Guia do Happy Hour para bares e restaurantes

12 dicas para criar um happy hour de sucesso em seu bar ou restaurante

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Tendo como objetivo a aproximação e socialização entre os funcionários de uma empresa, o famoso happy hour acontece em restaurantes e bares geralmente próximos ao endereço comercial – e que também oferecem boas alternativas de cardápio e um ambiente aconchegante e despreocupado. 

Espaço divertido, preços especiais, opções de combos, porções e promoções envolvendo drinks como o double chopp, por exemplo, são as principais características de um happy hour atrativo.  

Neste guia, selecionamos uma série de ideias e dicas para você tornar seu estabelecimento um local procurado para confraternizações e aumentar as vendas em dias semanais.


Introdução: qual o conceito de happy hour?

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Introdução: qual o conceito de happy hour?

Como vimos, o Happy Hour serve como uma estratégia para aumentar a movimentação de um bar ou restaurante durante a semana. Por isso, suas principais iniciativas, como melhores preços, são colocadas em prática de segunda a quinta ou sexta-feira.

O conceito está cada vez mais estabelecido e popular no setor gastronômico, pois garante ao público uma hora de distração, interação e networking entre os colegas de trabalho. Para os estabelecimentos, a ação é uma oportunidade de equilibrar o faturamento dos dias úteis com os lucros do fim de semana. 

Alternativa para aqueles que desejam evitar o horário de rush nos grandes centros ao sair da empresa, o happy hour costuma acontecer entre 17h00 e 20h00. A faixa horária não deve reduzir o funcionamento de seu estabelecimento, mas limitar o tempo de ofertas. 

Dessa forma, o cliente saberá que tem apenas um período do dia para aproveitar os preços imperdíveis, mas isso não significa que ele irá embora logo após o fim das promoções. Elas servem como um atrativo para irem ao bar e restaurante sem prejudicar o lado financeiro do negócio.

Como criar um happy hour de sucesso

Uma boa forma de diferenciar o seu happy hour e destacá-lo entre a concorrência é criar um perfil único para ele. Ou seja, investir em uma boa estratégia.

Para isso, reunimos quatro tópicos essenciais que merecem atenção ao criar uma ‘hora feliz’ para seu restaurante.

Determine os horários

Conforme citamos na introdução acima, determinar um horário fixo para a ação faz toda diferença no financeiro de seu estabelecimento. Por isso, como primeiro passo, defina as horas de funcionamento de acordo com o seu público-alvo. 

Nosso conselho é respeitar o universal das 17h00 às 20h00, mas nada impede de ter como diferencial estender essa determinação em um dia específico da semana para atrair ainda mais clientes. Por exemplo, nas quartas, o double chopp e os combos especiais poderão ser consumidos até às 21h00. O importante é optar por uma data que não tenha tanto movimento, como a quinta-feira,  já conhecida como dia mundial do HH. 

Também é essencial que todos saibam a faixa horária do happy hour, divulgue bastante em suas redes sociais e site oficial.

Torne seu espaço um lugar agradável para o HH

O happy hour acontece durante a semana e logo após um dia exaustivo na empresa. Ou seja, seu público estará cansado e em busca de um local aconchegante e descontraído para conversar com os amigos e relaxar. Por isso, prezar por um espaço agradável pode ser um diferencial. 

Decoração, iluminação, sofás, cadeiras confortáveis e o volume da música devem ornar com a proposta do horário.

Disponibilize atrações

São infinitos os diferenciais que você pode oferecer nestas ocasiões. Desde música ao vivo, karaoke, exibição de eventos esportivos televisionados a jogos de tabuleiro, dardos e drinks com conceitos divertidos.

Invista em atrações pensadas para o coletivo, pois os clientes estarão em grupos maiores.

Música ao vivo em bar

Crie ofertas especiais

Uma das maneiras mais certeiras de atrair novos clientes ao seu restaurante ou bar são ofertas disponíveis na faixa horária. As promoções devem focar em petiscos e bebidas, que são os grandes atrativos para a saída pós expediente.

Uma das ações mais procuradas por clientes são as bebidas em dobro. A iniciativa pode valer apenas para chopp ou cerveja, mas também para destilados que podem chamar ainda mais atenção para o seu estabelecimento. 

O importante é garantir boas ideias e divulgá-las nas redes sociais, site oficial e escritórios da região com um marketing mais off-line.

Invista em diferenciais e destaque-se da concorrência

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Invista em diferenciais e destaque-se da concorrência

Ao decidir oferecer um happy hour completo você deve pensar em toda a experiência que pode apresentar. E, como abordamos no item anterior, as atrações podem fazer toda a diferença na hora de se destacar da concorrência. Busque sempre por novas referências e inove!

Pensando em um suporte, separamos algumas ideias que são cases de sucessos para deixar a casa cheia. 

Música

Hoje, uma das apostas do mercado é investir em DJs ao invés de voz e violão. Mas, claro, sempre levando em conta a identidade de seu ambiente e serviços. 

A música está sempre presente e pode animar e relaxar o seu público. Crie uma playlist para o horário e reflita se para o seu restaurante ou bar fará sentido optar por música ao vivo! 

Jogos 

Jogos costumam ser a atividade perfeita para descontrair ainda mais o ambiente. É uma ótima opção para entreter o cliente fazendo com que ele fique mais tempo no local e, consequentemente, consuma por mais horas. 

Nossa dica é prezar por jogos de grupos separados por mesas. Podem ser opções de tabuleiros, cartas, dardos e muitos outros.

Dependendo de seu espaço e conceito do bar, sinuca, pebolim e ping-pong podem ser ótimas opções. Assim como uma pista de skate na área externa, claro, se fizer sentido com o todo de seu estabelecimento.

Noite temática

Foque em seu público-alvo, converse com seus clientes, pesquise interesses da faixa-etária e pense em novas possibilidades para tornar o happy hour ainda mais único.

Você pode promover noites temáticas através dos drinks e porções. Por exemplo, uma noite mexicana! Nesse dia, nachos e tequilas podem estar com maiores descontos. O mesmo pode ser feito em festas mais específicas, como o Halloween.

O que servir no happy hour?

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O que servir no happy hour?

Você pode servir opções já presentes no cardápio, mas em diferentes quantidades, ou preparar alternativas especiais para o horário. A seguir, selecionamos algumas dicas para saber o que oferecer!

Combos

Criar combos que permitem com que os clientes dividam os pedidos funcionam como mais um atrativo para o público. Você pode apostar em opções somente com bebidas, como baldes de cerveja, ou mesclar com as entradas. Na compra de quatro chopps, ganhe uma porção, por exemplo. 

Analise seu cardápio, preços e ofereça vantagens para os consumidores daquele período, aumentando o seu lucro semanal e divulgando seus serviços para que, cada vez mais, mais pessoas apareçam interessadas em seus serviços.

Porções menores

Disponibilize porções menores e combos entre elas, assim ao mesmo tempo que cada cliente poderá optar por opções individuais, todos da mesa poderão pedir um combo e experimentar diferentes porções do cardápio sem desperdício. 

Essa é uma ótima forma de conhecerem a maioria de seus produtos – e até mesmo retornar em outro horário para jantar ou almoçar.

Porções para compartilhar

As porções para compartilhar são semelhantes aos combos, uma ideia pensada nos grupos numerosos que frequentaram o restaurante ao bar naquele horário.

Você pode seguir com o mesmo cardápio dos dias tradicionais, mas com quantidades maiores para uma mesa inteira.

Uma boa opção pode ser priorizar porções mais tradicionais como batata frita, onions, mini pastéis e testar outras para saber a aderência do público, como dadinho de tapioca e mandioca frita.

Double drink ou chopp

Talvez este seja o principal tópico que não pode faltar no happy hour de seu bar ou restaurante, porque é oferecido na grande maioria dos estabelecimentos.

Para adotar a tendência, disponibilize chopps e alguns (ou todos) drinks de seu cardápio na promoção. Para esta ação, vale seguir à risca o horário para não sair no prejuízo. Deixe claro aos seus consumidores que os pedidos são apenas até a hora determinada.

Outra saída para evitar perdas na empolgação de seus clientes é colocar as bebidas por metade do preço durante a promoção ao invés de “compre uma, leve duas”, e determinar uma por vez para cada pessoa.

Cardápio exclusivo

A ideia aqui é reunir as dicas anteriores em um cardápio exclusivo para ser usado no momento do happy hour.

Além de parecer mais profissional, a iniciativa torna a vivência em seu bar ou restaurante ainda mais prática para o cliente.

Inspire-se em cases de destaque no mercado gastronômico

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Inspire-se em cases de destaque no mercado gastronômico

Se você está começando ou buscando novas inspirações, não tem porquê não dar uma olhada e acompanhar alguns cases que já são sucesso no universo do happy hour.

Separamos uma grande rede, um restaurante e um bar para você conhecer as propostas que oferecem.

Outback

Na rede de restaurantes Outback, o happy hour é apresentado como o especial australiano – assim como todo o conceito e cardápio da casa.

Alguns dos tópicos que citamos ao longo deste guia também são usados no ‘Billabong Hour’: 

  • Horário das 17h às 20h;
  • Segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos);
  • Metade do valor sobre o preço do cardápio em qualquer bebida alcoólica (drinks e chopps variados);
  • Item exclusivo no cardápio: a ‘Ridgy Didgy Mini Burgers’ é uma porção de seis mini hambúrgueres para compartilhar entre os colegas. Seu preço também é diferenciado;
  • Em todas as redes sociais, site oficial e cardápio está a determinação de horário para o cliente: ‘Todos os pedidos devem ser registrados até as 20h’. 

Paris 6

O Bistrô Paris 6 é reconhecido por sua gastronomia. Desde massas à sobremesas famosas, e também oferece ações exclusivas de happy hour, como veremos abaixo!

  • Horário das 17h às 20h;
  • Segunda a quinta-feira (exceto feriados e pontos facultativos);
  • Entradas, drinks e chopps por metade do valor apresentado no cardápio; 
  • Pratos de destaque do menu original em promoção.
  • Exemplo: Canapés de Brie & Parma à Phillipe Coutinho e os Dadinhos de Tapioca à Lorena Improta;
  • Em algumas unidades, Jazz ao vivo combinando com o ambiente e serviços oferecidos no local;
  • Disponibilidade de pedidos no aplicativo oficial do restaurante.

Tatu Bola Bar

Com oito bares localizados na cidade de São Paulo, o Tatu Bola se destaca há alguns anos por seu famoso happy hour na capital paulista.

Um de seus diferenciais é a preferência por regiões com muitos escritórios e empresas, ambientes de onde vem a maior parte de sua clientela semanal.

  • Horário das 17h às 20h;
  • Segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos);
  • Música ao vivo;
  • Porções para compartilhar;
  • Combos especiais;
  • Promoções em drinks, cervejas e chopps.

Alguma dúvida, sugestão ou comentário?

Agora, após este guia, você já sabe como tirar do papel a ideia de um happy hour para o seu bar ou restaurante!

E, claro, também vale disponibilizar os preços em aplicativos e compras online. Dessa forma, seus serviços chegarão a um público ainda maior, principalmente nesta fase de home office. Bora incrementar os seus serviços e ser criativo!

Não deixe de compartilhar conosco suas dúvidas, sugestões ou comentários.

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