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10 formas de melhorar o atendimento do seu bar ou restaurante

10 formas de melhorar o atendimento do seu bar ou restaurante

Empreendedorismo no segmento Food Service

Por conta da pandemia da Covid-19, a reabertura de bares e restaurantes está passando por inúmeras mudanças no setor para 2022 – incluindo formulários de serviço, ajustes de menu e até mesmo alterações estruturais para criar ou expandir áreas externas. Além disso, as funções exercidas por profissionais que têm contato direto com o público estão sendo revistas para manter a saúde, a segurança e melhorar o atendimento ao cliente.

Entre as principais qualidades, um atendimento exemplar segue sendo sinônimo de boas habilidades, compreensão sobre os produtos servidos, ótima comunicação, agilidade, ética e empatia.

Os garçons, por exemplo, irão atender o público, expor e vender produtos. Paciência, pontualidade, simpatia, proatividade e, principalmente, gentileza são as características básicas de um bom profissional. Memória e disciplina também são desejáveis. Por isso, um gestor deve focar em formar equipes com candidatos que gostem de gente e que se adaptem facilmente às condições locais. 

Além de encontrar os profissionais ideais para o seu negócio, o chefe também deve estar atento a oferecer treinamentos para a melhoria contínua dos níveis de serviço. O desenvolvimento e a aplicação de exercícios contínuos são essenciais para melhorar e manter o padrão de atendimento dos bares e restaurantes.

A importância de um bom atendimento em bares e restaurantes

Não há a menor dúvida de que encontrar o serviço ideal não só pode ajudar a sobrevivência do seu negócio, como também ser uma boa referência para o público. Portanto, além de melhorar o atendimento da equipe, treinamentos também são muito importantes para aumentar a satisfação do grupo de funcionários, de forma a garantir um melhor desempenho. O serviço de alta qualidade de um bar ou restaurante pode reter os clientes existentes e se tornar um lugar importante para atrair novos. 

Pode parecer clichê, porém, todas as empresas que prezam por seu futuro e reconhecimento no mercado investem em melhorar sua comunicação com o público e para bares ou restaurantes a importância deste deve ser elevada a níveis ainda maiores. Afinal, funcionários bem treinados definitivamente vão se destacar, não só para atrair vendas, mas também para construir vínculos entre o cliente e a empresa, gerando fidelização.

Como melhorar o atendimento em bares ou restaurantes

Funcionários engajados e bem informados 

O operacional de seu restaurante deve ser familiar aos consumidores, especialmente a equipe de atendimento. Eles precisam ter um conhecimento profundo do menu e do fluxo de cada item, bem como suas características. Caso o cliente tenha dúvidas sobre o que comer, os funcionários devem ajudar a escolher os melhores pratos específicos para cada pessoa, transmitindo credibilidade e boa impressão. 

Eles também devem entender a empresa, seu posicionamento e sua história para que possam se identificar com ela e até mesmo adicionar tópicos às suas conversas com o público. O gestor ou gerente deve mantê-los informados das novidades da área para que possam aprofundar seus conhecimentos. 

Também vale a pena investir em uniformes, mostrar cuidado com o cliente e desenvolver uma postura condizente com o grupo alvo dos estabelecimentos. E não menos importante: para dar qualidade e credibilidade ao trabalho, é fundamental apostar em pessoas diferentes para cada função e assim formar um time diverso e que se complementa.

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Prezar por responsabilidade, cordialidade e empatia no atendimento 

Mesmo que a postura do cliente seja rude, vale a pena enfatizar: seja educado. Nesse caso, a solução é tentar resolver a situação de maneira cordial e gentil. Uma boa solução é investir em profissionais que tenham bom relacionamento interpessoal e gostem de interagir com o público. Eles serão capazes de lidar melhor com esta situação. 

O que deve ser feito em casos de erros da equipe ou do estabelecimento é assumir, entender o problema e resolver o mais rápido possível. E, obviamente, é importante analisar a causa desta falha para não repetir a situação. Dependendo dos fatos, sempre haverá dois ou mais lados e seus clientes precisam saber que os responsáveis pelo local entendem o deles e estão dispostos a fazer o melhor possível a cada episódio. 

Dicas de atendimento

Existe uma extensa variedade de pequenas dicas que podem reforçar uma boa política de comunicação, tornando o atendimento ainda mais agradável ao consumidor.

  • Sempre cumprimentar os clientes;
  • Evitar deixar as pessoas esperando (no caso de filas de entrada, agradecer pela espera e se mostrar solícito a tornar a experiência do almoço ou jantar especial);
  • Evitar falas em tom de imposição aos clientes, ao invés de “sente-se aqui”, abordá-lo com “gostariam dessa mesa?”; 
  • Em casos de erros de pedido, assumir as falhas e resolver o mais rápido possível;
  • Se o cliente tiver dúvidas em relação ao cardápio, certifique-se de entender o que ele quer e seja paciente para explicar detalhadamente o que for necessário;
  • E, por fim, para o chefe é importante manter a motivação da equipe para evitar rotatividade de funcionários. Além disso, funcionários motivados é algo notável ao cliente que se sente mais bem acolhido no local.

Quais os pilares da gentileza e simpatia para a equipe de atendimento? 

  • O clichê sorriso no rosto;
  • Usar as expressões: com licença, por favor e obrigado;
  • Ouvir atentamente as solicitações das mesas;

Use a tecnologia a favor de seu estabelecimento

A tecnologia proporciona muitos benefícios nos mais diversos campos e chegou para facilitar também a vida de donos de restaurantes e funcionários. O cardápio digital é a última tecnologia e já é utilizado em diversos locais do Brasil, investir nele certamente irá melhorar o atendimento geral e dar mais agilidade à equipe.

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Resolvendo problemas no seu bar ou restaurante

Quando o assunto é um bom atendimento, a prioridade deve ser ensinar a equipe de atendimento a como lidar com clientes difíceis e resolver problemas. Se eles tiverem que recorrer a seus superiores sempre que algo acontecer, toda a comunicação pode ficar comprometida e cansativa. Portanto, é fundamental se certificar de que todos sejam bem educados e entendam como manter a calma, o tom e a gentileza ao responder aos clientes. Se houver uma pergunta que o garçom não possa responder, ele deve ser instruído a encaminhar o cliente à pessoa apropriada que cuidará da situação. Os consumidores gostam da praticidade, então, para um negócio de sucesso, a resolução de problemas deve ser um dos pilares mais bem cuidados na sua empresa.

Padronize o atendimento

Cada um tem seu próprio estilo e personalidade, mas toda equipe deve sempre manter um mesmo padrão de atendimento. Observe o público em seu restaurante e considere a melhor estratégia a ser aplicada, mas certifique-se de que todos a sigam. Isso significa que os funcionários devem abordar os clientes da mesma forma. 

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Uma boa técnica é seguir a seguinte linha de atendimento: dar as boas-vindas a todos com um sorriso, sugerir um lugar para se sentar, fornecer um cardápio e perguntar se eles querem um pouco de água ou aperitivos enquanto avaliam o pedido.

Considere todo feedback do cliente, inclusive as críticas 

De todos os tópicos anteriores discutidos até o momento, é possível visualizar seus resultados por meio de algumas pesquisas de satisfação. Fale com os clientes no restaurante através de menus digitais ou redes sociais. O investimento em como atender corretamente os consumidores certamente se refletirá positivamente nessas pesquisas. Aliás, esta também pode ser uma oportunidade para coletar possíveis reclamações e planejar o próximo treinamento a fim de resolver os problemas apontados.

Estruture seu próprio treinamento

Ao assumir um bar ou restaurante, um bom gestor deve fazer algumas demonstrações de atendimento ao cliente. Conforme alertamos ao longo do texto, é muito importante que a equipe entenda o que precisa ser feito e como deve ser colocado em prática. A cada treinamento os profissionais poderão perceber alguns pequenos detalhes, como o tom utilizado e o comportamento físico correto. Isso é essencial para melhorar o serviço do seu restaurante.

Em geral, o foco das reuniões de treinamento devem contemplar o conhecimento sobre o menu, questões de limpeza e manutenção de utensílios, fluxo entre cozinha e salão, recepção ao cliente, recebimento de pedidos e fechamentos de contas, como servir pratos específicos e bebidas e, claro, as regras do restaurante.

Disponibilize diferentes caminhos de contato com o público

Além do telefone fixo, atualmente, é essencial disponibilizar um contato de WhatsApp, e-mail e sempre responder a mensagens e comentários nas redes sociais do bar ou restaurante. Essa prática demonstra um carinho e cuidado com a clientela.

Invista em diferentes formas de pagamento

Por último, mas não menos importante, todo bar e restaurante deve oferecer mais de uma possibilidade de pagamento. Atualmente, muitos estão optando por incluir o Pix além dos cartões de débito, crédito e dinheiro físico.

Gorjeta e taxa de serviço em bares e restaurantes

Seguindo essa e todas as dicas acima, o local apresenta um atendimento exemplar, aumentando cada vez o número de procura por seus serviços. E, consequentemente, aumentando o lucro do estabelecimento!

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