Skip to main content
Dúvidas sobre este conteúdo?
Converse agora com um de nossos especialistas

Bares e restaurantes: como aproveitar as datas comemorativas para vender mais?

Bares e restaurantes: como aproveitar as datas comemorativas para vender mais?

Datas comemorativas para restaurantes e hotéis

Celebrações nacionais, feriados e datas especiais oferecem aos bares e restaurantes uma ótima oportunidade de capitalizar por meio de promoções exclusivas relacionadas a datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e assim por diante.

Porém, além de um calendário afiado, como empreendedor é necessário saber identificar os melhores dias e escopos para rentabilizar seu negócio. Em outras palavras, não basta marcar todos os feriados na sua agenda e esperar que eles cheguem para anunciar ações específicas. Primeiro, é preciso pensar e planejar com antecedência, escolher a melhor data para o seu bar ou restaurante e transformá-la em uma estratégia de marketing – que pode ser um truque brilhante. 

Aqui, vamos reunir as celebrações anuais que todo empreendimento do setor alimentício deve considerar em suas agenda e dicas de por onde começar sua campanha de comunicação, como, por exemplo, oferecer descontos para reservas antecipadas, preparar uma decoração específica e, claro, como fazer a promoção perfeita para o seu público-alvo.

Por que usar datas comemorativas para rentabilizar seu bar ou restaurante? 

Antes de mais nada, é importante considerar justamente que datas comemorativas, festas nacionais e feriados são ótimas oportunidades de compra e venda. Não à toa, muitas dessas comemorações são intensificadas e têm suas repercussões aumentadas por meio da publicidade e da mídia de comunicação. 

Ou seja, ao criar uma conexão entre o dia e o restaurante, os clientes sentem que encontraram o lugar ideal para tal comemoração. Além disso, essas estratégias costumam gerar um senso de urgência, que é um dos pilares do consumo.

Em geral, as datas podem ser grandes festas que acontecem em todo o mundo, como o Natal, ou nacionais e regionais, como, por exemplo, o Dia do Cliente ou o Dia do Chef – que são também ótimas oportunidades para se criar um evento. 

Agora, para alcançar e promover as melhores oportunidades, o primeiro passo deve ser o planejamento de quais serão as ações. Em seguida, é importante planejar como anunciar o que será feito e com qual antecedência para que seus clientes saibam das novidades e se interessem. Uma dica básica pode ser usar expressões e arte relacionadas a datas para atrair a atenção dos consumidores, mas ao longo do texto vamos reunir ainda mais dicas e um calendário completo para o ano de seu bar ou restaurante.

Ideias para o Dia dos Namorados em restaurantes e motéis

Calendário anual: as melhores datas mensais inspirar ações em bares e restaurantes divididas por mês

Janeiro

  • 01/01 Ano Novo
  • 06/01 Dia da Gratidão
  • 18/01 Dia Internacional do Riso
  • 26/01 Dia da Gula

Fevereiro

  • Carnaval
  • 14/02 Dia de São Valentim (Dia Mundial do Amor)
  • 28/08 Dia da Ressaca
Veja também:  Empreendendo em casa: como produzir doces e salgadinhos para vender?

Março

  • 08/03 Dia da Mulher
  • 10/03 Dia do Sogro
  • 15/03 Dia Mundial do Consumidor
  • 20/03 Dia Internacional da Felicidade / Dia Mundial Sem Carne
  • 26/03 Dia do Cacau
  • 31/03 Dia da Saúde e Nutrição

Abril

  • Páscoa
  • 01/04 Dia da Mentira
  • 07/04 Dia Mundial da Saúde
  • 13/04 Dia do Office-Boy
  • 14/04 Dia Mundial do Café
  • 18/04 Dia do Amigo
  • 24/04 Dia Internacional do Milho
  • 28/04 Dia da Sogra

Maio

  • Dia das Mães
  • 01/05 Dia do Trabalho
  • 04/05 Dia de Star Wars
  • 10/05 Dia da Cozinheira
  • 13/05 Dia Nacional do Chefe de Cozinha
  • 18/05 Dia Nacional do Cocktail / Dia Nacional da Coxinha
  • 24/05 Dia Nacional do Café / Dia Nacional do Milho
  • 25/05 Dia do Orgulho Geek
  • 26/05 Dia do Desafio
  • 28/05 Dia do Hambúrguer
  • 30/05 Dia da Batata-Frita

Junho

  • São João (Festa Junina)
  • 12/06 Dia dos Namorados
  • 18/06 Dia da Gastronomia Sustentável
  • 24/06 Dia Internacional do Leite

Julho

  • 07/07 Dia Mundial do Chocolate 
  • 08/07 Dia do Panificador
  • 10/07 Dia da Pizza
  • 19/07 Dia da Caridade
  • 20/07 Dia Nacional do Biscoito
  • 26/07 Dia dos Avós
  • 30/07 Dia Internacional da Amizade

Agosto

  • Dia dos Pais
  • Dia do Bacon (primeiro sábado antes do Dia do Trabalho nos Estados Unidos)
  • 05/08 Dia Nacional da Saúde
  • 11/08 Dia do Garçom
  • 15/08 Dia dos Solteiros
  • 22/08 Dia do Folclore
  • 31/08 Dia do Nutricionista

Setembro

  • 05/09 Dia do Irmão / Dia do Açaí
  • 09/09 Dia do Cachorro-Quente
  • 10/09 Dia do Brigadeiro
  • 13/09 Dia Nacional da Cachaça
  • 15/09 Dia do Cliente
  • 21/09 Dia dos Tios
  • 22/09 Dia da Banana
  • 23/09 Dia dos Filhos / Dia do Sorvete
  • 26/09 Dia dos Primos

Outubro

  • 01/10 Dia Internacional da Música / Dia Mundial do Sorriso / Dia do Vegetarianismo
  • 04/10 Dia do Barman / Dia Internacional do Taco
  • 09/10 Dia Nacional da Sobremesa
  • 12/10 Dia das Crianças
  • 15/10 Dia do Professor
  • 16/10 Dia Mundial da Alimentação / Dia Mundial do Pão
  • 31/10 Dia das Bruxas

Novembro

  • 01/11 Dia Mundial do Veganismo
  • 17/11 Dia da Criatividade

Dezembro

  • 08/12 Dia da Família
  • 24/12 Véspera de Natal
  • 25/12 Natal

Como usar datas comemorativas para rentabilizar seu bar ou restaurante? 

Uma vez feito o planejamento de quais datas o seu bar ou restaurante quer rentabilizar e criar eventos e ações, é importante definir quais estratégias serão utilizadas para atrair o seu público, além da divulgação. Uma das mais eficazes é a prática de descontos através de cupons e/ou promoções de pratos específicos que se relacionem com a ocasião.

A ideia é muito clara: todo mundo gosta de economizar. E, por isso, os descontos são tão eficazes – eles criam no consumidor um senso de urgência, uma sensação de oportunidade que atrai o cliente para o seu bar ou restaurante, afinal, quem nunca usou a desculpa de “por que não aproveitar essa ocasião?”.

Comprar e/ou consumir produtos gera sensações de felicidade e esse sentimento pode ser reforçado com um propósito, seja uma data específica ou um desconto utilizado para atrair e lembrá-los desta ocasião.

Além disso, a oferta de descontos pode servir também para direcionar o consumidor a algum produto específico que o seu estabelecimento queria comercializar, seja uma novidade no cardápio ou um item específico que se relacione com a data. Por exemplo: um espumante especial para o Dia dos Namorados ou então um menu infantil diferenciado na Semana das Crianças. Você investe na divulgação, mas também na experiência!

Veja também:  Estudo de Caso: Garotão, Califórnia, Vovó Maria e outros

Como chegar nos possíveis clientes?

Para distribuir cupons ou oferecer descontos existem diversos caminhos, mas os mais tradicionais são as mídias sociais, com postagens e artes bem trabalhadas, e os contatos diretos com os possíveis clientes via mailings, com e-mails personalizados e com títulos chamativos – para que não caiam direto no limbo de mensagens.

Capriche no visual

Se no ramo da alimentação “comer com os olhos” é parte do negócio, para atrair um possível consumidor para uma data especial a primeira “fisgada” é já na publicidade. Seja com cupons e descontos, ou simplesmente divulgando um evento especial, acertar no tom é essencial.

Linguagem atraente

Você pode, e deve, usar uma linguagem provocativa, misturando imagem e conteúdo, compartilhando vídeos, reforçando o tom excepcional da ocasião e fugindo da rotina tradicional do seu bar ou restaurante. Seu objetivo é destacar a oportunidade e a limitação das datas comemorativas.

Parcerias e influenciadores

Outro trunfo, que pode ajudar a engajar ainda mais e aumentar seu alcance em redes sociais, é a ativação de conteúdo com influenciadores. Seguidos por milhares de pessoas, os criadores de conteúdo são uma ótima plataforma para alcançar pessoas que eventualmente não conheçam ainda seu negócio – e usá-los em datas especiais pode ser uma ótima pedida, reforçando ainda mais a noção de que a data merece atenção.

Conclusão

Por fim, o importante é você ser fiel ao que oferecer. Criar uma experiência, usar uma data especial para movimentar seu estabelecimento é uma ótima forma de rentabilizar seu negócio, mas cria também uma responsabilidade maior: você está convidando seu público para uma data que pode ser especial para ele, então as expectativas sempre serão maiores que um almoço ou jantar rotineiro. 

Invista, divulgue e trabalhe para oferecer uma boa experiência. Uma data especial pode criar um vínculo ainda maior entre o seu estabelecimento e os clientes!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Veja também

Veja mais no blog da
Di Pratos Multinox
Gestão
Produtos

Artigos mais recentes