Estudo de Caso: Garotão, Califórnia, Vovó Maria e outros
Estudo de Caso: Garotão, Califórnia, Vovó Maria e outros
Acompanhar o mercado gastronômico e estar por dentro das novidades do setor alimentício são pontos chaves para obter sucesso com o seu estabelecimento. Manter-se atualizado das tendências das redes sociais também é parte fundamental para conquistar novos clientes e, claro, manter o público fiel.
A partir disso, a Di Pratos criou um espaço voltado para essas inspirações e trocas de conhecimentos, o “estudo de caso” – artigos mensais que trazem um compilado de informações sobre diferentes estabelecimentos bem sucedidos.
Hoje, conversamos com Nilson Gama, proprietário de dez restaurantes de sucesso de São Paulo. O Lanches Garotão (Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2056, Alto de Pinheiros) e o Petiscão (Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2330, Lapa), inclusive, já estão em atividade há mais de 20 anos.
Garotão, Califórnia, Vovó Maria e outros
Estrutura e serviço
A grande parte dos estabelecimentos do Nilson são restaurantes e lanchonetes que servem, principalmente, almoço e happy hour. Garotão e Pesticão ficam no Alto de Pinheiros, região bem movimentada pelo comércio na parte do dia e agitada com o público jovem à noite. “O meu mais velho é o Garotão, ele já está em funcionamento há 25 anos”, diz Nilson.
Justamente por essa grande movimentação de comércio e escritório, o horário do almoço é que o gera maior clientela – em tempos fora de pandemia, é claro.
Pedidos online e delivery
Todos os restaurantes funcionam também no formato de delivery. “Alguns eu trabalho com aplicativo de entrega, porque a grande movimentação compensa as taxas. Outros eu atendo pelo próprio WhatsApp e entrego na casa do cliente. O que eu mais tenho procura por delivery é o Açaí Burger Jardins (R. Dr. Rafael de Barros, 296, Paraíso)”, explica Nilson.
Redes sociais
O proprietário ainda garante que a presença no digital é fundamental para o seu funcionamento: “Se a gente não tivesse, hoje já teríamos fechado tudo”, diz ele.
É o caso do Malum Bar e Restaurante (@malum_barerestaurante) que possui mais de três mil seguidores. “Eu tenho uma pessoa que me ajuda na parte de programação e divulgação dos nossos restaurantes”, explica o proprietário.
Promoções e ações de descontos
Enquanto para alguns fazer promoções e ações de descontos, para outros nem tanto. Tudo é questão de planejamento e testagem. “Não fazemos nada especial em datas comemorativas e feriados. O que percebemos que tem resultado é o esquema de reserva para happy hour, principalmente no final do ano”, analisa Nilson.
Pratos mais procurados
Parmegiana, feijoada, picada e contra filé não podem faltar na cozinha de seus restaurantes e lanchonetes. Ele garante que esses pratos são o carro-chefe de praticamente todas as casas.
Escolha da louça
Embora os utensílios sejam diferentes nos restaurantes, Nilson sempre preza pela qualidade, material e, claro, custo benefício da compra. “Eu tenho uma grande amizade com o Cleber, um dos gerentes da Di Pratos. Eu o conheci há 30 anos, quando ele era balconista da loja, então estabelecemos uma relação de muita confiança. É isso que faz com que, quando eu inauguro uma casa, praticamente quem me abastece totalmente é a Di Pratos”, finaliza Nilson.
Di Pratos Multinox