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O que é um maître e qual sua função em um restaurante? 

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O que é um maître e qual sua função em um restaurante? 

Função do maître no restaurante

Para um restaurante ter um excelente atendimento ao cliente, é indispensável a presença de uma maître. Sua função, muitas vezes, é muito confundida com a do garçom e a do gerente, porém não são nada parecidas. 

Enquanto o garçom tem a função de atender os clientes e o gerente planejar e supervisionar o restaurante como um todo, o maître é responsável apenas pelo salão – é ele quem coordena o trabalho dos garçons, por exemplo.

A seguir, iremos te explicar um pouco mais sobre o cargo de maître e qual sua importância e função dentro de um restaurante. 

O que é um maître de restaurante?

O maître é a pessoa que garante a eficiência e satisfação na hora de servir os clientes durante o período de consumo. A palavra maître significa mestre em francês, isto é, alguém cujas ordens devem ser seguidas, a fim de que a organização e o respeito prevaleça.

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Qual a função de um maître de restaurante?

A função de um maître em um restaurante é preservar o bom atendimento e supervisionar a maneira como os pratos são servidos aos clientes, além de gerenciar o tempo de preparo dos pratos: do pedido até o momento que ele for servido. 

Assim, além de controlar todo o salão cuidando para que tudo ocorra perfeitamente, o maître deve conversar com os consumidores, estando aberto para receber as críticas e os elogios do serviço que está sendo oferecido. 

Veja também:  Como digitalizar um restaurante: 5 soluções digitais para pequenos e médios restaurantes

E não só isso, o maître de restaurante também checa a vestimenta de cada funcionário para que, além da elegância, o restaurante se mantenha atento às normas de higiene, e conversa e organiza com o chef do restaurante o cardápio que será oferecido aos clientes

Esse não é um cargo comum nos estabelecimentos, ou seja, não são todos os restaurantes que possuem um maître à disposição dos clientes.

Qual a diferença entre maître e garçom?

Muitas vezes a função do maître é confundida com a função do garçom, porque o maître circula pelo salão assim como o garçom, entretanto as funções não são nada parecidas. 

Em um restaurante, a função do garçom é anotar os pedidos, servir os pratos e bebidas, e cuidar da limpeza e da organização das mesas. Já a do maître, como pontuamos nos tópicos acima, é coordenar a dinâmica do salão, ou seja, não cabe a ele retirar ou preparar as mesas ou servir os clientes. O maître é um profissional de alto padrão dentro do restaurante. 

Com isso em mente, fica fácil distinguir a função de cada um agora, porém é importante ressaltar que a função de um completa o outro e a união de ambos proporciona um trabalho de excelência para o restaurante.

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Quanto ganha um maître de restaurante?

Não existe uma base salarial maître de restaurante, assim, o valor mensal pode variar de acordo com o estabelecimento e, principalmente, de acordo com a capacitação e experiência do profissional.

Em estados com maior número de turistas e restaurantes de classe alta, o salário de maître pode ser relativamente mais alto quando comparado a cidades menores e com pouca movimentação de turistas.

O que é preciso para ser um maître de restaurante?

Por ser aquele que mantém contato direto com os clientes e com os funcionários, é fundamental que ele seja uma pessoa que apresente conhecimentos na área de Gestão de Pessoas, Administração ou Gestão de Empresas.

Veja também:  Como montar uma mesa de restaurante: 6 itens que não podem faltar

Isso porque um bom profissional do ramo precisa saber lidar com as pessoas e como gerenciar o espaço de trabalho com excelência, afinal, um maître de restaurante faz toda a diferença na dinâmica do espaço. 

Existe ainda um outro curso profissionalizante disponível em algumas instituições EAD, como o SENAC, para quem quiser se especializar na profissão de maître.

Importante ressaltar que é fundamental que um bom profissional tenha extrema educação, elegância e sutileza para resolver problemas e dialogar com os clientes e colegas de trabalho. Isso faz uma diferença no restaurante que os clientes, com certeza, vão reparar!

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