9 ideias de conteúdos para postar nas redes sociais de bares e restaurantes
9 ideias de conteúdos para postar nas redes sociais de bares e restaurantes
Uma estratégia sólida de rede social para bares e restaurantes é parte essencial da estratégia de marketing e divulgação. Ou seja, apresentar uma boa presença online com fortes contas digitais pode aumentar significativamente suas vendas. A melhor parte? Você consegue incrementar essas ações ao seu estabelecimento com baixíssimo custo.
Pensando nisso, criamos algumas dicas de conteúdos para o seu bar e restaurante e organizamos um checklist do que não deve faltar e dos possíveis erros que devem ser evitados em seus perfis de redes sociais. Vamos lá!
Checklist organizacional em perfis de redes sociais
Assim como a comida deliciosa que sai de sua cozinha, na mídia social a consistência também é fundamental. Existem informações que devem ser consistentes em todos os perfis de seu negócio para garantir que seus clientes possam encontrar facilmente e se sentir atraído por sua empresa.
Nomes de exibição
Mantenha o nome do seu restaurante igual em todas as plataformas de mídia social para que, quando os convidados procurarem por você, saibam que você veio ao lugar certo.
Identificadores de mídia social
Tenha um padrão com o nome da sua página. Se o nome do seu restaurante já estiver em uso, tente adicionar o nome da sua cidade ou abreviatura ao final.
Fotos de perfil
O logotipo do seu restaurante é a melhor aposta para garantir que seus convidados saibam que é você.
Localização do seu restaurante
Se o seu restaurante tiver várias unidades, alguns sites de mídia social permitem apenas um endereço, portanto, use o endereço do seu local principal ou do restaurante mais popular e adicione os outros em um destaque separado.
URL do site do seu restaurante
Cada plataforma de mídia social possui um campo de site, permitindo que você direcione seus visitantes para qualquer lugar online. Este espaço deve ir para o site de seu restaurante para que novos seguidores possam ter mais informações sobre o seu negócio.
As seções “Sobre mim” ou “Bio”
Isso deve incluir uma breve descrição do seu restaurante para que os clientes em potencial saibam o que encontrar na conta.
Faça com que seus seguidores se envolvam e compartilhem
O Instagram é a plataforma onde os restaurantes têm mais engajamento, então invista em criar ações para aumentar seu alcance. O algoritmo do aplicativo adora quando as pessoas compartilham, comentam e gostam de sua foto. Posts de concursos e descontos dão aos seus seguidores um motivo para fazer exatamente isso.
Se você é novo nos concursos do Instagram, veja o exemplo: geralmente, é feito a partir de uma postagem oficial da promoção, a qual as pessoas devem curtir e marcar amigos para concorrer. Ao gerar mais comentários, o algoritmo do Instagram passa a sugerir a imagem para um número maior de pessoas, gerando mais reconhecimento a sua página.
Publique com a maior frequência possível
Quanto mais recente for sua última postagem nas redes sociais, mais confiança os clientes terão de que você está aberto e pronto para atendê-los – isso vale para o Instagram e Facebook. Tente postar uma vez por dia ou pelo menos três ou quatro vezes por semana para que estes saibam que você está na ativa com seus serviços.
Uma dica é sincronizar as duas redes e, ao postar no Instagram, também alimentar sua página oficial no Facebook. Estar presente em ambas as plataformas ajuda a alcançar públicos geracionais diferentes.
Pode ser difícil criar conteúdo regularmente, mas o segredo é não pensar muito nisso! Uma foto do especial do dia, drinques, pratos fotogênicos, um lembrete de seus procedimentos de entrega com contatos ou até mesmo um simples vídeo da movimentação do ambiente, atraem novos e permanentes clientes.
Publique também os bastidores
Dê aos seus clientes uma sensação de pertencimento e controle sobre o estabelecimento onde eles estão consumindo. Estamos vendo muitos clientes comentando nas redes sociais preocupados com as medidas que os restaurantes estão tomando para garantir a saúde da clientela – ainda mais durante a pandemia do coronavírus e em estabelecimentos que ofereçam pedidos de entrega e take away.
Por esse motivo, reserve um tempo para postar uma foto dos bastidores de sua equipe, o trabalho na cozinha, as luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção. Compartilhe seus métodos de higienização para aliviar quaisquer dúvidas e receios quanto à qualidade de seus serviços.
Dicas de conteúdo para mídia social de bares e restaurantes
Apresente sua equipe aos seus seguidores
Sua equipe é um grande trunfo para o seu negócio. Aproveite seus talentos, experiência, personalidades e paixões distintas. Ao compartilhar postagens sobre sua equipe, você dá a seus clientes uma visão melhor de quem eles são e cria uma postagem com a qual seus funcionários desejam interagir, provavelmente compartilhando-a em suas próprias redes.
Isso não apenas aumenta o alcance de sua postagem, mas também é uma ótima maneira de fornecer o merecido reconhecimento. Um case de sucesso ao cumprir esta dica é o perfil da hamburgueria Patties em São Paulo (@pattiesburger).
Faça promoção cruzada em suas próprias redes sociais
Você tem muitos likes no Facebook, mas apenas alguns seguidores no Instagram? Use seus canais de mídia social mais populares para promover outros canais. Quanto mais pontos de contato você construir com um cliente fora de seu restaurante, melhor será sua relação de aproximação com eles, e as redes são a maneira perfeita de fazer isso.
Mostre a seus seguidores o que acontece nos bastidores
Completando o que apresentamos há alguns tópicos, dê aos clientes uma prévia do funcionamento interno de seu bar ou restaurante. As fotos dos bastidores que você publica devem mostrar um panorama geral de como e o que você faz.
Um bom exemplo é mostrar a preparação de um prato popular de seu cardápio com uma foto mostrando os ingredientes ou a montagem. Um perfil que executa essa dica com maestria, inclusive, compartilhando cortes de carnes e montagens de delivery é o restaurante do chef Erick Jacquin, o Le Bife (@le_bife).
Compartilhe os conteúdos postados por seus clientes
Não subestime sua clientela! Uma pequena pesquisa pode revelar belas fotos que eles tiram e stories compartilhados no Instagram (assim como o check-in do Facebook). Sempre atento às marcações que seu perfil recebe, reposte o conteúdo em sua página.
- Procure sua localização no Instagram para encontrar fotos tiradas em seu restaurante;
- Faça uma pesquisa de hashtag com o nome do seu restaurante;
- Faça uma pesquisa no Facebook e também no Twitter com o nome do seu restaurante para ver se as pessoas o mencionaram sem usar uma hashtag;
- Verifique as fotos e postagens em que você foi marcado.
Lembre-se, stories (conteúdos rápidos do instagram) orgânicos compartilhados nas páginas pessoais de seus clientes proporcionam um ótimo reconhecimento ao seu estabelecimento e acaba funcionando como um marketing sem custos para você.
Incentive essas postagens com uma boa apresentação do prato ou drink, tornando-os mais fotogênicos, assim como o ambiente. Um bom case para dar uma olhada é o Olívio Bar (@oliviobar).
Compartilhe suas principais recomendações do menu
Dê recomendações e conte quais são os principais itens do menu. Você pode postar uma foto, uma montagem ou um vídeo descrevendo o prato, para citar algumas opções. Esta é uma ótima maneira de encorajar seus fãs atuais a experimentar algo novo e também deixar todos com água na boca.
Publique anúncios promocionais de forma criativa
Embora a postagem de anúncios e promoções sejam normalmente a maior parte do que os restaurantes compartilham nas redes sociais, tente mudar isso de uma forma criativa para se destacar da concorrência.
Por exemplo, está abrindo um novo local? Aumente a agitação anunciando que você compartilhará grandes novidades em breve e divida a reforma e construção do espaço com sua clientela, isso construirá um desejo de conhecer o ambiente.
Um perfil excelente ao divulgar promoções e descontos de forma criativa é o da rede Outback no Brasil, o @outbackbrasil. Vale ficar de olho!
Promova itens de menu sazonais
Cada estação traz novas ondas de ingredientes e clientes. Uma dica é apresentar novas ideias de cardápio com belas e brilhantes fotos de seus itens mais recentes de menu. Suas fotos deliciosas deixarão os clientes com água na boca para provar as novidades. Sabendo que são limitadas, irão frequentar e consumir no ambiente com mais frequência.
Certifique-se de criar um senso de urgência, permitindo que seus seguidores saibam que vale a pena a correria até o restaurante. Uma rede que traz esse conceito mês a mês com ótimos resultados nas redes e no lucro final é a gelateria Bacio di Latte (@baciodilatte). A empresa divulga três novos sabores limitados em curto intervalo de tempo, sempre mantendo os clientes curiosos.
Promova atividades comunitárias
Compartilhe eventos locais que você acha que seus clientes gostariam de ver. Há uma grande peça acontecendo ao lado? Um desfile de luzes natalinas este mês? Fazer o anúncio vindo de seu restaurante não só ajuda a aumentar a participação desses eventos locais, mas também faz seus convidados pensarem na ocasião com o seu restaurante em mente.
Invista em profissionalizar suas redes sociais
Ao longo deste tópico, separamos oito ideias de como você pode adicionar alguns novos conteúdos ao feed de seu restaurante, mas você também pode querer dar um passo adiante e contratar alguém especializado – um social media – para ter acesso às suas redes e criar um planejamento mais certeiro e objetivo para seus compartilhamentos terem mais aderência do público.
Isso permite que sua clientela veja seu restaurante através dos olhos de alguém novo, diferentes perspectivas são sempre interessantes.
Linkedin: divulgue vagas e se conecte com nomes do setor
O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe e, como as outras mídias sociais, também possibilita interação. O diferencial é que o objetivo dessas interações influenciam sua carreira.
O primeiro passo é fazer um perfil e cadastrar seus dados pessoais, de contatos e informações profissionais. É possível também adicionar um resumo sobre sua empresa e links para um site ou blog. A rede deve ser usada para publicar e compartilhar vagas de emprego ou estreitar relacionamento com outras pessoas que atuam no setor e estar atento às movimentações do segmento alimentício.
Seguindo todas as dicas de conteúdos acima, você conseguirá planejar um ótimo escopo de postagens para as suas redes sociais e conquistar cada vez mais sua audiência. Estar presente nas redes sociais e transmitir profissionalismo em seus perfis é cada vez mais essencial para bares e restaurantes se manterem na ativa!
Di Pratos Multinox