uma ampla divulgação dessa nova oportunidade do seu hotel ou pousada pode não só atrair mais clientes voltados para esse tipo de viagem, como fidelizar pessoas que buscam uma vida mais híbrida entre a cidade grande e os destinos turísticos. 

Hoje em dia, as redes sociais não podem ficar de fora da estratégia de comunicação. Portando, de olho nesse cenário, é importante fazer posts em plataformas como Instagram, Twitter e Facebook divulgando o modelo Workcation da sua estadia. 

Incluir relatos de pessoas que já viveram essa experiência no seu negócio pode agregar valor para a divulgação e convencer mais facilmente novos clientes em potencial. 

Veja também:  Saiba como escolher os fornecedores de alimentos para o seu restaurante

A divulgação também pode ser feita através de um mailing que o seu negócio já possui, para divulgar para aqueles que já são clientes que agora o espaço possui uma nova forma de estadia, que acolhe os trabalhadores remotos. 

Além disso, vale contar com parcerias com empresas que possuem esse tipo de público, por exemplo AirBnb para aumentar a divulgação e o alcance dessas pessoas que buscam lugares diferentes para trabalhar e viver suas rotinas.

Outra forma de manter esse modelo sempre ativo no hotel é criar programas com desconto. Como, por exemplo, quanto mais tempo uma pessoa ficar no programa workcation, menor é o valor de cada diária. Isso pode atrair clientes para que eles fiquem por mais tempo na pousada usufruindo da estrutura já criada para essas pessoas.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes