21 tipos de copos que seu restaurante deve ter: da água ao vinho
21 tipos de copos que seu restaurante deve ter: da água ao vinho
Modelos e até mesmo materiais são indicados para determinadas bebidas. Separamos 21 tipos de copos para restaurante que você precisa ter em seu estabelecimento e te explicamos para o que serve cada um deles.
Está montando ou quer alavancar as vendas do seu negócio no ramo da alimentação?
Para isso, além de oferecer produtos com boa qualidade, você precisa utilizar os utensílios certos como, por exemplo, copos adequados para bebidas diferentes. Você sabe se está fazendo isso da maneira correta?
Existem marcas com mais de 400 modelos de copos e taças em seu catálogo, então você precisa entender para o quê serve os principais tipos para servir bem o seu cliente – seja em seu bar, restaurante ou evento.
O desenho de cada um deles é feito para que a bebida ali inserida seja servida preservando o máximo do seu sabor.
Os modelos, formatos e até mesmo materiais são diversos, mas neste texto vamos apresentar 21 tipos de copos para restaurante que você precisa ter em seu estabelecimento e te explicar para o que serve cada um deles – vinhos, cervejas, coquetéis, destilados e outras bebidas.
Nossa lista constitui em duas partes: copos e taças. Veja abaixo:
- Copo americano
- Copo cerveja / pokal
- Copo cerveja / lager
- Copo cerveja / weizen
- Copo suco
- Copo long drink
- Copo on the rocks
- Copo old fashion
- Copo shot / aperitivo
- Caneca de Chopp
- Taça água
- Taça tulipa
- Taça degustação
- Taça vinho tinto
- Taça vinho branco
- Taça vinho do porto
- Taça licor
- Taça espumante
- Taça conhaque
- Taça Irish coffee
- Taça margarita
- Taça Martini
Agora que você já conferiu a nossa lista resumida – e percebeu que existem realmente diferentes opções – vamos te contar o que servir em cada um dos modelos e detalhar mais características sobre copos para restaurante.
Tipos de copos para restaurantes
Copo americano
Esse é um dos modelos mais clássicos e, como curiosidade, ele foi desenvolvido por um brasileiro nos anos 1940 que se inspirou em copos que eram produzidos nos Estados Unidos na época – daí o nome.
Feito de vidro, ele tem capacidade geralmente para 190ml e é muito utilizado em bares e até mesmo padarias: da cerveja ao café. Hoje, o termo “americano” pode se referir a uma série de tamanhos e tipos do mesmo estilo.
Copo cerveja / pokal
Ainda falando em bares, o copo pokal é considerado um dos curingas dos restaurantes por servir bem a maioria dos tipos de cerveja em seus 345ml disponíveis. Seu formato facilita a visualização do líquido, enquanto a borda mantém o aroma.
Copo cerveja / lager
Como o próprio nome diz, esse modelo é utilizado para servir cervejas do tipo lager. Ele é mais alto, tem capacidade para 300ml e forma cilíndrica, que colabora na formação da espuma e mantém o gás e temperatura do líquido.
Copo cerveja / weizen
Continuando no mesmo segmento, esse formato é ideal para cervejas weizen, ou seja, feitas a partir do trigo. Ele comporta até 500ml por conta da sua altura – que também permite que a espuma se distribua da maneira correta dentro do copo.
Copo suco
Com capacidade para 300ml, esse modelo é utilizado para servir sucos e até mesmo refrigerantes. Seu tamanho permite que seja acrescentado gelo no líquido sem grandes problemas.
Copo long drink
Um pouco menor, 280ml, esse copo é bem semelhante ao copo suco que falamos logo acima, porém um pouco mais alto e fino. Indicado para servir bebidas alcoólicas que são feitas a partir de suco e refrigerante. É a melhor opção para drinks que serão degustados aos poucos.
Copo on the rocks
O famoso copo para servir uísque que geralmente tem capacidade para 300ml. Sua boca larga permite receber várias pedras de gelo que combinam com a bebida. Alguns lugares utilizam esse copo também para servir caipirinhas e coquetéis – drinks que são servidos também bem gelados.
Copo old fashion
Se você quer um copo diferente do on the rocks para servir os seus coquetéis, o copo old fashion é a melhor pedida. Por ter a boca larga, 220ml e uma circunferência superior maior que a inferior, ele permite receber várias pedras de gelo.
Copo shot / aperitivo
O copo shot tem capacidade que varia de 35 a 60ml e é indicado para aquelas bebidas que serão consumidas em apenas um gole. Geralmente, é nele que são servidas doses de vodca, cachaça e outros destilados.
Caneca de Chopp
Você sabia que há diversas vantagens práticas em beber cerveja em uma caneca de chopp em vez de um copo ou garrafa?
A caneca é geralmente mais pesada e possui uma base mais larga do que um copo ou garrafa de cerveja, o que a torna mais estável e menos propensa a derramamentos. Além disso, a caneca é geralmente feita de um material isolante, como cerâmica ou vidro grosso, o que ajuda a manter a temperatura da cerveja por mais tempo. Isso pode ser particularmente importante para cervejas que devem ser servidas em temperaturas específicas, como as cervejas de trigo ou as cervejas escuras.
Além disso, a caneca é uma escolha popular em ocasiões festivas, como Oktoberfest, e é frequentemente usada para servir cerveja em bares e pubs. Beber cerveja em uma caneca pode contribuir para uma experiência social mais autêntica e tradicional em torno da cultura da cerveja.
Taça água
Indispensável em qualquer restaurante, a taça para água faz com que você sirva a bebida com a maior elegância possível – já que o seu sabor não é alterado, independente do formato do copo em que ela for colocada. Ela possui capacidade para 425ml.
Taça tulipa
Conhecida também como copo pilsener, a taça é uma outra opção para servir cerveja, geralmente do tipo pilsen. O formato proporciona a formação de um colarinho perfeito, além de direcionar o aroma da bebida diretamente para o nariz e armazenar bem 300ml.
Taça degustação
Esse modelo de copo é considerado padrão pela International Standard Organization (210ml) e permite servir todos os tipos de vinho. O formato é pensado para favorecer a oxigenação e retenção do aroma da bebida.
Taça vinho tinto
Os amantes de vinho tinto geralmente optam por esse modelo de copo que possui o bojo mais largo e capacidade para 230ml.
Essa característica proporciona maior oxigenação e, consequentemente, maior liberação do aroma e sabor.
Ah, vale lembrar que o vinho deve ser servido até aproximadamente um terço da capacidade da taça.
Taça vinho branco
O vinho branco deve ser consumido gelado, portanto, a taça para ele é um pouco menor que a do vinho tinto.
Seus 190ml permitem a menor troca possível de calor entre o líquido e o ambiente.
Taça vinho do Porto
Semelhante a taça de vinho tinto, a taça de vinho do Porto é menor e geralmente possui 110ml.
Isso porque esse tipo de bebida deve ser degustada em poucas doses, quase como um licor – próximo item da nossa lista.
Taça licor
Seu tamanho de médio para pequeno (35ml) é ideal para servir bebidas que serão consumidas em pequenos goles.
O licor, por exemplo, por ser doce e espesso, é idealmente servido nesse tipo de copo.
Taça espumante
A haste longa da taça de espumante evita que o calor das mãos seja transferido para a bebida.
Seu formato também alongado e boca estreita permitem que o aroma e as borbulhas fiquem concentrados ali. Geralmente, a taça para espumante tem capacidade de 180ml a 220ml.
Taça conhaque
Servido geralmente em doses de 50ml, o conhaque é acomodado perfeitamente neste copo que é bem mais largo com volume de 330ml. Isso faz com que ele tenha maior contato com o oxigênio e, então, tenha maior evaporação dos seus aromas.
O tamanho reduzido de sua haste colabora também na troca de calor entre as mãos e o líquido, liberando mais aroma. Esse modelo também é chamado de balloon snifter.
Taça Irish coffee
Como o nome diz, a taça era originalmente utilizada para tomar o famoso coquetel irlandês que utiliza café, uísque, açúcar e chantilly.
A alça lateral evita que se queime as mãos com o contato do vidro quente. A taça armazena 130ml da bebida.
Taça margarita
Mais uma taça que leva o nome do drink – com capacidade que varia entre 260ml a 335ml.
A taça também chamada de coupette serve o clássico coquetel feito com tequila, onde a borda é decorada com sal.
Taça Martini
E, por fim, a taça martini que possui uma longa haste, que preserva a temperatura ideal da bebida por evitar o contato com as mãos, e volume de 250ml. Além deste, ela pode acomodar outros drinks.
5 copos mais utilizados em restaurantes
É claro que nem sempre é possível adquirir, pelo menos logo de cara, todos esses tipos de copos. Agora que você já conhece todos os modelos que existem, vamos separar os cinco copos mais usados e que você deveria investir, inicialmente.
Copo long drink
Nele, você poderá servir sucos, refrigerantes e bebidas em geral.
Copo para cerveja
Aqui, a ideia é não investir em um modelo que seja específico para um tipo de cerveja, mas ir para um formato que seja mais genérico, como o copo americano ou a taça tulipa.
Copo shot / aperitivo
Além da dose para bebida, é uma ótima opção para servir limão espremido.
Taça água
Além da água, você poderá servir também outras bebidas e até mesmo vinho.
Copo on the rocks
Para servir uísque, bebidas em dose e até mesmo suco e refrigerantes.
Gostou da nossa lista de copos para restaurante? Já conhecia todos? Agora não deixe de entender também a diferença dos materiais, como o copo de vidro temperado e comum.
Di Pratos Multinox